Lançado no mercado brasileiro há um pouco mais de um mês, o Renault Duster já pode ser considerado um prodígio em vendas. A primeira aposta da marca francesa para o segmento aventureiro – a Renault considera o Sandero Stepway como um modelo para encarar as ruas esburacadas habituais no Brasil – alcançou, ou melhor, ultrapassou o arquirrival Ford EcoSport em vendas da primeira quinzena de novembro.
O utilitário esportivo comercializou um total de 1.634 unidades em sua primeira metade do mês de vendas, enquanto o EcoSport emplacou 1.111 unidades. Para a segunda quinzena de novembro, as vendas do Duster – que, no entanto, já virou figura fácil nas grandes cidades, principalmente – deverão subir ainda mais.
De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, o Renault já é o sexto colocado no ranking de comercias leves, ficando atrás apenas da Strada, Saveiro, Montana, S10 e Hilux, respectivamente. Claro que bater o atual EcoSport não é tarefa das mais difíceis já que o modelo da Ford já deu o que tinha que dar. Vamos ver como a coisa ficará assim que o novo Eco chegar em 2013.
Muito bom para a renault. O Eco a muito tempo já deveria ter sido aposentado.
Prodígio em vendas? Um lançamento fajuto (Dacia rebatizado de Renault, quase-crossover chamado de suv) concorrendo com um veículo com projeto de mais de dez anos?
Tenha santa paciência…
O que desanima no Brasil é que não há motivo, absolutamente, em um mercado globalizado como o de automóveis, para estarmos comprando lixo, como está acontecendo. Todas as marcas grandes entregam aqui lixo, velharias, e recebem lucros absurdos que enviam para o exterior. Enquando a Renault vende o Koleos na Argentina, no Brasil empurra o Sanderão pelado e no maior preço possível.
Só porque é novidade. Depois…
Independente de ser pelo fator novidade, a Renault mostra o quanto as demais montadoras dormiram no ponto durante esse reinado solitário da EcoSport. Quem também surfa nesse segmento do "parece, mas não é" é a Fiat com toda sua frota de "burros de cigana" chamada Adventure, mas que nunca fez de fato um veículo em formato de "SUV" ou "Jipinho". A GM chegou a ensaiar, com muito atraso, o Gpix, mas apareceu com o Agile.
Para tirar minhas dúvidas fui ver um ao vivo e nenhuma surpresa, carro feio pacas. Novidade sempre vende. Quero ver o que será desse carro concorrendo com a nova Eco, o mini captiva, etc. Coitado de quem for vender este carro depois… A Eco já devia ter mudado a tempos, espero que a Ford aprenda pois perder vendas para uma coisa dessa deve doer.
A ford parou no tempo…. depois da fusão dramatica com a VW, a famosa autolatina, ela retrocedeu … por exemplo a courier é a mesma de 2000….e so veio flex em 2008 se nao me engano…
Quando a Eco nova chegar.. ela volta pra baixo denovo.. alias… aeco é velha e esquisita.. mas ainda acho visualmente melhor que a Duster.
Acho a Duster desproporcional… mas acho melhor que a carissima Tucson.
em se tratando de um Renault, o resultado nas vendas mesmo diante de um concorrente de 10 anos de idade é algo surpreendente. Sim, o carro ´pe uma droga, mas ver a Renault tendo um lançamento com boas vendas é algo inédito (lembrando que Clio, Sandero e Logan demoraram meses ou anos para atingir os patamares planejados de vendas)
O sucesso do Duster em bater o eterno campeão EcoSport tão rapidamente deve estar atiçando ainda mais o apetite da GM, Fiat e Hyundai que preparam mini-SUVs para breve. Com a chegada do novo Eco daqui a um ano, a briga no segmento será infernal. O grupo Peugeot-Citroen, por sua vez, deve estar com uma enxaqueca…
"O grupo Peugeot-Citroen, por sua vez, deve estar com uma enxaqueca…"
auehuaehuaeh eu ri LUKE… devem estar mesmo.
O bom de tudo é ver se a Ford se manca e lança um bom carro com preço competitivo.
ficara na frente da Eco ate 2012, a Renault ja lançou um produto defasado no mercado. Ela esta cavando a própria cova.
Afff…..o Duster não é desatualizado..a plataforma é moderna, não confundam modernidade de projeto com design.
Pra quem não sabe o Duster é sucesso tbém na europa, inclusive na França….vende muitol bem lá…especialmente pelo custo benefício. A Renault brasileira só pisou na bola no valor…todas as versão poderiam custar aprox. 4- 5 mil a menos..que estaria mais condizente com a porposta e com o nosso mercado…o de entrada pelado em vez de 50.000 custaria uns 45 -46 (que é a faixa de preço do Stepway, mas completaço, não iria canibalizar as vendas) …quem viu um Duster pelado sabe que só pra frotista ou algo assim….o Duster interessante é o Dynamaque 2.0 e o 4×4 62.000 e 65.000 se custassem 57.000 e 60.000 (o 4×4) venderiam que nem pão quente…
Já comentei aqui que a Renault lançou o Duster (Dacia) com sobrepreço, por conta da falta de concorrência e do baixíssimo nível de exigência do consumidor brasileiro.
Na França o Fluence de entrada (a diesel) custa na faixa dos 20 mil euros:
http://www.renault.fr/gamme-renault/vehicules-par…
E o Duster de entrada na faixa dos 14 mil euros:
http://www.dacia.fr/gamme-dacia/duster/configurat…
O mais equipado dos Duster (o 4×4) custa menos que o Fluence de entrada.
Oras, se num mercado "maduro" como a França o Duster custa 30% a menos que o Fluence, qual seria o preço "justo" (supondo que o preço do Fluence seja "justo") do Duster "de entrada" aqui ? Preço do Fluence = R$ 60 mil – 30% = R$ 42 mil !!!! E não os R$ 50 mil que a Renault está cobrando.
É por isso é que o acabamento e os equipamentos são pobres, é claramente um carro de categoria inferior. Popular.
Só no Brasil mesmo !!!!
@Andrezão, o Duster custa na Argentina entre R$35mil (1.6 Expression, equipado) e R$46mil (2.0 Privilège 4×4). Os preços no Brasil são extorsivos, mas combinam com a proposta do carro: enganar trouxas com um quase-crossover apelidado de suv.
O meu post neste tópico foi "moderado"… em outras palavras: censurado e por isso não publicado. Por que ?
O Duster começou bem, tomara que ele consiga se fixar no mercado já que tem um desenho bem melhor que o da EcoSport. Tomara que nos próximos anos não só a Ford lance o novo EcoSport como também outras fabricantes também lancem concorrentes, nós consumidores agradecemos 🙂
Duster soh tah com estas vendas devido projeto atrasado da Ford! Qdo o novo Eco chegar aih qro ver se as vendas vao continuar como estao!
Apesar do Renault cometer o mesmo erro de lançar o Duster com motor fraco 1.6, ainda assim é muito mais carro do que a Ecosport que deveria custar o mesmo que um popular 1.0 pelo conjunto que oferece, agora essa carroça vai desvalorizar.