O mercado de automóveis equipados com motores 1.0 está cada vez mais amplo, sobretudo com a era do “downsizing”. Hoje em dia, até mesmo modelos de porte médio contam com propulsores “mil” e alguns deles dispõe até da opção de transmissão automática – vale lembrar que, até pouco tempo atrás; motor 1.0 era sinônimo de ineficiência e podia ser encontrado somente em carros de entrada.
Além disso, a tecnologia está presente na maior parte deles. A Volkswagen, por exemplo, dispõe de motores 1.0 TSI com três cilindros; turbocompressor e até injeção eletrônica de combustível. Estas tecnologias eram oferecidas somente em automóveis mais caros. Tudo isso para resultar num bom nível de potência e de torque; mas mantendo a eficiência característica dos propulsores mil.
Os carros “mil” mais potentes do nosso mercado são dotados de motores turbo. Os cinco primeiros da lista contam com a tecnologia. Já entre os aspirados, a linha Ka da Ford aparece como a mais potente neste quesito; dotada de um propulsor que desenvolve até 85 cv.
Confira abaixo o ranking de potência de todos os automóveis equipados com motores 1.0 no mercado brasileiro:
1) Volkswagen Polo 1.0 TSI – 128 cv e 20,4 kgfm
2) Volkswagen Golf 1.0 TSI – 125 cv e 20,4 kgfm
3) Ford Fiesta 1.0 Ecoboost – 125 cv e 17,3 kgfm
4) Volkswagen up! 1.0 TSI – 105 cv e 16,8 kgfm
5) Hyundai HB20 1.0 Turbo – 105 cv e 15 kgfm
6) Ford Ka e Ka Sedan 1.0 – 85 cv e 10,7 kgfm
7) Volkswagen Polo 1.0 MPI – 84 cv e 10,4 kgfm
8) Renault Logan e Sandero 1.0 SCe – 82 cv e 10,5 kgfm
9) Volkswagen up!, Gol, Voyage e Fox 1.0 MPI – 82 cv e 10,4 kgfm
10) Hyundai HB20 e Kia Picanto 1.0 – 80 cv e 10 kgfm
11) Chevrolet Onix e Prisma 1.0 SPE/4 – 80 cv e 9,8 kgfm
12) Fiat Mobi Drive, Uno e Argo 1.0 Firefly – 77 cv e 10,9 kgfm
13) Nissan March e Versa 1.0 – 77 cv e 10 kgfm
14) Chery New QQ 1.0 – 75 cv e 10,1 kgfm
15) Fiat Mobi, Palio e Grand Siena 1.0 Fire – 75 cv e 9,9 kgfm
16) Renault Kwid 1.0 – 70 cv e 9,8 kgfm
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.