A Renault também entrou para a onda dos câmbios automatizados, como o BlogAuto, já havia adiantado em novembro de 2013, confira aqui, para rivalizar com a Fiat (com o Dualogic, na maioria de seus modelos) e Volkswagen (com o i-Motion, presente apenas nos carros compactos da linha). A transmissão Easy’R foi anunciada na última semana para os modelos Sandero e Logan, como uma opção nas versões Expression e Dynamique, ambas com motor 1.6 8V, com preço sugerido de R$ 2.400.
O câmbio Easy’R dos compactos Renault Sandero e Logan utiliza o sistema eletroeletrônico da alemã ZF e foi desenvolvido ao longo de 3 anos, com mais de um milhão de quilômetros rodados em bancos de ensaios e em testes dinâmicos nos novos Sandero e Logan em três continentes. Assim como os demais, a caixa é baseada em um câmbio manual convencional, com sistema eletrônico que controla a embreagem e faz as trocas automaticamente.
O Easy’R dispõe ainda de troca de marchas de forma manual sequencial, través de toques na alavanca. Há também a possibilidade de dirigir de forma mais econômica ou esportiva automaticamente, pois o sistema se adapta ao modo de dirigir do motorista.
Para facilitar manobras de estacionamento ou em arrancadas em aclives de até 4 graus de inclinação, o sistema dispõe da função Creeping, que faz com que o veículo se mova lentamente bastando tirar o pé do freio com o veículo engatado em primeira marcha ou marcha a ré.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Com o câmbio Easy’R, o Sandero Expression 1.6 8V tem preço sugerido de R$ 43.000 e o Sandero Dynamique sai por R$ 47.180. Já o Logan Expression 1.6 8V será oferecido por R$ 45.490 e o Logan Dynamique por R$ 50.180.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.