Suprimida no lançamento do novo Renault Logan 2014, a versão automática do sedã voltará em 2014. E deve estrear uma novidade, um sistema automatizado de trocas de marchas, ou melhor, “robotizado”, como a Renault fez questão de registrar no INPI este ano. “REC – Robotized Efficient Clutch” e “Easy-R” são as marcas que a marca francesa protegeu no órgão de patentes brasileiro.
Nenhuma delas é usada hoje no exterior, mas indicam que a Renault tem pretensões com a tecnologia, conhecida como Dualogic na Fiat e I-Motion na Volkswagen. Sim, os franceses deve abandonar o câmbio automático tradicional em favor de uma embreagem automatizada, que faz o papel de “pé esquerdo” e tem como vantagem a economia de combustível – e a desvantagem dos trancos nas trocas.
Para corroborar com as marcas registradas, a Renault expôs um poster durante o lançamento do Logan que mostrava uma alavanca suspeita (foto acima), em que as posições escritas na manopla eram apenas “R”, “N” e “D”, e cujo formato está mais para uma haste desse tipo que automática, com base mais robusta.
Questionada, a marca disse na época tratar-se de uma imagem de um Logan argentino usada por engano, mas nem no vizinho existe essa opção. O diretor de marketing da Renault, Bruno Hohmann, no entanto, admitiu que o sistema automatizado está em estudo “juntamente com outras tecnologias”.
Veja também: Avaliação: Novo Renault Logan 2014 é uma espécie de “Logan Reloaded”
O que leva a crer que o câmbio robotizado será o escolhido é o fato de ser mais acessível, o que coincide com a proposta do Renault Logan. E do Sandero, que chega no 2º semestre de 2014, provavelmente com o item em sua linha.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Esse é um carro queimado no nosso mercado, porque depois do Latin NCAP seus compradores agora sabem a verdade sobre a extrema fragilidade de sua estrutura. Quanto ao câmbio robotizado de apenas uma embreagem, se VW, GM e Fiat não conseguiram bons resultados neste tipo de câmbio, a Renault deveria recolher-se à sua insignificância e inferioridade, e continuar assistindo a ascensão da Hyundai aqui no Brasil. Vai embora Renault!!
Definitvamente Carissimo FreeCustomer… Ou você tem uma revenda concorrente da Renault ou é completamente alienado em termos de automoveis. Tu realmente acredita que milhões de pessoas que compraram e estão comprando o Logan são deficientes mentais pra embarcar em alguma furada!?!?… Fala sério meu, se vai opinar que seja com algum bom senso!!!
Concordo plenamente com você, Eduardo, apesar de eu nunca ter possuído um Renault (Já possuí um palio e agora tenho um Uno sporting), tenho a pretensão de comprar um sandero stepway até o final 2014. O cidadão que fez o comentário falando mal da Renaul provavelmente não conhece e não está informado do grande número veículos Renault vendidos no Brasil, principalmente SANDERO e DUSTER. O Sandero, por exemplo há muitos meses está entre o 9º e o 11º no ranking de carros mais vendidos no Brasil. Se não for um bom carro, então, todas essas pessoas que estão comprando são deficientes mentais.
AUTOMATIZADO NÃÃÃO! Nem de graça…
caro amigo FreeCustomer vc deve ter um gol que julga ser carro. eu Mauro tenho clio campos e um sandero, vou trocar um deles por novo logan, toda vez que vou trocar de carro vejo os demais, não adianta a tecnologia,
diribilidade da renault prevalece. (viva o tricolor paulista).
@Antonio
Posso garantir que não irá se arrepender da escolha do Stepway, Antonio…é um carro muito justo pelo preço, confortável e espaçoso. Pretendo trocar o meu pelo 2015 assim que lançarem!
Estava prestes a comprar um Stepway e só posso dirigir câmbio automático. Após muitas pesquisas sobre autos, o que sempre me deixou com a pulga atras da orelha era o câmbio automático de 4 marchas (4 marchas é coisa de museu) e me aborreci quando mudaram para robotizado esperava um automático de 5 ou 6 marchas. O HB20 tem 4 marchas está ultrapassado em relação aos concorrentes que oferecem 5 ou 6 marchas no automático como o Onix e New Fiesta. Me decepcionou pois já havia descartado Volks e FIAT por ser automatizado.
O do new fiesta tb é automatizado… Pode dar problema assim como os de monoembreagem, só saber usar, a diferença do automatizado é que ele é um pouco lento, mas isso vem mudando, no modo sport por exemplo o imotion troca marcha bem rapidinho