Durante o test-drive do Logan 2011, tivemos a curiosidade de compará-lo visualmente com a versão antiga. Por sorte, um dos carros usados pelo pessoal que organizava o percurso de avaliação era um Logan “original”. Aproveitamos para colocá-los lado a lado e entender melhor onde e como a Renault mexeu no carro.
A primeira constatação: a marca francesa evitou alterar os encaixes da carroceria. Apesar de não termos conseguido confirmar isso, ficou claro que as novas peças se encaixam nos mesmos moldes do anterior. Ou seja, teoricamente daria para transformar um Logan antigo no novo.
O capô, por exemplo, é idêntico. A mudança foi feita nos faróis que são mais altos e na grade, mas para acomodá-los o para-choque está “começando” mais embaixo. Notem o interior dos faróis. A luz de seta saiu da lateral para ficar ao lado da grade, um desenho, sem dúvida, mais agradável.
O para-choque dianteiro também está mais refinado como dá para notar acima. Antes a peça era muito bojuda e agora o carro “sorri” – a entrada de ar inferior está invertida, mas nossa foto não mostra claramente, infelizmente.
O Logan anterior ainda trazia os retrovisores antigos, menores, outro ponto que melhorou, embora já equipassem os Logans 2010.
Mas a traseira, ao contrário do que se pensa, é que mudou a personalidade do carro, vocês verão nas ruas. A frente está melhor, mas de longe parece o mesmo carro. Atrás o redesenho da tampa do porta-malas deu um ar “notchback” ao sedã.
Vejam como aquele desenho com o vinco em V deu lugar a uma traseira mais ressaltada e com linhas horizontais. Ao vivo lembrou o Voyage. O para-choque, da mesma maneira que na frente, está mais leve e bonito. As lanternas saltadas também reforçam uma impressão mais bem acabada do Renault. Aliás, a versão da foto é a Authentique, cuja tampa não traz a barra cromada na base.
O que ficou um pouco estranho foi o imenso brake-light instalado na parte inferior do vidro, mas no geral o Logan está mais aceitável. Bonito ele não é e nunca será, mas agora não destoa tanto da paisagem.
Numa época em que convivemos com projetos ultrapassados como o Classic, Mille, TR4 e Parati, o Logan pode até não ser um carro desejável, mas respeita muito mais o cliente com ótimo espaço interno, posição de dirigir que obedece as “leis da ergonomia” e uma garantia de 3 anos que deveria ser padrão no segmento.
Realmente, a mudança mais 'radical' foi na grade dianteira, que em sentido, ficou muito linda, mais quem sabe reparar nos carros, vai ver que as mudanças foi grandes.
Fiz uma visita numa concessionária, gostei muito do novo LOGAN 2011, pelo visual, tamanho, opicionais de série, vou fazer um teste drive, estou vem um carro novo nesta categoria para comprar este encabeçou minha lista, gostei muito!
Acabei de comprar um logan 2011 1.6 8v, expression e estou bastante contente com o carro, ele é muito bom de dirigibilidade e faz o que promete, comprei pelo custo beneficio pois minha familia tem 4 pessoas e precisava de um outro carro deste tamanho. Acho um pouco feio mas ficou um feio simpático.
O que adianta um carro ser lindo com porta-malas pequeno,apertado no seu interior,e viver fugindo dos ladroes!!!.No Brasil de hoje, o Logan deveria estar entre os mais vendidos,se os brasileiros ,nao tivessem necessidade de mostrar status.Adoro qdo dizem que ele e feio ,nem ladrao quer roubar.Em 1990,tive um monza zero que era sonho de consumo da classe media.Fui assaltado ,quase morri.Entrei na concessionaria e perguntei :Qual o carro que acham mais feio,a vendedora me vendeu uma Ipanema zero.Fiquei 3 anos com este carro e adorei o sossego.Depois disso mudei e ate hoje ADORO OS CARROS MAIS FEIOS DO BRASIL.
TENHO UM LOGAN E CONFESSO QUE ESTOU MUITO SATISFEITA COM ELE, ANTES DE ADQUIRI-LO ME VIA DENTRO DE UM PRISMA; POREM AO ENTRAR NO LOGAN SENTI MAIS ALTO, PORTA MALA EXCELENTE, CABE DE TUDO UM POUCO E MAIS OUTRO TANTO, ELE ESTÁ COMPLENTANDO 10 MIL KMS RODADINHOS COM MUITA CATEGORIA, SUPER CONFORTÁVEL E ESPAÇOSO PARA TODOS, ESTOU DEIXANDO ESTILOSO. REALMENTE É UM CARRO PARA A CLASSE MÉDIA.