A Ram 3500 é oferecida em duas versões, a Laramie – que inclui a opção Night Edition – e a Limited Longhorn, uma configuração inédita no país que oferece o máximo de sofisticação dentro da marca e que foi testada por nós.
O coração da Ram 3500 é o icônico motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros, que agora vem em uma versão ainda mais potente. Com seis cilindros em linha, esse verdadeiro motor de força entrega 377 cv a 2.800 rpm, tornando-se a picape a diesel mais potente do Brasil (com 12 cv a mais do que a Ram 2500). O torque impressionante de 117 kgfm a 1.700 rpm é um recorde no segmento. Diferente da Ram 2500, a Ram 3500 utiliza o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir as emissões de poluentes.
Versões e Preços
- Limited Longhorn: R$ 534.990,00
- Laramie: R$ 489.990,00
- Laramie Night Edition: R$ 499.990,00
Além de todo esse poderio, o propulsor é tecnicamente muito avançado. O bloco é feito de ferro fundido vermicular, proporcionando maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza, além de ajudar a reduzir o peso total. A turbina de geometria variável (VGT) é de última geração, contribuindo para um desempenho excepcional.
O sistema de transmissão conta com um câmbio automático de seis marchas. Um dos destaques é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que suaviza as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). O condutor pode escolher entre três modos de tração: 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
A Ram 3500 tem números inigualáveis quando se fala em carga e reboque. Além da potência do motor Cummins, outros fatores contribuem para essa capacidade, como o chassi extremamente rígido, composto por 98,5% de aços de alta resistência, e a suspensão exclusiva com molas longitudinais. Isso resulta em uma picape com muita aptidão para o trabalho pesado, mantendo o conforto de uma picape premium.
Com sua excepcional capacidade, a Ram 3500 pode transportar até 1.752 kg de carga e rebocar até 9.021 kg. Esses números superam em muito outras picapes vendidas no Brasil, incluindo a Ram 2500, que pode carregar 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente, 664 kg e 1.160 kg a menos). Para auxiliar o condutor, a Ram 3500 conta com limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e a função Tow/Haul.
A Ram 3500 oferece diversos recursos para facilitar o transporte e a organização da carga. Quando equipada com a pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck), a capacidade de carga chega a 1.628 litros, sendo a maior da categoria. Essa configuração também inclui tomada interna de 115V e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.
Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, trancáveis e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, a caçamba ainda possui impressionantes 1.280 litros de capacidade. Independentemente da configuração, a caçamba da Nova Ram 3500 possui revestimento especial, aplicado através de spray, e iluminação em LED.
Os espelhos retrovisores externos também contribuem para a capacidade da picape. São multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia. Os espelhos também podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão ao puxar um trailer.
A Ram 3500 Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da marca. Ao abrir a porta e entrar na cabine, imediatamente somos cercados por materiais nobres, como o couro Natura Plus e a madeira legítima. Em uma elegante combinação de marrom Cattle Tan e preto, o couro com costuras contrastantes reveste os bancos e várias superfícies do interior, proporcionando um ambiente luxuoso e acolhedor.
A madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel, adicionando ainda mais exclusividade à Ram 3500. Cada picape possui detalhes diferentes, tornando cada uma única. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impresso a laser.
A Ram 3500 Limited Longhorn oferece um nível excepcional de recursos tecnológicos. Os faróis Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes, aumentam a visibilidade noturna em curvas, tornando a condução mais segura. Há também outros itens de destaque, como espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A Ram 3500 é uma picape impressionante, que combina potência, sofisticação e tecnologia de ponta. Com seu motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros e diversas tecnologias avançadas, ela supera as expectativas de uma picape full size. Seu design elegante e detalhes sofisticados no interior proporcionam uma experiência de condução única. Sem dúvida, a Ram 3500 Limited Longhorn é a escolha perfeita para aqueles que buscam o máximo em capacidade, conforto e estilo.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.