O Kwid E-Tech faz parte de um projeto global com a participação da Renault Latam Engineering e é um produto desenvolvido para dar a mais consumidores brasileiros acesso a um veículo 100% elétrico. A Renault do Brasil quer que a experiência do carro elétrico esteja ainda mais próxima do cliente e, por isso, oferece uma solução para dar ao consumidor tranquilidade para entrar nessa revolução elétrica.
Por isso, o Kwid E-Tech também estará disponível no Renault on Demand, solução de mobilidade inovadora da marca para o mercado brasileiro, que oferece diversos planos de assinatura de longo prazo personalizáveis. Todos os planos incluem serviços de inspeção preventiva, gerenciamento de documentos e taxas relacionadas ao veículo, como IPVA e licença, além de seguro. Com motor elétrico totalmente desenvolvido de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito da cidade. A aceleração de 0 a 50 km/h leva apenas 4,1 segundos. A autonomia é de 298 quilômetros no trânsito urbano, de acordo com a norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro.
Valor mais do que suficiente para uma viagem média de um dia nas grandes cidades. Outra vantagem é a economia por quilômetro rodado, natural para carros elétricos, que também é resultado do peso do Kwid E-Tech de apenas 977 kg. Convertendo para valores: considerando o preço médio da gasolina no Brasil em R$ 6,20 segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o valor médio de 1 kWh em R$ 0,66, o custo por quilômetro rodado pelo Kwid E-Tech é de R$ 0,06. O mesmo quilômetro rodado custa R$ 0,41 em veículo térmico equivalente.
Outro destaque inovador do Kwid E-Tech é a facilidade de recarga da bateria, que tem capacidade de 26,8 kWh e pode ser carregada até mesmo em uma tomada doméstica de 20 amperes aterrada. O Kwid E-Tech é oferecido em versão única e tem preço sugerido de R$ 146.990. O veículo completo conta com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica e demais segurança e conforto assuntos. Há cinco anos, a Renault inovou no segmento de entrada com o lançamento do Kwid, compacto com design de SUV, o maior porta-malas da categoria, baixo consumo de combustível e o único do segmento com quatro airbags de série em todas as versões.
Em janeiro, o Kwid chegou à gama 2023, mantendo todas estas características e com evoluções a nível de design e tecnologia como Daytime Running Lights (DRL) em LED em todas as versões, sistema Start&Stop, Controle de Estabilidade (ESP), Hill Start Assist (HSA), entre outros itens de conforto e segurança.
Alegria da mobilidade elétrica
O motor 100% elétrico de 65 cv é acoplado com uma bateria de 26,8 kWh e oferece uma experiência no veículo que combina conforto e desempenho. E isso é sentido pela resposta rápida, sem ruído e sem necessidade de trocar de marcha. Durante o uso, não há emissão de poluentes ou CO2.
Leve e compacto, o Kwid E-Tech oferece autonomia de 265 km no ciclo combinado e 298 km no ciclo urbano, de acordo com a norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro. O sistema de frenagem regenerativa permanente recupera energia cada vez que o pedal do acelerador é liberado e também ao frear. A vida útil da bateria pode ser melhorada com o modo de direção ECO, que é facilmente ativado com o apertar de um botão no console central. Este modo limita a potência a 33 kW (em vez de 48 kW), a velocidade máxima a 100 km/h e torna a travagem regenerativa mais eficaz.
O Kwid E-Tech é recarregado por meio de um conector localizado atrás da grade frontal, na altura do logotipo. A abertura da estação de carregamento é feita por comando localizado no interior, sob o volante. A recarga pode ser feita usando uma tomada padrão, uma caixa de parede de corrente alternada (CA) de 7 kW e um carregador de corrente contínua (CC). Por exemplo, carregar de 15% a 80% de uma bateria em DC demora 40 minutos, numa Wallbox de 7kW demora 2h54 e numa tomada doméstica de 220 volts demora 8h57.
Enquanto o Kwid E-Tech está carregando, o painel mostra o indicador de carga e também mostra a autonomia disponível em km e o nível de carga atual.
Segurança a bordo
Os recursos de segurança padrão incluem freios ABS com BAS (Brake Assist), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em subidas (HSA), seis airbags (dois frontais, dois laterais) e duas persianas) e pressão dos pneus, etc. Além disso, o Kwid E-Tech vem com AVAS (Audio Vehicle Warning System) que emite um alerta sonoro para pedestres em velocidades de até 30 km/h, que é a velocidade normal em área urbana. Este som é a assinatura exclusiva de todos os modelos elétricos do Grupo Renault.
O visual do Kwid E-Tech
Kwid E-Tech tem a dianteira com uma personalidade forte com capô, para-choques grandes, ao lado de um cluster ótico separado com luzes diurnas de LED (DRL) que se estendem até a grade, fechando o quadro. Como uma marca de veículos elétricos, a grade dianteira do Kwid E-Tech é forte. Moderno, ele também possui uma função de tampa de carregamento que pode ser aberta e acionada por meio do painel interno do lado do motorista.
A traseira é marcada por um para-choque robusto, que inclui elementos como placas antiderrapantes pintadas de prata e refletores integrados. A identidade E-Tech está presente nas linhas laterais e na contracapa com a letra E-TECH Electric.
Espaço a bordo e bem equipado
Com dimensões externas compactas, o Kwid E-Tech oferece quatro assentos para passageiros adultos. Com amplo pé-direito e 100 mm de folga para os joelhos, os bancos traseiros acomodam facilmente grandes estruturas.
O porta-malas tem a melhor capacidade de carga do segmento: 290 litros, tamanho ideal para o segmento. Para maior modularidade, os bancos traseiros podem ser rebatidos, aumentando a capacidade de armazenamento para 1.100 litros. Com painel prateado combinado com acabamento em preto brilhante, a cabine do Kwid E-Tech é eficiente. A alavanca de câmbio é substituída por um botão de controle cromado, fácil de operar em 3 posições: D (condução/avanço), N (direto/intermediário) e R (ré).
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Os recursos padrão incluem direção 100% elétrica com velocidade variável, ar condicionado, travas das portas com botão de pressão, vidros dianteiros e traseiros elétricos, faróis altos, sistema multimídia Media Evolution e espelhos elétricos. O sistema multimídia Media Evolution oferece tela sensível ao toque de 7 polegadas, telas de smartphones compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto e entradas Bluetooth, USB e AUX. O volante possui um botão “push to talk” que ativa comandos de reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e controlar iOS ou Google Assistant no seu smartphone. Ela começa com uma nova cor de carroceria, o Noronha Blue, exclusiva deste modelo, além do Glacier Polar White e Diamond Silver.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.