A Renault está apostando nos SUVs em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro. Há como destaque os modelos Kwid, Captur e Koleos, além de uma nova linha de motores 1.0 e 1.6 litro SCe, que deverá estrear em breve no novo subcompacto, além do Logan e do Sandero.
No caso do Renault Kwid, trata-se do sucessor do Clio, que se posicionará como o carro mais básico da marca. A empresa considera a novidade como um “SUV compacto urbano”, mas na verdade o veículo é apenas um hatch com detalhes estéticos diferenciados. O modelo deverá começar a ser vendido em meados do primeiro semestre de 2017, tendo como destaque a lista de itens de segurança, com quatro airbags em todas as versões.
Já o Captur é o novo SUV compacto da marca, que vai se posicionar acima do Duster. O carro terá o novo motor 1.6 SCe com câmbio manual ou câmbio automático X-Tronic CVT, além de um 2.0 litros, com transmissão automática. A novidade vai oferecer de série controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis e quatro airbags, entre outros.
Por fim, o Renault Koleos vai chegar também em 2017 para ser o carro mais caro da fabricante. O veículo usará um propulsor 2.5 litros, 16V, com quatro cilindros e duplo comando de válvulas, que entrega uma potência máxima de 182 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 24,9 kgfm a 4.000 rpm, com transmissão automática e tração nas quatro rodas.
A lista de itens de série vai oferecer seis airbags, alerta de ponto cego, sistema de estacionamento autônomo, multimídia com tela de 8,7”, com 13 alto-falantes Bose premium, teto solar panorâmico, painel customizável, operação de alguns comandos “hands free”, entre outros.
No caso dos motores, o 1.0 SCe terá 79 cv com gasolina e 82 cv com etanol, enquanto o 1.6 SC entregará 115 cv com gasolina e 118 cv com etanol na linha Sandero e Logan e 118 e 120 cv, respectivamente, nos modelos Duster e Duster Oroch.
Esses quatro carros contarão ainda com novas tecnologias, como direção eletro-hidráulica, sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, solução inspirada na Fórmula 1 que visa a redução do consumo, e o sistema Start&Stop, que desliga e religa o carro automaticamente em situações de parada, como em um semáforo fechado.
Segundo a Renault, os novos motores proporcionarão consumo até 21% menor que os antigos.