Olha só como são as coisas. O Clio II desembarcou no Brasil em 1999 querendo passar uma imagem de modernidade e sofisticação – até airbag de série trazia. Mas o Renault acabou ofuscado pelo Peugeot 206 e, com o tempo, perdeu esse papel para ficar mais e mais simples e barato. Quando o Sandero chegou, imaginava-se que o Clio fosse morrer em seguida, mas aconteceu o contrário: a Renault baixou os preços, aumentou garantia e barateou sua manutenção. O resultado foi o renascimento do carrinho uma década depois da sua chegada. Mas a marca francesa não está satisfeita.
Agora que descobriu uma fórmula vencedora no segmento dos compactos populares, a Renault decidiu que vale a pena dar um tapa no visual do Clio, já desgastado há muito tempo. Jean-Michel Jalinier confirmou para os jornalistas brasileiros em Paris (incluindo esse que vos escreve) que o Clio ganhará um facelift em breve.
Acredita-se que essa mudança aconteça em 2012 e que torne o hatch um carro de linhas mais leves e modernas, assim como ocorreu com o Symbol, nada mais que um Clio Sedan com novo roupagem. Realmente, não é a imagem que fazíamos da Renault há 10 anos, uma marca que vende carros antigos ou versões locais dos Dacia – aliás, Jalinier, um francês educadíssimo, ficou indignado quando um jornalista disse que a Renault virou Dacia no Brasil -, mas se ela quer ter volume é preciso oferecer um carro de baixo custo como a Fiat faz com o velho Mille.
Se a estratégia irá funcionar por muito nós não sabemos, afinal uma legião de novos compactos está para desembarcar, mas é legítima. A foto acima é uma montagem do Garagem do João unindo o Clio atual com visual do Symbol.
Sou um crítico ferrenho de carro populares empobrecidos e sem qualidade. Carro popular é uma criação sem sentido de países de terceiro mudno.
Mas o fato é que o Clio é um carro muito superior a um Gol G4, Ka, Mille e Celta em termos de acabamento, afinal foi criado para o consumidor europeu (de 1996, mas ainda mais seletivo que o Brasileiro de 2011). Acho ele superior até a Logan e Sandero.
Não te um super motor, nenhum equipamento de segurança (ao contrário da estratégia inicial da Renault) e nem é bonito, mas entrar num "Clymbol" e analisar a qualidade dos plásticos e dos tecidos é uma situação menos contrangedora que fazer o mesmo nos concorrentes.
Só seu que não queria estar na pele dos gerentes de marketing da Reanault. Deve ser difícil dar destaque a um carro desses…
@Leandro Pi
Concordo com tudo que voce disse, e ache qu a Renault deveria desistir dos carros da Dacia e trazer pra cá o Clio europeu, pode até ser o Clio III que já esta no fim da vida
O Clio III nem é tudo isso. Aluguei um quando estive na europa (diesel com câmbio automático) e achei um carro mediano, como todo Renault o é.
Aliás, qual carro da Renault arranca suspiros de alguém hoje em dia? Nem o Laguna, nem o Mégane III, nem Scenic, nem nada. Nesse ponto os da Peugeot – Citroen são muito mais arrojados.
Nao acho que a renault, ou o clio foi ofuscado pelo 206. O que houve na verdade, foi a renault achar que o mercado nacional já estava maduro e esperto o bastante pra comprar carro bom, e seguro. Mas como aqui ainda o pensamento é muito ridiculo, onhde só pensam em revenda e nao no produto que se compra em si, ela acabou nao acertando na estratégia.
E hj me parece que acertou, apesar de nao ser a direção que eu gostaria que ela tomasse no Brasil, pelo menos é que deu certo, ela ta vendendo bem e ganhando dinheiro… vc acha que ela ta contente? ou fica triste por nao trazer clio III aqui?
Pq será que a RENAULT perdeu mercado ano passado em contrapartida com a maioria que cresceu?!!! acho que a resposta está aí, com essa porcaria defasada que a marca insiste em vender aqui e agora teremos um agile da renault!!!!! não merecemos isso!
@fernando meier Caro amigo, merecemos sim.
Quem manda ser tonto e comprar esses carros????
Lei da oferta e da procura!
Caro amigo jorge ferronato, jamais passa pela minha cabeça comprar lixos da renault (excessao megane), lixos GM ,VW e PEUGEOT, pois o que essas montadoras fazem, é simplesmente enganar o "tonto" que não tem noção de carros a comprar por impulso isso daí que eles à disposição dos "tontos".
Adorei o lifting, mas o bom mesmo era o Clio III, mas com o Tiida aqui, ele não vai concorrer mercado. Eu tenho um Clio e amo meu Clio e sinceramente compraria esse sim.
Sou proprietário de um Clio Campus 2010, adoro o carro, estou esperando pelo menos que tragam o modelo europeu atual para trocá-lo, caso isso não ocorra irei trocar por um peugeot 206 que está dando um banho nos outros populares.