Após surpreender com a quarta geração do hatch Renault Clio em julho, a marca francesa apresenta em seu estande no Salão de Paris, que acontece até a segunda semana de outubro na França, as versões perua e esportiva do novo compacto. A primeira, obviamente, traz um apelo familiar. Apesar de ter sua traseira esticada, o visual do novo Renault Clio Estate, como um todo, ficou bastante harmonioso.
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O conjunto de janelas do Renault Clio Estate é inteiriço, se vinculando ao vidro traseiro. No entanto, as maçanetas embutidas na coluna da versão hatch foram mantidas no modelo familiar. As lanternas preservaram o desenho, porém, agora estão mais volumosas e largas. A tampa do porta-malas, para facilitar o acesso ao compartimento das bagagens, é bastante grande, se estendendo até o para-choque do veículo.
“Graças a suas proporções atléticas, o Renault Clio Estate não é apenas prático, mas também extremamente elegante”, diz Yohann Ory, designer responsável pelo novo carro da Renault. O modelo traz 4,26 metros de comprimento. O porta-malas cresceu 130 litros em comparação ao hatch, agora acomodando 430 litros. No mercado europeu, o carro começará a ser vendido no primeiro trimestre do ano que vem.
No velho-continente, o Renault Clio Estate será comercializado com uma gama de motores que inclui um 0.9 litro de três cilindros, que entrega 90 cavalos de potência, e um 1.2 turbo a gasolina de 120 cv, sendo que este poderá vir associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, batizada de “EDC” (Efficient Double Clutch). Na gama a diesel, estará disponível um 1.5 litro turbo também de 90 cv.
Renault Clio RS
Já a versão esportiva do quarto Renault Clio surpreende ainda mais. Batizada de RS, a variante traz como atrativo um potente motor de 1.6 litro, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, capaz de entregar 200 cavalos de potência e 24,4 kgfm de torque, associado à transmissão automatizada EDC. A antiga geração do “carrinho” esportivo vinha dotada de um 2.0 aspirado, juntamente com um câmbio manual.
O câmbio que equipa o novo Renault Clio RS traz três modos de funcionamento: Normal, Sport e RS Drive, que altera o comportamento do motor, da transmissão, da direção e do acelerador. As trocas das marchas podem ser efetuadas automaticamente ou manualmente, através de enormes paddle shifts (borboletas) localizados atrás do volante ou na própria alavanca.
Ainda não foram divulgados os números de desempenho do Renault Clio RS, mas espera-se que o carro complete a prova do 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos. Para suprir tanta potência e ampliar a sensação de esportividade, o RS trará um chassi 15% mais rígido e uma suspensão rebaixada em 5 milímetros, porém, apenas na configuração Cup (outro modelo, o Sport, também será oferecido).
O visual, por outro lado, não foi esquecido. Por fora, o Renault Clio RS vem equipado com novos para-choques, grade com novo desenho interno e nome da variante abaixo do logotipo losango da montadora, novas rodas em cinza escuro, pinças de freio em vermelho, capas dos espelhos retrovisores e maçanetas das portas dianteiras em preto, saias laterais, lanternas escurecidas, spoiler traseiro e aerofólio.
Por dentro, a Renault aplicou detalhes em vermelho, como nas saídas de ar, na manopla de câmbio, nos cintos de segurança e também na costura dos bancos, que traz abas laterais mais envolventes e encosto de cabeça com o nome da versão. Ainda atenta na esportividade, a montadora oferece o R-Sound Effect, que emite o som do motor através dos alto-falantes do sistema multimídia na cabine do Renault Clio RS.
agora a Renault mandou MUITO BEM! pena que não veremos tão cedo (e nem como CLIO) estes modelos no Brasil… realmente uma pena… com certeza daria um UP GRADE na marca!