O Porsche Cayenne Turbo agora tem um novo concorrente que deve ser levado em consideração. Estamos falando do novo Range Rover Sport SV, ou seja, a versão mais esportiva, potente e rápida do SUV de luxo, de acordo com a Land Rover. Com incríveis 635 cv e prometendo o melhor desempenho que já vimos na marca até hoje, é hora de descobrir todos os ingredientes deste Sport SV.
Esta nova geração do Range Rover na verdade utiliza um motor da BMW, o motor de 4.4 litros dos inúmeros BMW equipados com V8. Foi uma jogada inteligente da Jaguar Land Rover, já que seu motor V8 de 5.0 litros não estava mais em conformidade com as novas regulamentações de emissões. Então, em vez de investir em um novo V8 que teria vida curta, devido à mudança da marca para veículos elétricos em breve, ambas as marcas decidiram comprar e usar um V8 de outra empresa. O V8 biturbo da BMW mostrou-se digno. No entanto, parece que a JLR está recorrendo ao antigo portfólio da divisão M, já que o novo Range Rover Sport SV de alto desempenho recebe uma versão de 635 cv de potência do motor V8 biturbo de 4.4 litros, que não é surpreendentemente a mesma quantidade de potência do M5 CS.
Começando pelo design exterior, o novo Range Rover Sport SV aposta em uma imagem mais esportiva do que as versões anteriores, mas sem exageros. Agora temos para-choques mais esportivos, entradas de ar maiores e o uso de grades em formato de colmeia para realçar esse caráter mais radical. Além disso, pela primeira vez, há a instalação de um kit de fibra de carbono que inclui rodas de 23 polegadas (reduzindo o peso em 35,6 kg), capô dianteiro e spoiler.
No interior, a atmosfera continua a falar de luxo em termos superlativos, mas agora apresenta um design um pouco mais esportivo, com o uso de novos assentos semiconcha específicos para esta versão, bem como detalhes exclusivos, como o volante com botão SV Mode integrado.
É no aspecto técnico que encontramos mais melhorias, começando com um motor 4.4 V8 Twin-Turbo híbrido leve potencializado para 635 cv e 76,5 kgfm, oferecendo um aumento de 60 CV e 5,2 kgfm em relação ao Sport SVR anterior. A transmissão utilizada é automática de 8 velocidades, conectada a um sistema de tração integral inteligente, no qual adicionamos um diferencial esportivo para o eixo traseiro.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Tudo isso é complementado pela instalação de um sistema de direção nas rodas traseiras, suspensão pneumática com ajuste de altura e novos amortecedores interconectados hidraulicamente, permitindo um melhor controle da carroceria e eliminando a necessidade de barras estabilizadoras. Opcionalmente, é possível instalar um novo sistema de freios de cerâmica-carbono Brembo Octyma, com discos dianteiros de 440 mm, o que resulta em uma redução adicional de peso de 34 kg.
Graças a todas essas melhorias, o novo Range Rover Sport SV é capaz de atingir 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.