O Renault Kwid será o próximo lançamento da marca francesa no Brasil. O modelo, que foi apresentado no último Salão de São Paulo, chegará ao mercado para ocupar o espaço deixado pelo velho Clio. E de acordo com uma publicação do portal Argentina Autoblog, a versão nacional do subcompacto será até 140 quilos mais pesado que o modelo indiano.
Este aumento de peso é devido ao uso de reforços estruturais e também de novos equipamentos na gama do Kwid. A variante asiática do hatch decepcionou nos testes de segurança, com apenas uma estrela no modelo com airbag e zero estrela na configuração sem airbag. Ou seja, o modelo é extremamente inseguro. Entre as mudanças, haverá aços de alta resistência em diversos pontos da carroceria.
Além disso, todas as versões do Renault sairão de fábrica equipadas com quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro. Por outro lado, a marca vai deixar para um segundo momento a oferta de itens como controle eletrônico de estabilidade, que será obrigatório em todos os carros à venda no País a partir de 2022.
Mesmo com o aumento de peso, que deve passar dos 840 kg do modelo indiano para cerca de 980 kg, o Renault Kwid não vai decepcionar com a gama de motores. O hatch será equipado com o recém-lançado motor 1.0 litro SCe 12V flex de três cilindros, já usado no Logan e Sandero, com 79 cv com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.300 rpm, e 10,2 e 10,5 kgfm de torque, respectivamente, a 3.500 rpm; associado a um câmbio manual de cinco velocidades.
A versão brasileira do Kwid será mostrada no Salão de Buenos Aires, que acontece em junho. Seu lançamento no mercado nacional está previsto para meados do final deste semestre, com preço inicial de aproximadamente R$ 35 mil.