O Gol continua vendendo como sempre, o Palio permanece como eterno 2º colocado e a picape Strada dá as cartas entre os utilitários. O ranking de fevereiro mostrou poucas mudanças entre os principais modelos à venda no Brasil. Confira a lista aqui.
Entre as marcas, a Fiat mais uma vez foi a mais vendida, seguida pela Chevrolet sem contar os utilitários verdadeiros, como a Kombi e as vans do tipo Sprinter, etc. A Honda fica em 5º por esse critério, à frente da Renault. E a Toyota foi atropelada pela Citroën, portanto, que o novo Corolla venha logo, para os japoneses recuperarem o terreno.
No ranking de segmentos de automóveis, os destaques foram o Sandero, que já vende mais que o Clio; o Golf, que assumiu a vive-liderança entre os hatches médios; e oHyundai Azera, novo sedã sul-coreano, que ultrapassou Classe C e Passat.
Entre os comerciais leves, os Hyundai continuam fazendo a festa: Tucson lidera entre os utilitários médios, o Santa Fe, entre os crossovers médios, e o Veracruz entre os crossovers maiores.
A verdade é que pagamos um preço alto por essa geração/manutenção de empregos por via de incentivos dos governos. Carro no Brasil é caro demais. E não é questão de impostos. Nossa tributação não é tão mais alta que a média mundial, para justificar preços de até três vezes mais por um carro que em outros países. Procure aí no Google. É que as montadoras ganham muito dinheiro aqui!