Como dissemos, o Gol não deu chances para o Palio na luta pelo primeiro lugar e já que são hatches compactos isso significa a liderança geral do ranking. Mas vamos falar dos outros modelos. O Mille, por exemplo, tirou o 3º lugar do Celta, que teve um ano de empate (vendeu o mesmo que em 2006). Como o mercado cresceu quase 30%, isso se traduz em queda de participação.
Curiosidades: mesmo com apenas o motor 1.4 como novidade, o Corsa aumentou mais suas vendas que o Fiesta, que mudou o visual. O Ka, mesmo na expectativa de mudar, teve um aumento superior a 50% nas vendas.
Interessante foi a disputa entre os hatches premium, aqueles que não tem versão popular. O Polo, depois do facelift, vendeu muito, mas quem terminou o ano na frente foi o C3, da Citroën. Sabe quem deverá ser o líder em 2008? O Punto, que desde sua estréia, emplaca mais que seus dois concorrentes.
Posição | Modelo | 2007 | 2006 | variação |
1º | Volkswagen Gol | 243.137 | 189.118 | 28,6% |
2º | Fiat Palio | 221.745 | 162.713 | 36,3% |
3º | Fiat Mille | 128.530 | 115.456 | 11,3% |
4º | Chevrolet Celta | 126.250 | 126.213 | 0,0% |
5º | Volkswagen Fox | 99.499 | 83.899 | 18,6% |
6º | Ford Fiesta | 68.021 | 56.290 | 20,8% |
7º | Chevrolet Corsa | 45.448 | 37.517 | 21,1% |
8º | Peugeot 206 | 39.106 | 33.740 | 15,9% |
9º | Citroën C3 | 29.512 | 22.281 | 32,5% |
10º | Ford Ka | 29.329 | 19.386 | 51,3% |
11º | Volkswagen CrossFox | 26.805 | 23.716 | 13,0% |
12º | Volkswagen Polo | 22.315 | 13.463 | 65,8% |
13º | Renault Clio | 19.224 | 19.881 | -3,3% |
14º | Fiat Punto | 13.850 | ||
15º | Kia Picanto | 1.621 | 282 | 474,8% |
Se o fato de não ter versão popular ( 1.0 ) caracteriza o hatch como "premium" então o Peugeot 206, e não o C3, é quem lidera a categoria com larga vantagem.
Não tem como o Celta ficar na frente do Uno. Quem dirigir os dois vai saber o que estou falando!