A Renault anunciou nesta quinta-feira (23) uma série de novidades para a linha 2013 do hatch Sandero e do sedã Logan. Ambos os modelos trazem como principal novidade o “novo” motor 1.6 8V Hi-Power, mais eficiente, com curva de torque mais linear e mais econômico. Além disso, o dois-volumes compacto traz de volta a versão GT Line, oferecida no modelo anterior. As variantes Authentique e Expression do Sandero ganharam novos equipamentos.
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De acordo com a montadora francesa, a equipe do Renault Tecnologia Américas (RTA) levou 36 meses, 7 mil horas de ensaios em laboratório para validação e 40 protótipos testados durante o desenvolvimento do propulsor. No total, foram 51 novas peças, em comparação com o antigo 1.6. Entre as mudanças, está o aumento da taxa de compressão do motor, passando de 9,5:1 para 12:1 e nova Central Eletrônica, com mais capacidade de armazenamento e com mais velocidade de processamento de informações, além de uma programação desenvolvida para o novo motor.
Há ainda a adoção de bielas forjadas, com novo aço mais resistente e mais leve (o peso foi reduzido de 532g para 501g, cada). Evolução na matéria-prima das bronzinas, com material mais resistente ao desgaste e à fadiga e nova junta do cabeçote composta por três lâminas de vedação, do tipo “sanduíche”, que possui como características principais a robustez e o alto nível de resistência às pressões geradas pela combustão do motor. Essa peça substitui a usada anteriormente, que era de folha única, garantindo melhor vedação e contribuindo para a durabilidade do motor.
Além disso, o motor recebeu corpo de borboleta com a inclusão do 5º bico injetor de seis furos. Esse bico é destinado para a injeção de gasolina durante a operação de partida a frio. Com isso, há uma melhor pulverização da gasolina, proporcionando, assim, uma partida mais eficiente; novo eixo do comando de válvulas, visando adequar a operação de abertura/fechamento das válvulas de admissão e escape ao aumento da taxa de compressão e novos pistões, adequados para o aumento da taxa de compressão. Essas novas peças passaram por uma redução de massa e tiveram o seu desenho otimizado – de saias assimétricas -, quando comparado com as utilizadas até então, visando atender as novas exigências mecânicas e térmicas do motor Hi-Power. Para ampliar a durabilidade e a confiabilidade dessas peças, foi adotada a aplicação de grafite nas saias dos pistões – que reduziu o atrito -, além da utilização do eixo central flutuante.
Os engenheiros também trabalharam no desenvolvimento de um novo motor de partida para o propulsor 1.6 8V Hi-Power, que ganhou uma nova peça com maior velocidade de rotação.
“Cerca de 85% do torque já estão disponíveis em 1.500 rotações, o que significa para o consumidor em uma redução do consumo de combustível de 10% na cidade, além de arrancadas e retomadas mais ágeis, diferença que podem ser sentida no trânsito urbano e também em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo”, diz Gustavo Volci, chefe de Projeto de Desenvolvimento de Motores do RTA.
Comparando-se com o antigo Hi-Torque, o novo propulsor Hi-Power que passa a equipar Sandero e Logan anotou ganho de 10% na potência, usando etanol (E100), e 2,5% com gasolina (E22). São 106 cv e 98 cv, respectivamente. O torque também melhorou significativamente, principalmente com etanol no tanque: 7% a mais, ou seja, 15,5 kgfm. O número com gasolina foi mantido em 14,5 kgfm.
Os ganhos de desempenho se refletem nos números. A velocidade máxima obtida pelo propulsor Hi-Power é de 174 km/h (com etanol) e 172 km/h (com gasolina). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos (com etanol) e em 11,8 segundos (com gasolina). O Hi-torque precisava de 11,7 segundos e 12,1, segundos, respectivamente.
As mudanças técnicas na linha 2013 de Logan e Sandero incluem mudanças nas relações de marchas, para beneficiar o consumo de combustível. O câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela Renault no Chile. As relações de marchas, no entanto, foram levemente modificadas, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.
Sandero GT Line
Como já havíamos publicado anteriormente, o Renault Sandero GT Line chega às concessionárias a um preço de R$ 38.470 e sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, farol de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor preta, rádio com CD e MP3 (do tipo double DIN), comando satélite na coluna de direção, freios ABS e airbags para motorista e passageiro. A nova versão será comercializada em quatro diferentes opções de cor: Branco Glacier, Vermelho Vivo, Prata Etoile e Preto Nacré.
Novos equipamentos
O Sandero traz ainda novidades na lista de equipamentos. Os itens do Pack Plus (com calotas integrais, desembaçador traseiro, manopla de câmbio com acabamento em alumínio, puxador ergonômico na porta e logotipo Renault cromado no centro do volante) passam a ser de série, mesmo na versão Authentique. Já o Sandero Expression (1.0 e 1.6) recebe ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina e alarme. A versão 1.6 passa a conta ainda com rodas de liga leve com novo desenho.
Assim como o hatch, o Logan também recebeu mudanças nos itens de série. O sedã, na versão Authentique 1.0, traz o Pack Plus de série. Além disso, os componentes que integravam o Pack Conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina e computador de bordo) agora são de série na versão Expression (1.0 e 1.6).