Se você quiser ver um Renault com cara de automóvel global precisará olhar para longe da França. A montadora francesa percebeu que o estilo de seus carros projetados em casa não agrada outros públicos como ela gostaria. Mégane, Laguna, Avantime, Vel Satis não reúnem aquelas características que alemães, americanos, japoneses, italianos e, agora, coreanos, conseguem.
A Peugeot e a Citroën têm design mais aceito em algumas regiões do mundo, mas também não entram em certos mercados. Já a Renault decidiu produzir versões mais aceitáveis na Romênia (Dacia) e na Coreia do Sul, onde é dona da marca Samsung – a de automóveis.
É de lá que vem o nosso futuro Fluence, lá chamado de SM3, e agora o novo sedã de luxo Latitude, versão com cara da Renault do SM5. Como se vê, os coreanos “franceses” têm um paladar muito mais adequado para outros públicos. E Latitude é elegante e lembra uma mistura de Passat com Accord e Cadenza, na nossa opinião.
Aliás, o Latitude tem porte bem parecido com o Honda: 4,89 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,49 m de altura. Ou seja, daria um bom concorrente aqui para não só os japoneses como os norte-americanos Fusion e Malibu e para o 407, da Peugeot, mas a Renault venderá o modelo apenas em países como a Rússia e o México.
Essa decisão pode ser revertida, é claro, basta o Fluence fazer sucesso em 2011. Os franceses ainda tentam entender o gosto do brasileiro em matéria de sedãs.
Não sei pq vejo nesse carro a BMW serie 5 que acabou de sair de linha!
Mas pelo menos ficou melhor que os "verdadeiros" Renault, o empresa para ter sedans feios!
frente de Lexus e traseira de Camry… estaria a Renault querendo entrar nos EUA???
Designer interessante, se for bem acabado pode imcomodar aqui no Brasil.
@Leandro Pi
A Renault já está lá há muito tempo e em boa colocação. Não exatamente como Renault, mas sim como Nissan.
Mas ao bem da verdade, eu não tenho nada contra os carros da Renault, nunca tive um, mas pelo que leio ou ouço a opinião de quem tem a grande falha é por conta da rede de concessionárias e estoque de peças (caras e pouca oferta). Mas isso é comum à muitas outras, né?!
Quanto ao carro: o design agrada, é harmonioso, mas ainda prefiro o Megane europeu ou o Laguna.
Até que enfim eles perceberam que o seu design é uma porcaria.
Francês compra Renault por que eles são metidos à besta e compram seus carros pois se acham melhores que o resto do mundo. Basta ir lá e tentar conversar com qualquer um na rua em inglês. Todos falam mas nem vão te dar atenção. São metidos e esnobes.
Aqui fazem carros de baixo custo e ainda tentam colocar um preço lá nas alturas. Pegaram o antigo Clio e colocaram nova carenagem e o vendem como Symbol. Megane está a deriva esperando substituto, que aliás será um Megane um pouco melhorado no espaço mas os motores serão os mesmos. Ou seja, um carro maior que o MEgane mas com motor 1.6 de 110 ou 115 cv. Liguem o ar condicionado e acomodem 05 pessoas com bagagem e vejam quando fizerem uma viagem. Vcs estarão com um 1.0 na estrada.
Inclusive ferram com sua outra marca que é a Nissan, que pertence ao grupo. Os carros dessa marca japonesa são bem melhores que os franceses mas nem fazem propaganda na mídia. Dá para entender?…Quando vcs viram propaganda do Sentra (só no lançamento mesmo e depois nem se fala mais), Tiida ou Xtrail, ou mesmo Pathfinder?…CadÊ o pessoal do marketing?
Me belisca, que devo estar sonhando!!!
Um Renault (que sempre foram bons carros) bonito!
Se esta boa onda se espalhar pelo restante da linha, vai incomodar muito mais os concorrentes. Chega de Renaults feios, Dacias esquisitos…
O futuro é a Coréia
parece um Nissan ou Infinity com logo tipo da Renault na grade. A traseira lembra tambem o Honda Accord americano. Não é original, não é avançado, mas ficou bom.
Visual global? Me parece mais visual chinês… e de muito mau gosto. Ao menos não colocaram um nome apelativo e ridículo como "SYMBOL"!
Cópia do novo Kia megentis ..