Os números de vendas de fevereiro foram fechados e mostraram um crescimento geral em relação a janeiro, mesmo com Carnaval e menos dias úteis. Foram cerca de 211 mil emplacamentos contra 201 mil em janeiro, uma alta de 5%, ou seja, tudo leva a crer que foi o recorde para o mês, normalmente associado à uma leve queda nas vendas.
O ranking completo de vendas você vê no site Fast Driver, mas preparamos aqui uma lista com os modelos que mais cresceram e mais caíram em vendas em relação a janeiro. Confira:
Em alta
1º Land Rover Freelander 2 – 250% (245/70)
2º BMW Série 3 – 82,5% (320/175)
3º Fiat Doblò – 56,9% (623/397)
4º Honda Fit – 45,6% (3 619/2 485)
5º Volkswagen Golf 34,4% (1 450/1 079)
O Freelander entrou em promoção recentemente e talvez isso tenha se refletido nesse pico. O sedã Série 3, da BMW, graças à versão 320, se transformou no carro mais vendido da marca. O Doblò, certamente, está chegado à rede com a nova cara. Já Fit e Golf parecem ter experimentado uma procura maior mesmo já que suas vendas em janeiro não foram ruins.
Em baixa
1º Chevrolet Blazer – -67,9% (105/327)
2º Volkswagen Jetta – -47,7% (181/346)
3º Ford Fusion – -44,1% (424/759)
4º Honda CR-V – -39,5% (617/1 020)
5º Honda City – -36,5% (1 647/2593)
A Blazer, como é sabido, sobrevive graças à frotistas e às forças policiais. Quando não há encomendas, os números caem. Jetta, Fusion e CR-V compartilham o fato de serem importados do México, o que às vezes afeta o estoque nas concessionárias. Já o City surpreende. O sedã perdeu quase 900 unidades em relação a janeiro.
Fui a concessionária ver Jetta e Tiguan e não há nada de importados VW em estoque. Não sei se é o mesmo com Fusion ou CRV, mas arrisco dizer que sim.
Esse pessoal não aprende: imaginem um supermercado deixar faltar cerveja porque foram muito tímidos nas encomendas!?
@Leandro Pi
É exatamente por ai mesmo. Colocação simples, mas excelente.
Se isso não for amadorismo das profissionais montadoras, são puramente descasos. São funcionários e aonde não está fixado os olhos do dono, os porcos não engordam.
Concordo com o Leandro Pi e o Comanche, não adianta querer vender muito carro importado (e caro), sem que a rede de concessionárias esteja preparada!
Realmente esse ranking mastigado é muito bom para mostrar os interesses do mercado.
Quanto ao Freelander 2, nota-se que a redução de R$ 16 mil no preço (saindo por R$ 116 mil) funcionou.
http://www.blogauto.com.br/land-rover-baixa-preco…