De olho no futuro, a Renault iniciou sua empreitada no mundo dos automóveis elétricos na Europa. A marca francesa coemçou as vendas do sedã Fluence e também da minivan Kangoo na versão ZE (Zero Emission), equipados com um conjunto de baterias de íon lítio que rendem uma autonomia de até 185 quilômetros que, segundo a Renault, podem ser carregadas em uma tomada residencial em 8 horas.
No Fluence ZE, o foco é no desempenho. A marca afirma que o sedã elétrico sai da imobilidade e atinge os 100 km/h em 13 segundos, com velocidade máxima de 135 km/h. Em comparação, a versão flex do Renault vai de 0 a 100 km/h em 9,9 s e atinge 200 quilômetros por hora, porém, emite poluentes mesmo quando abastecido com etanol.
Já no Kangoo ZE, há um propulsor de 60 cavalos e a carroceria pode ser adaptada para uso familiar ou comercial, retirando os bancos traseiros para maior espaço para carga.
No entanto, mais um modelo elétrico está a caminho. O exótico Twizy – que mistura conceitos de automóvel e motocicleta –, que transporta apenas dois passageiros, é a primeira aposta da marca voltada para a eficiência com mecânica elétrica.
O motor do Renault Twizy gera apenas 20 cv, suficientes para os baixos 450 quilos do modelo. As baterias do veículo rende um alcance de até 100 km na cidade. De acordo com a fabricante, o Twizy deverá ser vendido na Europa a partir de dezembro com preço de 7 mil euros (cerca de R$ 16.850).
O plano ecológico da montadora ainda inclui o pequeno Zoe – que leva quatro pessoas –, previsto para 2012. Apresentado sob forma de conceito, o automóvel tem o mesmo porte do hatch Clio e é equipado com um motor elétrico de 80 cv.
Não só a Europa faz parte da estratégia de carros elétricos da Renault. Outros países como o Brasil estão na mira dos franceses. Porém, a marca não anunciou a data da vinda dos modelos ao País.
muito interessante essa proposta da renault mas falta instalar centenas de postos de recarga, mas acredito que na europa esse problema sera sanado logo
Maravilha, vou andar com uma pilha Duracell do bolso nunca sabemos quando iremos precisar de uma carguinha. rsrsrs
A aposta é boa só quero ver o preço de um carro deste aqui no BRASIL, o problema maior do pais é a Petrobras os caras não querem para de vender petróleo, muito menos que troquem todo o investimento que eles estão fazendo agora no pré-sal por energia elétrica.
acho que o momento ainda não é dos carros elétricos, principalmente para uso recreativo. A Kangoo elétrica pode ter uma boa expectativa devida a um fato bem europeu: os centros de algumas cidades só são liberados para certos tipos de veículos e certamente os governos incluirão os elétricos comerciais nessa. Mas é o que o Billy falou: só na Europa dá pra confiar em postos de recarga em breve. No Brasil, do jeito que planejamos nossas políticas estratégicas, é capaz que lancemos os carros elétricos antes de se imaginar os postos de recarga.
No Brasil, por uns R$4mil, o cliente poderia comprar junto com o veículo elétrico, um sistema de energia solar que, além de otimizar o tempo de carga, tornaria a recarga praticamente de graça na maior parte do país. Com certeza os corruptos que governam e legislam nesse país não irão permitir o benefício à população, infelizmente. O Brasil precisa de uma revolução para exterminar esses ratos que nos governam com dinheiro na cueca.
Esta proposta vira carisssimmmmaaaa!!!! Nós estamos no Brasil""" Não existe incentivos financeiros para carros eletricos! Dá-lhe Petrobrás…
E aih Dilma!!!! Algo a dizer em defesa da Petrobras???