O brasileiro Carlos Ghosn, presidente do grupo Renault-Nissan, está no Brasil esta semana teoricamente de férias. Isso porque o executivo tem participado de eventos como o que aconteceu nesta quarta-feira no Rio e falou sobre as perspectivas do mercado mundial e os planos do grupo em nosso país. Ghosn voltou a dizer que 10% é o mínimo de participação para o 3º maior grupo automobilístico do mundo e que para isso é preciso ter um modelo……compacto.
Ghosn quis dizer o novo projeto da Nissan para a América Latina, que contempla um hatch compacto para brigar com os modelos tradicionais e também com o futuro modelo da Toyota que será feito na nova fábrica, em Sorocaba.
O novo carro faz parte do novo Plano para a região, que será divulgado em breve. Com certeza, o presidente do grupo tem razão em dizer que um compacto é a base para ter essa participação, mas não é só. Carros de qualidade também são um caminho para ganhar mercado, basta ver que a Honda hoje está à frente da Renault mesmo tendo apenas quatro modelos na sua linha, o mais barato deles custando R$ 51 000.
META AMBICIOSA DO CARLOS GOSHN,JÁ QUE NEM A TOYOTA E A HONDA JUNTAS CONSEGUEM 10% DO MERCADO.ACHO DIFÍCIL PARA A NISSAN
Difícil, mas não impossível. Basta preencher as lacunas que as 4 grandes (Ford, GM, VW e Fiat) não vem preenchendo já faz algum tempo. Criar carros com um bom acabamento interno, duráveis e com um design interessante.
O problema é que nem a Nissan nem a Renault são exemplos quando o assunto é design, principalmente agora que a Renault passou a produzir carros da Dacia.
Olha só… o carlos Goshn é a cara do Mr. Bean… e tão engraçado quanto! É uma meta meio ousada, levando em consideração o mix de produtos que a Toyota disponibiliza no mercado atualmente e sua política de preços.
Conquistar 10% do mercado com essa linha da Renault existente hoje é impossível! O design definitivamente não agrada ao brasileiro, e se essa reestruturação for baseada na linha Dacia, pode desistir. Já os modelos da Nissan são mais atraentes, só que ainda em número limitado e desconhecidos do público em geral (talvez novos modelos e uma boa campanha de marketing revertesse essa situação).
Impossível. Só se as outras desistirem de competir. veja o exemplo da Frontier – bonita e com preço competitivo, mas esqueceram que existe a Hilux. A X Terra, a não ser para a PF nunca conseguir vender mais que a morta-viva Blazer.
Como? Com o "symbol"??? Hehe, gostei do "Mr. Bean" – é a cara de um, focinho do outro!! Aliás, vou dizer que sou fã da Nissan, mas a Renault está conseguindo detonar com tudo. A Frontier, hoje, é mais atual e melhor que a Hilux, mas a Renault no Brasil só sabe vender Logan e Sandero, e não adota uma política correta para a Nissan. Com "livina" e "tiida" o barco afunda. Acorda Mr. Bean.
O plano é bom, porem resta saber se a estrutura das concessionarias suporta. Se perdem clientes porque querem economizar em pessoal para atender a NISSAN? Mr Ghosn acorda se não ser ridicularizado!!!
A tarefa das "new comerce" por aqui não é fácil e muito menos de curto prazo, pois envolve sobretudo uma mudança de mentalidade, mais até do que acertar em cheio nos lançamentos. Por aqui VW, GM e Fiat vão continuar vendendo o que lançarem. Por isso, acho uma meta um tanto evasiva, afinal dizer que ambiciona 10% do mercado é fácil, difícil é ter um plano produto certo, com grande apoio de MKT e concecionárias. Há dois anos a PSA divulgou a mesma ambição (10% com Peugeot + Citroen), porém apenar de bons lançamentos da Citroen e um crescimento, o "carro chefe" do grupo (o 206) foi mal substituido (principalmente em termos de MKT) e afundou as pretenções. Não acho que a Renault-Nissan tem produtos fortes para o nosso mercado, apesar de bons em qualidade.