Ao decorrer do lançamento da série especial Tech Road do utilitário-esportivo compacto Duster, a marca confirmou a presença da linha 2013 do Renault Clio no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre 24 de outubro e 4 de novembro. O Renault Clio 2013 será o primeiro modelo a receber a nova identidade visual da montadora francesa, conforme adiantou Gustavo Schmidt, vice-presidente comercial da empresa, em entrevista ao G1.
Veja também: Renault Duster Tech Road tem preço de R$ 54.800
Conforme adiantou um flagra recente publicado por uma revista argentina, o Renault Clio 2013 sofrerá mudanças leves na dianteira. A principal novidade será a nova grade, com acabamento em preto piano, contornando o logotipo losango da Renault. Junto a ela estará novos faróis com desenho mais retilíneo e acabamento interno em preto. Apesar de manter o mesmo tamanho, os faróis perderão as duplas parábolas do modelo atual.
A traseira do carro pouco mudará. Somente as lanternas ganharão um novo layout interno e a tampa do porta-malas adotará um novo vinco. Como dá para notar, será um face-lift “forçado”, já que a Renault implantará um novo design em uma carroceria velha (a nossa geração do Clio foi lançada no final da década de 90). O interior também receberá algumas mudanças. O motor, por sua vez, continuará sendo o mesmo 1.0 16V de 77 cv do modelo atual.
Questionado sobre a vinda da quarta geração do Renault Clio ao mercado brasileiro, Schmidt declarou que seria algo inviável para a proposta do Clio no Brasil, que é a de ser um carro acessível. Porém, na arquirrival Ford, os modelos Fiesta e New Fiesta são vendidos normalmente, sendo o primeiro uma versão mais barata e o segundo uma mais moderna e sofisticada.