Entrando na leva dos sedãs médios esportivos, a Renault apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo a versão “apimentada” do três-volumes Renault Fluence, batizada de GT, que começará a ser oferecida aos consumidores no mês de novembro, a um preço sugerido de R$ 79.730. O novo Renault Fluence GT, diferentemente dos arquirrivais Jetta Highline, da Volkswagen, e 408 Griffe THP, da Peugeot, traz uma série de mudanças no visual, além da motorização turbo.
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Por fora, o Renault Fluence turbo traz itens como spoiler frontal e traseiro, saias laterais, retrovisores e maçanetas na “Dark Metal”, rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, para-choque traseiro redesenhado e um pequeno aerofólio preso na tampa do porta-malas. De acordo com a empresa, as mudanças estéticas (internas e externas) incorporadas ao Fluence GT foram concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), o primeiro estúdio de design da marca no continente americano.
Por dentro, o Renault Fluence GT ganhou painel digital, pedaleiras de alumínio, soleira nas portas com a inscrição “Renault Sport”, detalhes na preto brilhante, costura em vermelho nos bancos, que são mais envolventes, encosto de cabeça com o nome da versão e volante e manopla de câmbio diferenciados.
Sob o capô o Renault Fluence GT guarda seu principal atrativo. No cofre, a montadora francesa alojou um motor de 2.0 litros, de 16 válvulas, capaz de entregar 180 cavalos de potência. Graças ao turbo “twin-scroll”, compacto e de última geração, quase 80% da força já está disponível a partir de 1.500 rpm. O torque, de 30,6 kgfm, surge logo aos 2.250 rpm. Associado a uma transmissão manual de seis velocidades, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h.
Na lista de equipamentos, o Renault Fluence GT segue o padrão do Privilège, e traz seis airbags, controle de estabilidade e de tração, teto solar elétrico, chave cartão, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, rádio com conexão Bluetooth para celulares, central multimídia com navegador TomTom integrado, ar-condicionado de duas zonas, faróis de xênon, bancos em couro, sensor de estacionamento, entre outros.
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O Renault Fluence GT está disponível nas cores branco, preto e vermelho. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, assim como nos demais modelos da montadora no País.
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Eh. Vejo que agora a situação ficou complicada para o 408 em geral. Embora eu prefiro o 408 nas versões abaixo do THP em relação ao Fluence, mas o Fluence GT vem tirar o brilho que o 408 THP conquistou para a linha 408 inteira.
Agora a Peugeot tem de repensar o erro de trazer o 508 a um preço que não condiz ao tamanho dele… Embora o carro seja até melhor acabado por dentro do que um C Class, mas o motor mesmo gerando um ótimo torque, ele é um 1.6 e isso demanda mais rotação e daí eu pergunto… Esse motor com boa manutenção aguentará até quando? Claro que ele é usado no Mini Cooper, mas o peso do Mini é menor. Enquanto isso o motor do Fluence é um 2.0 turbo que sofrerá menos pressão para gerar 180 cv do que um 1.6 turbo para gerar 165. E como visto, as faixas de velocidade sempre serão alcançadas a rotações menores do que o já excelente motor do 408, então isso significa maior durabilidade para o motor do Fluence.
Mas se os plásticos principalmente os das portas e do console central forem tão frágeis quanto aos do Symbol, daí eu esquecerei do motorzão do Fluence GT e reconsiderarei o 408 THP. O 408 já na versão Feline é um carro que traz um prazer de dirigir que fica por três dias no corpo da gente enquanto aqueles plásticos do console central que lembram plástico de bandeja de Deditos é algo que me fez imaginar o inferno que seria ter de viver com aquele carro. Onde se põe as moedas nele, o plástico afunda. Ridúcula tamanha economia. E algo que não combina com o Mégane/Fluence é aquele conjunto de instrumentos no centro do painel que até para o Symbol eles são pequenos demais.
Assim que um desses chegar à concessionária, eu postarei as minhas impressões aqui.
quero um fluence deste, só que AUTOMÁTICO.