Apesar de ter sido “esquecido” no mercado brasileiro, o Renault Clio continua sendo um sucesso lá fora. O hatch compacto está em sua quarta geração (a atual versão vendida por aqui é a de segunda geração) e comemorou recentemente seus 25 anos, com mais de 13 milhões de unidades comercializadas.
De acordo com a montadora, trata-se do veículo francês mais vendido de todos os tempos no mundo, o primeiro a conquistar duas vezes o título de Carro do Ano na Europa, o veículo mais vendido na França em 18 dos 25 últimos anos e líder em seu segmento no mercado europeu nos anos de 2014 e 2015 (entre o total de veículos de passeio e veículos comerciais leves).
O Clio de primeira geração, apresentado em 1990, foi anunciado como “um carro pequeno com funcionalidades, concebido e produzido segundo os mesmos critérios de exigência que os grandes”. Em relação a seu antecessor, o Renault 5, o modelo se destacava pela sofisticação e equipamentos oferecidos até então somente em veículos de categoria superior.
O carro era equipado com freios ABS, ar-condicionado, câmbio automático, alarme, direção assistida, retrovisores elétricos com desembaçador, entre outros. Para acompanhar as exigências dos clientes, a Renault lançou um ano depois o Clio Baccara, equipado com bancos de couro cinza, pomo da alavanca do câmbio e outros detalhes de nó de nogueira, além de painéis das portas forrados em couro e comandos cromados. O modelo foi substituído em 1998 pelo Clio Intiale, que seguiu a mesma linha.
Já a segunda geração chegou em 1998, com 7 centímetros a mais no comprimento e motores de 16 válvulas, além de segurança adicional em todas as versões, com direito a airbags e ABS de série. O terceiro Clio foi anunciado no mercado europeu em 2005 e não substituiu a geração anterior, que continuou sendo vendido como Clio Campus.
O Clio 3 era maior e mais confortável, com direito a chave tipo cartão, navegador GPS, regulador/limitador de velocidade e oito airbags. O hatch compacto foi inclusive o primeiro de sua categoria a conquistar cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. Esta geração foi a primeira a oferecer uma versão perua.
Por fim, a quarta geração do Renault, introduzida em 2012, foi inspirada no conceito DeZir e o primeiro da linha a incorporar a nova identidade visual da fabricante. Além disso, o carro passou a oferecer itens como o sistema multimídia R-Link e um sistema de som com refletor de baixos.
O modelo atual acaba de receber novidades para a linha 2017. O novo Clio adotou alterações no visual e refinamento no interior. Do lado de fora, há novos faróis Full LED com luzes diurnas em formato de “C”, grade frontal redesenhada, para-choques com novo formato, novas rodas e novas opções de cores: Vermelho Intense, Cinza Titanium, Branco Pearlescent e Azul Iron.
Por dentro, há novos materiais no acabamento. O modelo recebeu ainda novos equipamentos, como o sistema de som premium Bose, câmera de ré com gráficos no painel, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e três opções de sistema multimídia: Media NAV Evolution, R-Link Evolution e R & Go.
Na motorização, há duas unidades a gasolina de 90 cv e 120 cv e outras duas a diesel, de 90 cv e 110 cv, com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, ambos de seis marchas.
Na França, o Clio 2017 tem preço inicial de 13,7 mil euros, podendo alcançar os 26,2 mil euros na configuração topo de linha.