A Renault confirmou que o Clio Sedan deixará de ser produzido em 2009. Para seu lugar, a marca francesa lançará o Symbol, sedã que também é chamado de Thalia. Maior e mais sofisticado, o modelo será fabricado na Argentina e chega ao mercado brasileiro em março.
E ele causará uma certa confusão nos clientes da Renault já que é menor que o Logan, mas bem melhor acabado, aparentemente. Custará, portanto, mais e brigará com modelos como o Voyage top de linha e o City, da Honda, que também virá em 2009.
A Renault argentina também assumiu a fabricação total do Clio hatch, que era realizada no Brasil, a fim de dar espaço para outros modelos na planta de São José dos Pinhais.
lindo o carro.
Marina
Que confusão. O Symbol parece sedan do Sandero que é hatch do Logan.
Minha modesta opinião? Não vai pegar. O Megane é bem mais bonito e não pegou.
Uma dica pra quem quer economizar com Gasolina, Álcool, Diesel ou GNV em 2009:
http://www.porlitro.com.br
No porlitro.com.br você encontra os Postos com o COMBUSTÍVEL MAIS BARATO de sua cidade.
Que carro feio …….
Mais um feiomóvel da renault.
As linhas da frente não casam com as das laterais e estas não casam com as da traseira.
É muita adaptação para disfarçar o clio.
Reparem na altura dos vidros laterais versus a do parabrisas. E a vigia lateral traseira posicionada na coluna "C"?!!!
Vai conseguir a proesa de vender menos que o Linea!
Caro rr09, não consigo entender como é possível fabricar um carro tão feio. Isso me lembra a época da guerra fria, quando os países da "cortina de ferro" consumiam o que havia disponível… como o trabant, por exemplo. Eu já fui fã de muitos desenhos inovadores da Renault, mas ultimamente – o próprio Megane novo, que é um carro interessante, deixa essa sensação de "quase conseguiram" – falta alguma coisa, aquele toque de esportividade, qualidade e solidez que é tão fácil encontrar em muitos carros alemães e americanos, por exemplo. Por dentro a palavra de ordem é plástico para todo lado – até aonde você nem imaginava possível… Qual a diferença de custo no total do desenvolvimento de um carro, para entregar um desenho minimamente agradável? É uma pena, a Renault poderia mudar muito sua imagem e em alguns anos participar mais ativamente do mercado americano – desse jeito não vai estar lá nunca . Se houver o fortalecimento da Nissan nos EUA, a Renault internacionalmente irá virar marca de carros baratos e inferiores para o 3o mundo. E 4o, 5o ……
Conseguiram fazer um carro mais feio que o Clio Sedan. Sem chance…
De facto na minha opinião a Renault tem tido o dom de lançar carros cada vez mais feios, qualquer que seja a zona do globo. Aqui na Europa não há um único modelo que me desperte o mínimo interesse. Twingo, Modus, Mégane, Laguna, Vel Satis e Koleos são, a meu ver, simplesmente feios. Os que ainda se safam são o Clio (mas lá está, envelheceu muito depressa em termos estéticos), as versões do antigo Mégane que ainda estão em comercialização, o Espace e o Laguna Coupé. Não digo que não sejam bons, porque até são, mas numa altura em que cada vez mais a primeira aproximação de um veículo se faz pelo conteúdo estético, a decisão estilística da marca pode ser arriscada.
O Symbol é simplesmente horroroso onde nada casa com nada. Se já concordava com o pessoal que dizia que o 207 brasileiro é um Frankenstein, o novo Symbol entrou para o mesmo clube. Pelo menos o Linea tem a virtude de ser um projecto novo em termos estéticos.
Jonh e Luis.
É uma pena, pois a Renault possui na Europa uma linha de produtos onde muitos possuem 5 estrelas na EURONCAP.
Para nós Brasileiros, só são destinados os produtos defasados e/ou adaptações de modelos inferiores para parecerem superiores.
Logan e Sandero, nem Renault são na Europa, são Dacia. O Sandero, "desenvolvido no Brasil" sobre a base do Dacia Logan, com air bags como ítens de série (entre outros ítens que aqui somente como opcionais) tirou apenas 03 estrelas na EURONCAP.
O Symbol, que é uma adaptação do Clio, resgata a histórica feiura do Clio Sedan (falecido que não deixou saudades) onde a frente não casa com as laterias e com a traseira.
Prestem atenção na grade retangular, pois observo que esta deve ser tendência na linha, já observada em outros produtos Europeus.
Para fechar a tampa, o Symbol nem será fabricado no Brasil, será um "hecho en Argentina". Isto reforça a tendência que observo de que no Brasil só se fabrica pés de boi (especialista nisto), enquanto que produtos mais bem elaborados são fabricados no Mexico e/ou Argentina.
Isto não me deixa boas perspectivas quanto à melhora na qualidade dos produtos feitos no Brasil.
Já falaram tudo. O carro é horroroso e é mais um "fruto" da plataforma ultrapassada do Logan.
Esses comentários acima realmente são de pessoas das 04 mais ou são muito amargas ou nunca andaram em um carro da renault,sinceramente vai andar de golzinho , que carrão , ou palio que conforto ,ka que espaço,classique que modernidade vai fazer outra coisa na vida procure um emprego dígno ,só cai em cima da renalt seus camuflados.
Herculano, em parte concordo com voce. Estou no meu terceiro Renault (dois Clio e um Logan). De fato não são os carros mais bonitos do mercado. Mas nunca tive problemas com eles. São bem acabados, economicos, confortaveis confiaveis e, principalmente, feios. Mas, quando se gosta, quem se importa?
Herculano, de doze comentários, não lí nenhum dizendo que os renault não são bons carros, pelo contrário, houve até elogio pelos vários modelos europeus com classificação máxima em segurança.
……………Mas que este symbol é feio, é feio mesmo!!! E não é o único feiozão da linha!!! (longe de ser o único) E o pior, é uma camuflagem de clio hatch para países "emergentes" (subentenda para a ralé!).
Fique torcendo pela renault e seja feliz!!!
Agora, faça seu comentário focando na matéria e no produto. Não tente demerecer as outras pessoas e suas opiniões, pois você pode ser alvo do seu próprio veneno.
É UMA PENA A RENAULT COMO TAMBEM A PEUGEOT, NAO ACOMPANHAREM A TENDENCIA EUROPEIA, E MOSTRAR OS VERDADEIROS CARROS QUE CIRCULAM NOS PAISES DO 1° MUNDO. O CLIO NA EUROPA TEM FRENTE DO MEGANE, NAO TEM NADA A VER COM O NOSSO AQUI NO BRASIL.
INFELIZMENTE ENQUANTO HOUVER PROCURA EXISTE OFERTA.
Com certeza não é sex symbol – deve ser feio-symbol!! 😀 (apenas para destacar que o carro além de feio de doer tem nome ridículo – será que consultam o Ghosn para dar nomes como Tiida, Livina, Symbol??… quanta inovação!).
>Chrysler: Renault, como você faz para vender carros tão feios?
>Renault (imaginem a voz do sr. Nissan/Renault): Ah, fácil – colocamos nomes mais feios e ninguém liga para a feiúra dos carros!
>Chrysler – puxa, então é fácil – vamos chamar nosso Tiida de Trazo! Para lembrar o Taz do desenho, não deve haver nada mais feio que o diabo da Tazmania!!
>Renault: ótima escolha – gostaria de uma sugestão para um novo carro…
>Chrysler (já sem idéias) – puxa, quem sabe se vocês usarem uma imagem como nome, aí ninguém irá chamar o carro e não ficarão sabendo que é feio, algo como um SYMBOL..
>Renault:puxa, excelente – symbol, esse é o nome……
O carro não é realmente bonito, porém falo por experiência. Já tive carros da VW, Ford, GM e Fiat, mas os melhores carros que já tive e dirigi, foram da Renailt. Concardo que não são carros bonitos, mas são bem acabados, econômicos, confortáveis e confiáveis.
O que? o caro não é lindo?
Qual feito no brasil que é?
lém de lindo concerte é confortável, estou no meu 5º renault.
Essa história que VW era melhor acnteceu no tempo em que meu avo(im memorium) inha seu fusca e dificuldades finaceiras poi se ele estragasse era alicate e arame.
Só fala mal darenault quem nubca teve
O carro é muito bonito.Pode agradar, mas as vendas deverão estar diretamente relacionadas ao preço. Se muito caro, não pega. Temos vários sedãs com preço bem acessível.
É fácil falar mal daquilo que não temos, comprei um clio sedan em 2004 e estou só esperando o symbol para trocar o meu clio, quando se tem um renault nunca mais queremos ´´carrinhos´´ como gm, vw, fiat etc.
Tenho certeza que vcs que falam da renault é pq nunca tiveram um.
Estou comprando um Symbol, pois tenho um Megane 2008 – 2.0 16 v, é um Clio Campus, se o Symbol for igual ao Clio será um bom carro, pois o meu Campus, não deixa a desejar, em economia, somente os preços de manutenção são um problema, caros demais. So que Megane 2.0 sem ser flex, não e fácil, vamos ver com o Symbol, se for igual ao Clio, parabens.
Dirija um gol depois, dirija um corsa, um siena e depois um Renault, a diferença é muito grande, a renault ganha disparado.
Tenho um logan a um ano e meio até agora não deu um defeito!
uma cunhada comprou um gol e outra um corsa, os dois já deram vários problemas, além do mais, são muito barulhentos.
Com relação a feiura, acho que hoje todos os carros são muito parecidos, o novo gol parece com o palio, o thalia parece com o fiesta sedam ou o focus. Na minha opinião está faltando mais criatividade nas várias montadoras.
Concordo com o colega acima, "não troco meu renault por nenhum golzinho, fiatzinho ou corsinha".
"Só quem tem um renault sabe como o carro é bom" Vale a "feiura" x benefício.
Se o clio fosse um carro importado da europa principalmente na versão
previlege teria muito empresário com um na garagem, mas como é fabricado aqui se torna um carro feio e despresivel.
Tão feio e sem graça esteticamente quanto o Clio. Que ao menos seja melhor tecnicamente e em desempenho.
Eu tive um corsa por 3 anos , todos os anos eu visitava a GM. comprei um clio sd tenho a 4 anos só ando e abasteço, schou de carro. Vou comprar um SYMBOL.
Carrão, mesmo, da Renault, é aquele Clio Sport V6. Tá loco, mano. Um torpedo indomável. Dá quase 300 km/h. Ah se viesse pro Brasil aquela usina mecânica.
O SYMBOL 2010 APOSENTA O CLIO SEDAN.
E CHEGA PARA FICAR NO LUGAR DO MÉGANE E O LOGAN.
teto muito alto para o tamanho do aro
que cisinha mais feia
eu achei o carro interessante, eu nao compraria um voyage ou um fiesta sedan no lugar do symbol, o interior é top de linha, com equipamentos de seguranca que os outros nao tem. eu tenho um clio e nao troco por nenhum outro. voces estao olhando a estetica mas nao olam o motor ou acabamento interno.
THIAGO : E VOCE NAO ESTA OLHANDO QUE A PLATAFORMA DE ESTE CARRO TEM 13 ANOS.
Os dois Renaults que acho muito bonitos são o Megane Grantour e o Gran Scenic (principalmente o painel).
O Clio até que é bonitinho. Mas como perdeu o motor 1.6 16v, seu maior atrativo, perdeu também a graça… Se ao invés de colocar o Sandero (ao meu ver, o carro mais sem-graça da linha) trouxessem o Clio III…
Quanto ao Logan, pode até ser feio, mas cumpre com louvor a proposta de ser um carro barato, espaçoso e confortável…
rapaz, time q ta ganhando nao se deve mecher…qual o problema d ja ter 13 anos???
mais uma perg, vcs ja andaram em um clio 1.6??? ou algum carro da renault p falar essas coisas???
o carro é excelente, so to esperando chegar o clio 3 p trocar
outra coisa, minha mae ta c um corsa, e c 5 mil km ja teve d trocar a bobina de ignicao…e eu ja estou c meu renault a 3 anos e so faco a revisao e ponho a gasolina ou alcool, nd a mais…voces precisam d ler mais sobre o clio…qualquer coisa entrem no orkut e olhem a comunidade do clio e olhem se alguem reclama…ok??? ai depois venham falar mal…
Tipo, isso de "tantos anos" do projeto num reflete na presteza do carro, tem mt coisa "nova" por aki q não chega aos pés do clio 1.6 16V q eu ando, isso sem contar q esses carros NÃO tem ABS ou AIR BAG nem se vc quisser pagar por isso! Eh um excelente carro e ainda deixo mt motorzinho 2.0 pra traz e com ecônomia! (tirando a manutenção q eh um pouco mais cara.)
Exemplo q pode se dizer clássico de projeto: GS 500. O projeto da moto eh da data de 1989, nem por isso eh uma moto ruim.. Pelo contrario, eh muito boa e ainda continua em linha!!
Falou.
Thiago o problema e mesmo que usar uma Pc com un Pentium 1, o ter cassetes para musica , e nao falar da seguridad, mais pra voce nada acontece en 13 anos.
Opiniões ridículas… estão comparando mercados completamente diferentes ( Brasileiro e Europeu ) caso o clio III chegue ao nosso mercado, será no mínimo MUITO CARO, pela carga tributária brasileira, por enquanto, este é um dos melhores sedans compactos que temos aqui, só dá para comparar com carros de um segmento acima ( sedan médio ), pois torna-se impossível comparar com voyage ( minúsculo ), Fiesta ( ultrapassado ), corsa ( mais ultrapassado ainda ), siena ( motor fraco e espaço interno horrivel ), o único que daria uma boa comparação é o polo sedan ( Muito caro )… Pelo que nosso mercado oferece. este é o melhor custo x benefício possível. A versão Privilege tem TUDO, menos o ABS de série ( R$ 1500,00 a mais ), lembrando que até o Voyage completo fica R$ 54.000,00 ( Pego um vectra com esse R$ )… Enfim, sempre leitores sonhadores de blog achando que os carros europeus chegarão aqui a preços semelhantes aos de lá… Aprendam a fazer comparações primeiro para depois escrever algo, antes que digam, estou desmerecendo mesmo a opinião da maioria, pois esta não merece nada além disso, opiniões sem fundamentos que só refletem o nível cultural do país.
Atenciosamente.
Abraço aos leitores de bom senso do blog.
O assunto aqui eh carro ou PCs?? Em momento algum eu disse q não acontece nada em 1 ou 13 anos, mas concordo com oq o Thiago (o meu eh sem H), time q esta ganhando não se mexe!
Oq mais vc acha ruim além da idade do projeto? Pois isso não serve como argumento, pois se não o carro não estaria, ate entao, em produção.
Mt superficial sua opnião.
Vamos ser imparciais! Tem pessoas que nao gostam da montadora Renault e pronto, nao importa oq a montadora faça.
Tem outras pessoas q nunca tiveram mais de um carro e nunca se preocuparam com seguro, pecas e revisáo, ora, esses nao podem nem opinar pq nao sabem de nada mesmo, so houvem alguem falar e ainda assim muito mal!
A Renault tras item em seus carros, que muito carro Brasileiro médio e ate de luxo nao tem de serie e ate como Opcional!!!!!… Airbag, freios ABS, Computardo de bordo, sensor de chuva e estacionamento e 3 ANOS DE GARANTIA.
Ninguem da fiat, GM, Ford ou VW oferece isso a menos q vc pague MUITO MAIS ou mesmo q vc queira pagar eles nao tem! ou estou errado?
pc??? pow, hernan, q argumento foi esse? a plataforma é apenas para rigidez e fixacao do carro…é uma peca de ferro qu nao precisa de modificar… o pentium 1 ou 4 ou 1000 é o que faz o computador rodar, ou seja, o motor dele, entao para comparar deveria falar do motor do carro. oq por sinal é excelente…
alias, minha pergunta final, QUAL DE VOCES QUE NAO GOSTAM DA RENAULT JA ANDARAM OU JA TIVERAM ALGUM??? pq se a respota for q nao teve entao é melhor ignorar…
bla bla entao ae p vcs q falam besteira
Tenho um Symbol 1.6 16v. Ele é meu 3º Renault. Foi adquirido a 1 mês e vem se comportando muito bem. Correspondeu às minhas expectativas pelo conforto, sofisticação, muita força e economia. É um carro para quem NASCEU E CRESCEU NA CIDADE, para 'cabôcos' tem uns golzinhos ai…. Ja viu pobre quando pega em dinheiro? …compra um gol!!! O Clio, meu carro antecessor, foi vendido com 175mil km rodados, e so precisei mudar a bomda de gasolina, a correia (claro!) e os tensores, mais recentemente. Estava também com uma batida na caixa de direção… SOMENTE!!! Muito pouco em comparação ao "Vermelhinho" (GOL) de minha esposa, que aos 80 mil apresentou probelmas mais graves e CAROS. O Symbol é a lacuna entre o Clio Sedan/Logan e o Mégane, definitivamente a melhor opção para quem quer um excelente carro e não quer gastar muito.
É agora vamos ver as outras motadoras terão de ter em seus carros airbag,assim elas terão de aumentar os preços dos seus carros ,entrei no sait da webmotor para procurar carros com airbag com preço até R$30.000,00,vw ,fiat,gm,nenhum , ford dois fiesta,agora as outras nos respeita ,toyota ,honda renault,….,não entendo o porque, o que adiante ter um carro bonito a moda brasileira cheia de plástico,se ele não guarda a sua vida .pense nisso antes de comprar um carro.
Acho que não tenho a mesma capacidade avaliativa dos superentendidos que criticaram o clio, por isso vou deixar meu testemunho, somente. Tive um gol que quando começou a apresentar problemas me custou os solhos da cara e vieram como bananas: no cacho. O carro não possuia conforto algum então comprei um clio sedan 1.0. Juro por deus que se a renault não tivesse tirado o carro de linha eu comprava outro. É confortável, seguro silencioso, e economico (14 KM por litro de Gás e 11 de alcool). TUdo o que eu quero. Já o tenho Há dois anos o a única vez que me deu problema foi quando botaram alcool aduterado e só.
O Symbol é um Clio de "roupa" nova, e mais bonita. Portanto, deve continuar com as mesmas características que já faziam do injustiçado Clio, o melhor sedãzinho do Brasil, pelo menos em suas versões Expression e Privilège, mas creio que até a Autentique ganhasse dos concorrentes, na faixa de "entrada". O Symbol só tem Expression e Privilège, então, é barbada, não tem para a concorrência. Só espero que não seja injustiçado, também. Se a grande crítica ao Clio era o design, acho que o problema está resolvido. Se ainda não estiverem satisfeitos, então levem um lindo Siena pelo mesmo preço e muito menos equipamentos, ou um lindo Voyage bem mais caro, e com muito menos equipamentos.
Já tive alguns carros da Volks, da Ford, e por último comprei um Clio Sedan Privilege 1.6 ano 2006. Não consigo entender como o povo brasileiro consegue gostar tanto de andar em carroças como as que nos empurram a Volks, a Ford, a Fiat e etc. Foi a melhor compra que fiz em matéria de carro até hoje. O Clio tem tudo que um super-luxo das outras montadoras me dariam, por um custo perfeitamente acessível para o meu bolso.Fiz algumas viagens no carro com a minha família e não tive nenhuma saudade dos carros que possuí antes.Como não compro carro para revender, e sim para o meu uso pessoal e da família, visando sempre o conforto e a segurança, não hesito em indicar o Clio Sedan, seja ele 1.0 ou 1.6 a quem quer um carro de estilo sóbrio e ótimo, que por ser taxado de "feio" (gosto e bunda cada um tem um), não desperta a atenção de ladrões dos "carroções" caríssimos e bonitos que desfilam por aí.Com toda a certeza, estarei trocando o meu Clio por um 2009 ainda este ano.
Li a matéria sobre o simbol e gostei, principalmente na versão privilége, que oferece até ar digital. O carro é completo, em todos os aspectos. Neste segmento são poucos fabricantes que oferece um carro tão completo. Quanto à feiura e a qualidade do carro, não dá para comparar com os europeus. Lá o gosto é outro e o nível de exigência tb. O q posso dizer que para o mercado brasileiro ele parece bem competitivo. Vou a concessionária para avaliar o carro melhor e ter um julgamento mais objetivo do que vc tão chamando de "bicho feio". Se eu gostar, desisterei de comprar o Linea, mas com certeza não dá para comparar com pálio, corsa, fiesta, ka e outros com preços parecidos. A maioria, pé duro.
adorei o carro vou comprar um ,um carro bem lindo e tem todo o comforto.
Pessoal, após ler varias materias e diversos comparativos, fui numa revenda renault fazer um test drive no symbol. Fiz no symbol privilege 1.6 16v, tudo de bom. Confortavel, silencioso, acabamento interno bonito e muito gostoso de se dirigir. Falando em custo-beneficio, a garantia total de 3 anos e as revisoes programadas com valores baixos tornam ainda mais atrativo o carro. Os air-bags como sao itens de segurança, favorecem no preço do seguro. Bem, nao resisti e comprei a criança.
Gente! O SYMBOL é lindo! Dá um show nos outros sedan! Principalmente no Voyage!
Comprei um da concessionária DR Sul de Bento Gonçalves – RS com prazo de entrega combinado de 40 dias, já se passaram 50 e nada de ver o carro e nem mesmo de definição de entrega ou qualquer outra satisfação. Falta de respeito aos clientes que reconhecem a qualidade dos veículos da marca mas que acabam insatisfeitos por um atendimento sem qualidade.
Amigos, comprei un Symbol Luxo faz un mes en Bs Aires . Estoy muito conforme con u seu rendimento. O motor K4m muito eficaz.
O Carro es muy estable y tein elementos de confort e securanÇa muito bon.
Após fazer um teste drive com o Polo, Voyage, Siena e Symbol, optei por esse da Reanult. COMPREI. O carro é ótimo: vem com todos os itens de série, mesmo na opção básica: airbag, ar cond, comando do radio na coluna de direção, DH, etc etc. A dirigibilidade, então, é ótima. Não ligo para essa história de design, carro precisa ser confortável, seguro e, (mesmo com motor 1.6, anda bem) andar muuuito bem.
Quem entra na linha Renault não sente sudades de Fiat e VW.
Comprei o Symbol há 02 meses, e estou muito feliz com essa compra, pois, o SYMBOL é o veículo que eu estava procurando. É um veículo confortável; motor 1.6, 8 válvulas; econômico, e o mais importante é que vem com airbag, e os outros veículos sedans não vem. E o mais básico vem com ar condicionado, travas elétricas, vidro elétrico, direção hidráulica. E o preço, é o mais barato da categoria sedans, e os outros não tem airbag, hein. Hoje, comprei o segundo Symbol.