A Renault, desta vez, não trouxe nenhuma novidade palpável para Frankfurt. Em compensação mostrou sua futura linha de elétricos no salão. Sim, a marca francesa promete liderar as vendas desse tipo de veículo em breve, juntamente com sua irmã Nissan.
Aliás, a Nissan está mais adiantada já que no ano que vem lança o Leaf nos Estados Unidos, um modelo já em sua forma final. No caso da Renault são quatro veículos que receberam a sigla Z.E que significa “emissão zero” de poluentes. Segundo ela, todos eles darão origem a carros de produção em série em 2011.
O menor deles é o Twizy, uma espécie de quadriciclo fechado com dois lugares um atrás do outro. De acordo com a Renault, seu desempenho será semelhante ao de uma moto de 125 cc.
O carro que fará o papel de hatch compacto é o Zoe, cuja concepção parece mais “viajante”. A Renault destaca o teto do modelo, que é capaz de controlar o clima dentro da cabine e que possui um sistema “hidratante” e “desintoxicante” do ambiente.
Já os outros dois são mais conhecidos. O primeiro é o Kangoo Z.E que, como mostra a foto, tem forma de multivan futurista. Ele tem motor elétrico de 70 kW e 23 kgfm de torque e é, claro, voltado ao trabalho. Por fim, temos o Fluence, o sedã médio que virá para o Brasil e que aqui virou um conceito elétrico capaz de rodar por 160 km. Há três métodos de recarregamento: um padrão que dura entre quatro e oito horas, um rápido de apenas 20 minutos e um chamado de “solução imediata” que dura somente três minutos. A marca não diz qual carga cada método consegue atingir.