Parecia que a Renault iria partir para cima da Ford, após ter superado a Honda há alguns meses nas vendas. Parecia. A marca francesa vem perdendo o fôlego nos últimos meses. Em abril, chegou a quase 11 800 unidades emplacadas, mas de lá para cá só cai: em julho foram 10 280 carros.
Sorte da Honda, que voltou a vender mais que ela no mês passado. Foram 10 791 exemplares, desempenho que contou com a ajuda do CR-V e do Fit – o Civic ajudou, mas pouco.
Pela Renault, quem deixou a desejar foi a dupla Logan e Sandero. O sedã caiu de 3 669 em abril para 3 173 unidades vendidas em julho. O hatch, por sua vez, desceu de 4 452 para 3 864 no mesmo período.
Veja o ranking de vendas nos links abaixo:
Ranking de marcas
Ranking de veículos
Os automóveis mais vendidos por segmento
Os utilitários mais vendidos por segmento
Para o Gol ter crescido tanto, alguém com carros na mesma faixa de preço (R$30000 a R$40000) tem que ter perdido, como aparentemente não houve canibalização com Fox e Polo no primeiro mês, sobrou para a Renault.
Sinceramente, esse trio frances renault, peugeot e citroen e conhecido por manutencao cara e carros problematicos. Acho que vai perder mais terreno ate o final do ano. tambem contar com uma marca que lanca o Sandero e logan, da nisso.
A Renault tem uma linha incompleta e defasada ( Scenic e Clio estão sendo eliminados pelo mercado ) o Logan e o Sandero tem seus méritos, mas o desenho desagrada a muitos. Megane é um bom carro mas foi lançado equivocadamente pouco tempo antes do New Civic e perdeu toda a atenção da mídia e do público . E pra completar a área de marketing da montadora é um desastre total.
Como crescer com este cenário ?
Se observarmos que Peugeot e Citroën são a mesma fábrica (PSA), a Renault fica mais atrás ainda e quem fica próxima da Ford (com mais de 90 mil carros no ano) é a PSA.