De olho no futuro, a Renault iniciou sua empreitada no mundo dos automóveis elétricos na Europa. A marca francesa coemçou as vendas do sedã Fluence e também da minivan Kangoo na versão ZE (Zero Emission), equipados com um conjunto de baterias de íon lítio que rendem uma autonomia de até 185 quilômetros que, segundo a Renault, podem ser carregadas em uma tomada residencial em 8 horas.
No Fluence ZE, o foco é no desempenho. A marca afirma que o sedã elétrico sai da imobilidade e atinge os 100 km/h em 13 segundos, com velocidade máxima de 135 km/h. Em comparação, a versão flex do Renault vai de 0 a 100 km/h em 9,9 s e atinge 200 quilômetros por hora, porém, emite poluentes mesmo quando abastecido com etanol.
Já no Kangoo ZE, há um propulsor de 60 cavalos e a carroceria pode ser adaptada para uso familiar ou comercial, retirando os bancos traseiros para maior espaço para carga.
No entanto, mais um modelo elétrico está a caminho. O exótico Twizy – que mistura conceitos de automóvel e motocicleta –, que transporta apenas dois passageiros, é a primeira aposta da marca voltada para a eficiência com mecânica elétrica.
O motor do Renault Twizy gera apenas 20 cv, suficientes para os baixos 450 quilos do modelo. As baterias do veículo rende um alcance de até 100 km na cidade. De acordo com a fabricante, o Twizy deverá ser vendido na Europa a partir de dezembro com preço de 7 mil euros (cerca de R$ 16.850).
O plano ecológico da montadora ainda inclui o pequeno Zoe – que leva quatro pessoas –, previsto para 2012. Apresentado sob forma de conceito, o automóvel tem o mesmo porte do hatch Clio e é equipado com um motor elétrico de 80 cv.
Não só a Europa faz parte da estratégia de carros elétricos da Renault. Outros países como o Brasil estão na mira dos franceses. Porém, a marca não anunciou a data da vinda dos modelos ao País.