A Renault está lançando esta semana o Symbol, sedã compacto premium que substitui o Clio Sedan e é fabricado na unidade argentina da marca. O modelo terá duas versões de acabamento, Expression e Privilège, que custarão R$ 41 190 e R$ 44 490, respectivamente. Ambos são equipados com motor 1.6 16V, o mesmo que é usado em outros modelos da Renault. De série, o Symbol traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e airbag duplo, já em conformidade com as novas leis.
A marca francesa, na prática, reviveu o próprio Clio Sedan, já que é nítida a semelhança das dimensões do modelo com seu antecessor. O visual foi melhorado, mas o que pouco se vê – a parte mecânica – é praticamente a mesma. Incluem-se aí motor, câmbio e outros itens.
O Symbol, também chamado de Thalia em alguns mercados, é um sedã feito para países em desenvolvimento onde existam clientes dispostos a ter mais que um Logan, mas não podem comprar um Mégane, caso do Brasil. O termo premium tem mais a ver, nesse caso, com um pacote de equipamentos melhor e um veículo cheio de partes cromadas, para passar a impressão de requinte.
Mas o Symbol tem seus atributos. A garantia de 3 anos, como no Logan, induz à resistência do conjunto, o preço é mais em conta que o do Polo Sedan, por exemplo. Mas não espere por um milagre. Nem a própria Renault acredita nisso, tanto assim que prevê vender apenas 700 unidades por mês.