A Renault apresentou nesta terça-feira, 3, a quarta geração do hatch compacto Clio, que deverá ser mostrado ao público em setembro, durante o Salão do Automóvel de Paris. Assinado pelo designer Laurens van den Acker, o modelo traz a nova identidade visual da marca, marcada principalmente pela grade frontal em black piano que envolve o logotipo losango.
Os faróis também chamam bastante atenção na parte frontal do novo Renault Clio, sobretudo por seu tamanho volumoso, e conta ainda com iluminação em LEDs. O para-choque não inova e traz uma solução parecida com a usada no Fluence, com uma tomada de ar abrigando os faróis de neblina. Na lateral, o carro apresenta vincos intensos, principalmente na parte traseira, onde há um detalhe que marca boa parte da porta traseira, que conta com maçaneta posicionada na coluna dos vidros.
A traseira exibe um visual agressivo, com lanternas horizontais afiladas que invadem a tampa do porta-malas, que apresenta o logotipo da marca, o nome do modelo no centro e um filete cromado na parte inferior. O para-choque usa um suporte de placa bastante amplo, também na cor black piano e com alguns detalhes nas extremidades. Por dentro, o novo Clio nada lembra seu antecessor. Os comandos ficaram bem localizados e bastante intuitivos. Na versão esportiva, por exemplo, o Renault traz detalhes na cor exterior na cabine.
Na lista de equipamentos, o destaque vai para o sistema multimídia embutido no painel e para o sistema R-Link, que conecta o carro à internet. Há ainda quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade.
No quesito motorização, o Clio trará, na versão mais básica, um motor 0.9 litro, de três cilindros. Apesar da baixa cilindrada, o propulsor apresenta uma tecnologia de bloco grande, com direito a turbocompressor e injeção direta de combustível (gasolina). Com isso, ele gera 90 cv de potência e 15,2 kgfm de torque. O consumo é de 22,3 km/l e o desempenho, parecido a de um 1.4, segundo a marca.
Outro motor também será oferecido. Trata-se do 1.2, também a gasolina e com turbo e injeção direta, capaz de entregar 120 cv e 17,3 kgfm, com consumo médio de 22 km/l. Haverá ainda um 1.5 turbodiesel de 90 cv e 22,4 kgfm, capaz de rodar 31,2 quilômetros com um litro de combustível.
Por aqui, sua vinda é incerta, já que a Renault prepara mais um face-lift para a atual geração do Clio, a segunda se comparada aos modelos vendidos na Europa. Mas se chegar ao catálogo da marca, é bastante provável que ocupe uma faixa de preço entre R$ 45 mil e R$ 60 mil, para concorrer com Sonic, Punto e New Fiesta.
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