A Revista Exame que acabou de chegar nas bancas traz reportagem sobre a Audi no Brasil. A matéria comenta sobre o aparente descaso da matriz alemã com a operação aqui desde a saída da família Senna do comando da operação comercial, em 2003.
Desde então, a marca só perde mercado no país e já foi ultrapassada por BMW e Mercedes-Benz. Claro que o fato de A3 nacional ter deixado o mercado influenciou nos números, mas a situação da Audi já foi melhor.
O marketing da empresa, que era inovador na época dos Senna, agora comete erros atrás de erros. O último deles foi a ausência inexplicável do Salão do Automóvel. Em vez disso, a empresa promoveu um evento para comemorar os 15 anos no subsolo da Bienal, em São Paulo. Isso porque dias antes o palco para a festa era outro e foi mudado em cima da hora.
Emquanto mais de 600 mil pessoas viram os carros da concorrência no Anhembi, apenas 7 mil testemunhas foram ver o o novo A4 e o concept A1.
Para piorar, a Audi está sem presidente desde setembro, quando Andreas Deges deixou o cargo. Uma pena já que a marca tem uma linha de produtos muito boa hoje que não estão sendo promovidos como merecem.
Não é só a Chrysler que vacila no Brasil…
A Audi tem excelentes produtos, principalmente se formos analisar design, tecnologia e desempenho. O pecado da empresa na Brasil é preço elevado, não que os carros da marca devam ser "baratos", mas atualmente eles estão mais caros que modelos da BMW e da Mercedes que são marcas mais consideradas perante o público alvo que pode pagar pelos modelos. Acredito que se os modelos da Audi fossem vendidos por valores menores que seus respectivos concorrentes da Mercedes e da BMW ela voltaria ser ser sucesso no país.
Um Audi R8 custando R$ 700.000,00 e tendo "apenas" 420 cv é exagero. Tudo bem que o carro é belíssimo, parece até que veio do futuro, mais quem tem esse dinheiro compra carros mais potentes ou coloca mais alguns "trocados" e pega uma Ferrari ou uma Lamborghini. Por aí já se vê a política equivocada de preços da Audi no Brasil.
Audi A4 3.2 = 230 mil
Volvo S80 3.2 (25 cm maior, um segmento acima, com muito mais espaço e equipamentos de segurança) = 199 mil
Olá Elizeu – quase todos os carros da Audi estão nessa situação. Veja por exemplo o S30, que é um excelente carro, não perde para o A3 em nada, e custa metade!! O A3 até concorre com o Focus, chega a ser ridículo como é caro. Tanto a VW quanto a Audi deveriam aprender as lições de sua compatriota Porsche, deixarem de ser arrogantes ou irão cair do cavalo.
Ah, desculpe – me refiro ao C30, e não S30.
Acho que a Audi está seguindo os mesmos passos da falecida Chrysler: descaso com o consumidor brasileiro. A política da VW/Audi é realmente decepcionante. Há poucos anos atrás conseguíamos comprar um A3 top de linha nacional na faixa de R$ 100.000,00. Com a infeliz idéia de não produzirem mais o A3 aqui no país, para se ter um A3 top é preciso desembolsar pelo menos R$ 145.000,00. É certo que o carro é importado e daí esse valor maior, mas a Audi poderia ter evitado isso mantendo a produção do carro em São José dos Pinhais. E o pior de tudo é a VW inventar um Golf geração 4 e meio com aquela frente ridícula que só existe em nosso país! O melhor de tudo é que aos poucos, nós, consumidores, estamos aprendendo a separar as coisas. Não comprem Audi até os preços baixarem ou os carros passarem a ser produzidos novamente em nosso país. O mais interessante é que os vendedores da Audi parecem ter uma estorinha bem ensaiada quando se discute o valor dos carros, sempre usam o mesmo discurso: "para esse tipo de carro não existe crise ou se pergunta preço". Que belo absurdo!
Está na hora das montadoras respeitarem o nosso mercado de automóveis. Já perceberam que na Argentina, país que não vende sequer um quarto do que vendemos aqui está sempre recebendo novidades para produzir no país, exemplo: Novo Focus, Citroen C4 Hatch, etc. Em relação ao não comparecimento da Audi ao Salão do Automóvel 2008 acho que foi por vergonha pela maneira que vem tratando o consumidor desta país! Acorda Audi!
BMW neles!!!
pois é, John. se você pega a declaração do diretor financeiro da Audi, citado pela Exame, ele tá dizendo basicamente que prefere vender menos, e vendendo gato por lebre. só não digo que está conseguindo porque atualmente a marca deve vender ainda menos do que ele quer…
Exemplo de falta de visão de futuro e completo desconhecimento dos outros mercados e países.
Lógico que a Audi não é uma empresa que esteja com a corda no pescoço como as americanas.
A Audi vende muito bem obrigado no mercado europeu, mas ela poderia ganhar muito no mercado brasileiro, principalmente com a reputação que, principalmente o A3, conseguiu angariar em nosso país.
Mas, infelizmente, os executivos dessas empresas precisam conhecer mais de geografia, pois ainda pensam que no Brasil tem cobra e jacaré andando em São Paulo. Que nossa capital é Buenos Aires. Que nós andamos pelados e moramos em tribos, e dormimos em malocas.
Desconhecem por completo nossa economia e nossa capacidade de superar as dificuldades e governos desastrosos.