O ranking de eficiência energética do Inmetro, melhor dizendo, a medição de consumo oficial do governo de alguns modelos vendidos no Brasil trouxe uma notícia em primeira mão: o consumo da versão Dynamique do novo sedã da Renault, o Fluence.
Ao menos é que está no documento. Nele o sedã foi testado com câmbio manual de 6 marchas e motor 2.0 16V, o mesmo usado no Nissan Sentra – a versão automática usará um CVT, segundo comentários.
De acordo com o Inmetro, o Fluence roda 6,9 km na cidade e 9,2 km na estrada usando etanol. Já com gasolina, o alcance é de 10,2 km e 14,1 km, respectivamente. Graças à esses números, o modelo recebeu a nota A, a mais alta do órgão.
Na edição passada, o Mégane teve apenas a versão 1.6 16V analisada com nota C em consumo. A versão 2.0 16V do Mégane usa apenas gasolina como combustível.
Eu li em algum lugar que o 2.0 da Renault (qeu é da decada de 80 assim com o Monzatech da GM) seria trocado pelo motor do Nissan Sentra, essa informação procede ?
Acho que o problema não é um motor ser da década de 80. Não sou especialista em mecânica, mas creio que em termos de arquitetura, os motores são os mesmos desde que foi inventado o motor à combustão. O que acontece é que esses motores foram e continuam sendo evoluídos, mas no Brasil essa evolução ficou pelo caminho. Por aqui, o máximo que chegou foi a injeção eletrônica, blocos de alumínio e o comando variável de válvulas, e apenas através de poucas montadoras.
Pelo mundo vemos sistemas de desligamento de cilindros, taxas de compressão variáveis para motores flex (Saab), híbridos, elétricos e outras tecnologias, sempre buscando maior eficiência. Quanto a isso, a indústria brasileira está na pré-história, onde máximo que conseguiram foi o motor flex que não aproveita o melhor de nenhum dos dois combustíveis.
Pelo que li, virá com o motor do Sentra, não é o motor antigo da Renault
È verdade, e o que falta é apenas essas exploradoras (fabricantes) atualizarem os motores do carros nacionais, pq qq motor pequeno, mas potente lá na europa, faz 16 ou 18 km/l facil facil, enquanto aqui, as unicas que " renovaram" foram a fiat e ford, ao passo que o vht da vw por exemplo não comporta mais atualizaçoes por falta de investimento no Brasil!, ou seja até o 1.2 TSi é melhor,mais potente, mais moderno,mais economico do que qq motor volkswagem nacional!! uma vergonha!!, isso sem falar nos jurassictech da gm!
eu não vejo a hora de ter o meu novo carro da Renault que nem foi lançado mas ja estou muito ancioso para ter ele por que sei que ele vai estar muito lindo e luxuoso.
obrigada pela noticia
parabens a Renault, que não esconde nada nem de um carro que está para ser lançado.
Ricardo,
falam que o conjunto mecânico do Fluence é o 2.0+6MT do Sentra (assim como o 2.0+CVT), que é diferente do finado Megane. É verdade que são diferentes?
@Leandro Pi
O do finado Megane era só a gasolina e era um motor de cocepção mais antiga
<blockquote cite="#commentbody-28896">
Eduardo Cl :@Leandro Pi O do finado Megane era só a gasolina e era um motor de cocepção mais antiga
Ricardo: arruma aí então o post!
Leandro e Eduardo, post corrigido. Realmente, não lembrava mais que a Renault deixou de lado o motor 2.0 16V na hora de transformá-lo em flex.
Obrigado,
Ricardo Meier
Finalmente eu disse alguma coisa que presta
Essa nota "A" me deixou perplexo – o que seria uma nota ruim? Lá nos Eua tem motor V6 que faz mais na estrada, e até V8 que empata no consumo…
Moçada, tem mais uma coisa. O CVT desse fluence vai vir com marchas virtuais e com padle shift atrás do volante. Estou ansioso pra ver esse carro e, principalmente, pra saber o preço da versão top. Estou entre ele e o novo VW Jetta, para trocar meu focus 2.0 ghia 2006 no ano que vem. Abraços.
nossa que carro horrivel , so sendo da renault mesmo pra ser feio assim que que isso !
Comprei um Fluence e o consumo não está nem um pouco bom.
Na cidade com etanol está fazendo 6 km/l (pior consumo).
Na estrada com gasolina (melhor consumo) está fazendo 10 km/l. Em uma estrada plana, pé levinho, 100km/h, ou seja, melhores condições, ele faz 10km/l.
Até agora acho o carro bem beberrão.
Acho números muito ruins… vamos ver se melhora com o tempo. Vou pedir para na primeira revisão darem uma olhada nisso…
Estou com um Fluence, dynamique, automático, a duas semanas, andei 150 Km e a média consumo (gasolina) esta baixa, na cidade em torno de 7 km/l e na estrada ( andei 120 Km) não passou dos 9 km/l. Espero que melhore essa média.
Comprei um Fluence com cambio CVT e fiz uma viagem de 2700km ate o Sul. Fiz a media de consumo com gasolina, carro com 2 pessoas e muita bagagem, com as velocidades normais de estrada. O consumo foi de 12,54km/l.
Pelo conforto, silencio e desempemho eu creio que esta ótimo.
eatou comprando um Fluence cvt.Gostaria de saber qual seu real consumo?
Gostaria de informações mais detalhadas, pois comprei um Fluence Automatico e a média esta dando 07km/l na gasolina dentro da cidade. Como foram feitos os testes do Inmetro?
Tenho um e seu consumo na cidade fica em torno de 5 a 6Km/l nunca mais que isso, na estrada a situação melhora entre 11 e 13. Não sei quais são os parâmetros e que motor é esse, mas para a versão atual o consumo é alto, mas o conforto e desempenho ainda são bastante relevantes por minha preferência.
Eu tenho um Fluence 2.0 automático 2013/2014 e só consigo no máximo 5.0 km/l de consumo na parte central da minha cidade em Belém do Pará e as vezes menos de 5km/h.