A CESVI, uma entidade voltada para a segurança viária e dos automóveis, criou mais um interessante ranking. Trata-se de um estudo de visibilidade traseira dos veículos vendidos no Brasil. Seguindo padrões definidos, os modelos são analisados sob alguns critérios interessantes como área envidraçada, tamanho dos retrovisores, carroceria e altura. A preocupação maior é evitar colisões traseiras, principalmente, ao estacionar, mas o estudo aponta os carros que mais facilitam a vida do motorista em situações de troca de faixas, ultrapassagens e conversões. Vamos publicar aqui durante os próximos dias cada categoria começando pelos hatches compactos.
Aqui o Mille, com suas grande janelas e colunas finas, se deu melhor enquanto o novo Punto, da mesma Fiat, foi o último colocado, não por menos afinal é um carro de linha cintura alta e janelas baixas. Confira o ranking:
Modelo |
Área não visível
|
Último ponto visível
|
FIAT Mille Fire 3P |
4,82 m²
|
2,5 m
|
RENAULT Clio 5P |
6,96 m²
|
4,9 m
|
FIAT Palio fase III 5P |
8,14 m²
|
4,7 m
|
PEUGEOT 206 5P |
8,20 m²
|
4,9 m
|
GM Corsa 5P |
9,66 m²
|
7,1 m
|
VW Gol G4 5P |
11,32 m²
|
6,1 m
|
FIAT Palio Fase IV 5P |
11,04 m²
|
6,5 m
|
VW Polo hatch 5P |
10,68 m²
|
7,3 m
|
GM Novo Celta 4P |
11,04 m²
|
6,5 m
|
FORD Fiesta 5P |
10,94 m²
|
9,3 m
|
FIAT Palio Fire fase II 5P |
11,28 m²
|
7,3 m
|
GM Celta 5P |
11,58 m²
|
7,3 m
|
CITROËN C3 5P |
13,30 m²
|
7,9 m
|
FORD Ka 3P |
14,06 m²
|
8,5 m
|
VW Fox 5P |
17,28 m²
|
9,1 m
|
FIAT Punto |
17,58 m²
|
11,4 m
|