Os números de emplacamentos de maio foram fechados e o resultado surpreendeu: houve aumento de vendas tanto em relação ao mês de abril como se comparado a maio de 2008. No primeiro caso, a alta foi de 5,8% e no segundo, de 3,2%. O mercado aquecido só nos faz crer que o fim do desconto do IPI está próximo.
Considerando apenas os números de automóveis e comerciais leves, o mercado brasileiro cresceu em relação ao ano passado. Ou seja, o IPI não só não deixou acontecer uma quebradeira como já impulsiona a indústria além do esperado. Não é à toa que o presidente da Volkswagen tenha dito que não acredita que a isenção do IPI passe de junho.
Falando de ranking, a Fiat continua mais líder do que nunca – emplacou 60 619 veículos, alta de 4%. Porém, a Volkswagen foi levemente superior: com 55 593 emplacamentos, a marca cresceu 5,5%. Pouco para quem quer bater a rival italiana. No acumulado do ano, a Fiat tem 271 534 unidades contra 259 961 da VW.
A surpresa foi a Chevrolet. Mesmo com todos os problemas da matriz, a marca emplacou 47 866 unidades, alta de quase 18%. Ford e Honda, a 4ª e a 5ª colocadas, tiveram queda nas vendas enquanto a Renault, Toyota, Peugeot e Citroën subiram.
Graças ao preço especial do Azera e das campanhas agressivas com outros modelos, a Hyundai superou pela primeira vez a marca das 5 mil unidades vendidas. Para ser exato, 5 060. Até o hatch i30 ajudou, com 85 emplacamentos.