Pode haver alguma leve mudança nos números já que a Fenabrave não divulgou ainda seus números finais, mas é possível afirmar algumas coisas sobre 2008:
– A Fiat foi a líder mais uma vez, com mais de 650 mil emplacamentos, mas a Volks ficou a apenas 2 300 carros em dezembro. Ou seja, a briga vai ser boa em 2009…
– A Chevrolet não se recuperou do baque da economia e vendeu apenas 29 mil carros em novembro e igual valor em dezembro. A Ford, com 22 mil emplacamentos, pode até brigar pelo 3º lugar.
– A Renault quase retomou o 5º lugar no mercado geral. Acabou perdendo o posto para a Honda por causa da crise. Aliás, as japonesas parecem que nem enfrentaram dificuldades. Tanto Honda quanto Toyota venderam bem no final de 2008.
– As coreanas, por outro lado, caíram no final do ano, mas não foi só por causa da crise. Ambas receberam a concorrência pesada de crossovers como Captiva e Journey, entre outros. Ou seja, a festa acabou.
– Entre os carros, o Gol sobrou – terminou 2008 com quase 286 mil unidades vendidas. Já o Palio conseguiu ser vice-líder, porém, ficou em 3º no último trimestre, atrás do idoso Uno Mille.
– Os sedãs compactos têm um rival de primeira linha. O Voyage vende cada vez mais e terminou dezembro atrás apenas do Siena e do Corsa Sedan.
– Entre os sedãs médios, o domínio japonês foi tão grande que as outras marcas deveriam mudar de área. Civic e Corolla respondem por nada menos que 55% do segmento. Os outros 45% são divididos entre 14 modelos. E isso é uma média de 2008. Se levarmos em conta apenas os números do final do ano, essa participação é ainda menor.
Veja como ficou o ranking 2008:
Marcas
Veículos
Automóveis por segmento
Utilitários por segmento
"…sedãs médios, o domínio japonês foi tão grande que as outras marcas deveriam mudar de área. Civic e Corolla respondem por nada menos que 55% do segmento. Os outros 45% são divididos entre 14 modelos "
Olha só que dado interessante… A Inteligentissima PEUGEOT quer lançar primeiro o 308 Sedan (se for verdade msm).. Para ser só mais um, quando os Hatchs que estao bem mais carentes de grandes carros!
E a Fiat, hein? O Punto estacionou em 1500 unidades, o Linea não decolou nas vendas e o Palio não só deixou de concorrer com o Gol como apanha até do velhinho Uno. Nesse ritmo, a perda de liderança para a VW tem muita chance de acontecer.
E o "grande" Linea??? Como haviamos expressado no ato de seu lançamento, havia ficado a dúvida se seria novo "mico" da Fiat. Pelo visto, ela (FIAT) só serve para fabricar carros básicos no Brasil!!! Vide Uno,e a família Palio (que só vendem os fire de carroceria antiga).
Para os felizes proprietários do "novo palios", aí vem o "denovo palio"!!! O mesmo feiozão (bunda caída) com a frentinha dos Sienas e um projetinho atualizado de 1996!!! Você quem comprou o modelo 2009 vai ver o seu "novo palio" ser velho no início de 2009, após lançamento do "denovo palio"!!!
Muito bom para esta marca, visto que seu carro mais vendido é um projeto de 1983 (no Brasil), o temerível Mille!!!