E o tão prometido Duster chegou. A Renault lança o crossover compacto neste momento (04 de outubro) em Foz do Iguaçu, PR. Os preços anunciados confirmam o que se esperava: valores mais baixos que o principal rival, o EcoSport, da Ford, que começa em R$ 54.790. A versão de entrada 1.6, que não tem nome, custa R$ 50.900.
Depois temos a Expression 1.6 por R$ 53.200 e a Dynamique 1.6 por R$ 56.900. Esses, os modelos mais acessíveis. Acima vem a parte interessante. A versão Dynamique 2.0 possui três opções, a primeira com câmbio manual e tração dianteira, por R$ 60.600. Mas se você quiser pagar mais R$ 4 mil pode optar por transmissão automática sequencial ou tração integral, mas com câmbio manual.
A Renault quer vender 2.500 unidades do Duster por mês e hoje eu acho até possível porque como o novo EcoSport vai subir de patamar, a marca francesa vai herdar uma clientela que não terá grana para pagar mais de R$ 60 mil pelo modelo da Ford de segunda geração (alguém duvida que eles vão cobrar bem mais pelo belo modelo?).
Mais detalhes em instantes.
Preço interessante essa versão de entrada. Gostaria de saber os ítens de série. Mais uma vez a Renault mostrando que, em matéria de custo-benefício, é a melhor do país (ou a menos pior).
Só é uma opção interessante com moto 2.0 e aí o preço se torna muito desinteressante. Vamos ver o que acontece depois do primeiro ano.
seria legal a versão de entrada (que tem para-choques pretos e rodas sem calota) com a tração 4×4 e alguma preparação para off-road. Por menos de 60 mil, iria vender feito água, certamente.
Como sempre a versão de entrada "Made in Bananas", não vem com freios ABS e nem AIRBags de série, apesar de querer se situar em um nicho de crossover seria de bom grado a TOP de linha com Airbags para todos os ocupantes, ressaltando que o Duster é uma variação dos popularzões da DACIA esse bólido que quer ocupar uma fatia importante entre os OFF-ROADS, não teve uma nota muito satisfatória nos CRASH TESTS da NCAP Europa!!!
Não é offroad, nunca foi – é apenas mais um compacto metido a crossover. O carro já é básico por concepção, essa atitude de oferecer variações ainda piores é desprezível e lamentável. Se tirar equipamentos e tração, o Duster vira um Sanderão – que o consumidor leve então o modelo original – paga menos pela mesma tranqueira.
Bc/VnaC; o carrinho tem bloqueio de diferencial. Nada o impede de conseguir encarar alguma lama se tiver sido preparado. É uma curiosidade que eu tenho…
Ví em exposição num concessionário, achei até grande, mas desajeitado… 1.6 ninguém merece! Deve andar menos que 1.0 e gastar igual 6 cilindros… O 2.0 eu tenho curiosidade.
Olá Leandro Pi, eu estava me referindo ao modelo de entrada, que é 2wd, que também não tem ABS, ESP, ou mesmo AIRBAG, ou seja, é um sanderão (sand/dust – qual será o próximo? Renault Powder!! ).
Pense no seguinte: com todos esses equipamentos, o Duster recebeu 3 estrelas no EuroNCAP…
Sobre a performance fora de estrada, a concepção do modelo é de plataforma compacta, com tração dianteira, e distribuição de peso característica. É mais semelhante a um crossover, e nesses veículos o controle de tração se mostrou fundamental – o bloqueio até ajuda, mas não supera as deficiências inerentes dessa categoria. E veja que a versão completa tem preço sugerido de quase R$ 70 mil (>US$37mil), o que é meio ridículo, considerando ser um Sandero gordo. Preço na Argentina: entre R$36mil e R$49mil (!).
oi Brc/VnaC, tudo isso é verdade. Mas os Suzukis não são muito diferentes disso e pegam uma laminha (até o atual Grand Vitara, que é de fato um crossover e tem versão FWD somente). Eu penso o seguinte: o vão livre do carro é razoável, o carro tem bloqueio de diferencial que envia até 50% da força pro eixo traseiro. Se o seleteor eletrônico tb tiver uma reduzida (ou se a primeira das 6 marchas do carro for hiper curta) e alguém colocar um pneu MUD e subir um Duster umas 3 polegadas, pode ser o resultado interessante. É isso que eu achava que a Renault poderia ter pensado. Uma versão básica com rodona de ferro mas com o motor 2.o e tração nas 4 rodas (e incluir um ABS e air-bag duplo que não faria mal a ninguém).Pois de resto, é o que vc falou: como carro é um típicolow cost, com acabamento espartano, poucos mimos e pouca segurança.
Preco bom na versao de entrada!!! Mas mesmo assim ainda nao cheguei opiniao se o carro eh bonito! Bem q a Renault poderia melhorar seu visual!!
@Leandro, também acho que a Renault poderia ser mais honesta com o consumidor e trazer um utilitário de verdade com "baixo" custo, o que é tão necessário nesse nosso Brasil continental. Sobre o GV: o Grand Vitara tem tração primária traseira, e não dianteira, tem reduzida e bloqueio, mas o mais importante: não é um xover monocoque comum, o desenho da estrutura usa longarinas embutidas (ladder frame), ou seja, é um chassis híbrido – une o baixo peso do monocoque com as vantagens de usar chassis. Não compare ele com ASX, por exemplo, mas sim com o TR4. Saudações.
Estive comparando o preço do SUV popular DACIA DUSTER com o Renault FLUENCE na Europa.
O Duster 4×4 custa em média 16 mil Euros. O familiar popular Fluence CVT em média 22 mil Euros.
Tomando como base o preço do Fluence, o Duster é 27% mais barato; e o Fluence é 37,5% mais caro que o Duster tomando o preço deste como base.
No Brasil, tanto o Fluence CVT quanto o Duster 4×4 custam na faixa dos R$ 65 mil.
Nota-se claramente que o "nosso" Duster está com sobrepreço – seria mais justo o 4×2 pelado custar uns R$ 40 mil e o 4×4 completo uns R$ 50 mil…mas como o defasado Ecosport custa de R$ 50 mil para mais e tem quem compra…é isso: se pegar, pegou.
Também não consegui enxergar a propalada SETECENTAS (!!!) modificações em relação ao Duster original… será que contaram assim: tira marca "DACIA" (5 letras = 5 modificações), coloca RENAULT (7 letras = + 7 modificações)…ser for desse jeito até aqui já são 12 modificações… tira a marca do lado direito e coloca no lado esquerdo…ah, MAIS UMA modificação !!!
TEM CARA QUE NAO TEM NOÇAO, PAGA 38 NUM UNO, E DEPOIS QUER A DUSTER POR 40, MAIS BARATO QUE AGILE,1.4, QUE CUSTA 42, TA LOUCO CARA…ENTAO O UNO DEVERIA CUSTAR 12