O grupo Renault-Nissan anunciou nesta quinta-feira, 3, um investimento de US$ 750 milhões, que serão aplicados em várias etapas até 2014, que dará o direito à empresa franco-japonesa de controlar a russa Avtovaz, fabricante dos modelos da Lada. Ainda segundo o acordo assinado hoje, o grupo criará uma nova empresa com a sociedade pública russa Russian Technologies, que atualmente detém 36% do capital da Avtovaz.
“O acordo feito mostra um novo passo no processo de colaboração, que contribuirá para a modernização da principal marca de automóveis russa”, disse o diretor-executivo do grupo, Carlos Ghosn.
A Renault aportará 300 milhões de dólares deste investimento e a Nissan os 450 milhões restantes. Isso dará à empresa o direito de 67% das operações da montadora russa. No ano de 2008, a Renault tirou da conta cerca de US$ 1 bilhão para ter o direito de 25% das operações da Avtovaz.
Com esse acordo, a Renault-Nissan pretende ampliar sua participação no mercado russo no ramo de automóveis. Além disso, o grupo quer se posicionar entre os grandes fabricantes de carros mundiais, como a GM, Toyota e Volkswagen. Na Rússia, a Avtovaz tem 33% de participação no mercado automobilístico.
Já sabem quais serão as novidades da Renault pra 2013 no Brasil, né?
Valha-me Deus! Laikas e Samaras de novo, não!
pior Rodrigo, será com motor 1.5 antigo, veio, lá dos anos a guerra fria, painel com um tom mais escuro,rodas de liga, desenho unico no mundo( o pior possivel) e com preços à partir de 48 mil reais e pasmem, com o logo da renault e vendido exclusivamente no Brasil!! e como não há nada tão ruim que possa ser piorado, será líder de vendas em seu segmento!! essa história triste, é de algum modelo fabricad no Brasil?!! alguem sabe?