Ícone do site BlogAuto

Renault Sandero 2015 perde identidade e fica igual ao Logan

Renault Sandero 2015

Quando o Renault Sandero foi lançado ele surpreendeu o mercado, pois todos esperavam apenas uma versão hatchback do irmão mais velho, o Renault Logan, mas não veio um modelo com design exclusivo e bem melhor, além de uma quase independência, mas agora o Renault Sandero 2015 de torna a versão hatch do sedã recebendo o mesmo facelift que o sedã recebeu no ano passado.

A primeira geração do Sandero, lançada mundialmente no Brasil há sete anos, foi criada levando em conta o gosto e as necessidades do consumidor daqui. Por isso, o desenvolvimento do carro foi realizado por designers e engenheiros sediados no país. O Sandero é daqueles carros que são amados por suas montadoras. Custa pouco para produzir e vende muito.

Renault Sandero 2015

As linhas do Renault Sandero 2015 se igualam ao irmão sedã Logan, perdendo a identidade própria da geração anterior para ser a versão hatch do Logan e segue a nova identidade de design global da marca, criada por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design do Grupo Renault.

O Renault Sandero 2015 conta agora com a nova versão do motor 1.0 16V Hi-Power, que estreou no Clio e é oferecido também no Logan. Com quatro válvulas por cilindro e potência máxima de 80 cv (abastecido com etanol) recebendo nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica os automóveis produzidos no país de acordo com a economia de consumo.

Renault Sandero 2015

Um dos destaques da nova identidade é o grande logo da Renault na parte central da grade frontal, com os frisos cromados que se estendem até os faróis. Na versão Dynamique, a grade inferior tem desenho tipo colmeia e molduras cromadas nos faróis de neblina e com luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores. Lateralmente, a silhueta é marcada pela linha superior contínua que parte do capô, passa pelo para-brisa e segue até a traseira do carro. O design é novo nas lanternas traseiras.

O painel do Renault Sandero 2015 tem design mais moderno e agora é feito de material mais agradável ao tato. O volante de três raios, com empunhadura anatômica, traz a logomarca da Renault cromada no centro. Na versão Dynamique, ele vem com os comandos do piloto automático (limitador e controlador de velocidade).

Renault Sandero 2015

O quadro de instrumentos tem iluminação branca com três mostradores redondos: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente.

O interior do Renault Sandero 2015 pode oferecer de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. As laterais das portas dianteiras e traseiras dispõem de porta-mapas e porta-garrafas – na frente, é possível levar recipientes de até 1,5 litro. O porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. Latas de refrigerante e copos têm espaços específicos no console central, à frente da alavanca do câmbio, e atrás do freio de mão.

Renault Sandero 2015

Uma novidade que aumenta a praticidade é o comando interno de abertura do porta-malas com 320 litros de capacidade com o banco traseiro em posição normal. De série, o Renault Sandero 2015 permite rebater o banco traseiro e a capacidade do porta-malas se eleva até aos 1.196 litros.

O Renault Sandero 2015 conta opcionalmente com o Media NAV 1.2. Com tela touchscreen de sete polegadas integrada ao painel, e dispõe das funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de navegador GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e informações do ar-condicionado automático.

Renault Sandero 2015

A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

Com a conexão Bluetooth, é possível fazer ligações telefônicas para os contatos registrados no celular, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.

Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2 é o GPS. O sistema de navegação tem fácil programação e dispõe de uma ampla relação de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema mostra a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações.

Outros equipamentos oferecidos para o Renault Sandero 2015 incluem o piloto automático (limitador e controlador de velocidade). O limitador evita que o motorista, inadvertidamente, ultrapasse a velocidade máxima permitida na via. Mesmo que o acelerador continue pressionado, o carro não ultrapassa o limite programado pelo condutor.

A nova suspensão foi desenvolvida para proporcionar o máximo de conforto, estabilidade e durabilidade, levando em conta as características de nossas ruas e estradas. A bitola dianteira aumentou 33 mm e a traseira está 25 mm maior. A suspensão dianteira do Renault Sandero 2015 tem estrutura tipo MacPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais – na versão Dynamique, ela é complementada por uma barra estabilizadora. Atrás, o carro utiliza um sistema semi-independente, com barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores verticais, com barra estabilizadora.

Renault Sandero 2015

O Renault Sandero 2015 conta com os obrigatórios airbag para motorista e passageiro da frente. Também é de série o sistema antitravamento ABS, de nona geração, com distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD) e o sistema CAR, que trava automaticamente as portas do veículo quando este alcança 6 km/h.

A assistência da direção também foi aprimorada: o sistema atua com menos intensidade quando o volante é movimentado pouco, para assegurar o controle do carro em altas velocidades. Já em manobras, quando a movimentação do volante é maior, o sistema oferece maior assistência, exigindo menor esforço em manobras e ao estacionar. O diâmetro de giro, de 10,6 metros, que também facilita manobrar em espaços apertados e ao estacionar.

O Renault Sandero 2015 é oferecido com duas opções de motorização: 1.0 litro 16 V Hi-Power e 1.6 litro 8V Hi-Power, O 1.0 litro, que estreou no Clio e também é oferecido no Logan, gera 80 cv utilizando etanol ou 77 cv quando abastecido apenas com gasolina. O torque máximo varia entre 10,2 kgfm (gasolina) a 10,5 kgfm (etanol), atingido a 4.250 rpm. Oferecido para as versões Authentique e Expression. O consumo no ciclo urbano é de 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) e, na estrada, 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).

Renault Sandero 2015

A outra opção de motor é oferecida para as versões Expression e Dynamique. O 1.6 8V Hi-Power gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina. O torque máximo é 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.

O Renault Sandero 2015 é oferecido em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0, Expression 1.6 e Dynamique 1.6. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:

Galeria Renault Sandero 2015

Renault Sandero 2015
Sair da versão mobile