Uma das poucas revistas ocidentais a testar o Nano, o carro barato da Tata, a inglesa Auto Express gostou do que viu. A publicação avaliou o carro mais barato do mundo na Índia e elogiou o espaço interno, as respostas do motorzinho em curtas acelerações e até mesmo do acabamento.
Interessante que, mesmo acostumados a modelos bem mais sofisticados, os ingleses foram bem sensatos ao julgar o carrinho indiano. Disseram que a direção, mesmo sem assistência, é leve, e o bom diâmetro de giro (de apenas 8 m) facilita manobras. Claro, há pontos críticos: a carroceria inclina muito nas curvas – não havia como não ser, com entre-eixos curto e pneus aro 12 – e o motor vibra muito, apesar de ter sido trabalhado pelos engenheiros da Tata.
A aceleração do carro é, realmente, assutadoramente lenta: 0 a 100 km/h em mais de 30 segundos – os piores populares brasileiros conseguem fazer isso em menos de 20 segundos. Mas para o uso urbano, as duas primeiras marchas bem curtas levam o Nano de 0 a 40 km/h em razoáveis 10 segundos.
A conlusão foi que o Nano é básico, mas de acordo com o preço, o que no Brasil seria uma fábula, acostumados que estamos a pagar caro por pouco. E a Auto Express vê potencial na plataforma já que ela comporta versões bem mais equipadas tornando o Nano um carro urbano para qualquer mercado.