Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima de 317 km/h. Este é o novo Audi R8 Spyder GT, que acaba de fazer sua estreia no mercado brasileiro e terá apenas duas unidades à venda por aqui, dos 333 exemplares a serem produzidos pela montadora alemã em todo o mundo. O superesportivo conversível vem equipado com um motor 5.2 litros FSI.
O propulsor do modelo conta com bloco de alumínio e a injeção direta de combustível FSI. A lubrificação por cárter seco garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante velocidade máxima do esportivo. Com sua central eletrônica modificada, o motor produz potência de 560 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 55 kgfm a 6.500 rpm.
O consumo de combustível combinado é de 7,0 km/l, com emissão de CO₂ combinada de 332 g/km. O superesportivo sai de fábrica com o câmbio R tronic de 6 velocidades: um sistema de transmissão automatizado com troca automática ou mesmo manual, por meio de shift paddles no volante esportivo em camurça ou da alavanca de câmbio.
Destaque também para o controle de saída (launchcontrol), que, juntamente com o controle de tração Quattro, garante o ponto certo do motor para uma arrancada mais rápida. O sistema de tração integral Quattro concentra sua força no eixo traseiro, mas, caso seja necessário, o sistema envia força extra para o eixo dianteiro. Em conjunto com o diferencial traseiro, ele providencia tração, estabilidade e melhor rolagem para o R8 GT Spyder.
A suspensão esportiva também foi desenvolvida visando o alto desempenho, com barras de alumínio em forma de triângulo, proporcionando uma direção muito mais sensível ao carro. O modelo vem equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que trata de manter o R8 GT Spyder na rota, mas pode ser desligado de acordo com a preferência do condutor.
Na lista de equipamentos, o carro conta com airbags frontais e laterais dianteiros, cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista, assistente de partida em aclives, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico, o controle de cruzeiro, travamento central com controle remoto à distância, entre outros.
Por dentro, os bancos são esportivos e opcionalmente podem ser do tipo concha de corrida. O acabamento tem costura contrastante e estofamento em couro, com duas opções de combinação de cores para os assentos – preto e vermelho e preto com cinza titânio. Os bancos dianteiros possuem aquecimento e contam com regulagem elétrica, inclusive, para o apoio lombar.
O acabamento do carro é em couro e em fibra de carbono fosca. Há ainda brancos no conjunto de instrumentos; pedais e descansa-pé em alumínio; alavanca de câmbio com logo R8 GT com novo design; e volante esportivo em camurça com logo R8 GT. O esportivo vem ainda com computador de bordo com marcador de temperatura, tapetes com logotipo R8, ar-condicionado automático, teto moldado em Couro Alcântara (mesmo material utilizado nos porta-objetos traseiros e para-brisa com isolante térmico). O porta-malas dianteiro tem capacidade para levar até 100 litros.
Os sistemas de informação e entretenimento do superesportivo incluem Audi Music Interface, Rádio Concert e sistema de som Bang & Olufsen, com Bluetooth e microfones espalhados pela cabine, para que o motorista possa efetuar ligações sem utilizar diretamente o celular.