A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira mais um recall dos modelos Gol e Voyage, ambos da nova geração. O chamado envolve 193 620 veículos fabricados entre 2009 e este ano. O defeito está nos rolamentos das rodas traseiras.
Segundo a VW, a falta de engraxamento nos rolamentos pode causar ruído e até o travamento da roda. Em casos mais graves, há até a possibilidade de desprendimento da roda, potencializando a ocorrência de um acidente.
Os modelos envolvidos no recall deverão comparecer às concessionárias da Volks a partir desta quinta-feira e passarão por uma inspeção que indicará a melhora ação – aplicação de graxa ou troca dos rolamentos.
Os veículos envolvidos no recall são os seguintes:
2009
chassis de 9P032093 a 9P087269 e de 9T152912 a 9T255796
2010
chassis de AP000001 a AP049248 e de AT000001 a AT051483
Mais informações pode ser obtidas pelo telefone 0800-0195775, ou no site da VW (www.vw.com.br).
Com tantos recalls aqui e no exterior, será que os fabricantes não estão aprovando projetos com erros e falhas ou reduzindo a importância do controle de qualidade no intuito de colocar o veículo o mais rápido possível no mercado ?
Quando se pensa que o projeto de um carro totalmente novo leva algo em torno de 5 anos e que o mesmo (na teoria) passa por uma bateria de testes, esses tipos de erros e falhas não deveriam ocorrer. Mas como aqui no Brasil boa parte da imprensa especializada (salvo exceções), adora falar bem dos fabricantes e de seus produtos defasados, fica difícil alguém questionar o pessoal responsável pela engenharia do modelo.
Se eu não me engano já é o quinto ou sexto recall do noovo gol (o mais vendido do brasil) fora o problema no motor…
No Brasil já se paga um preço absurdo pra comprar um carro lixo e ainda por cima vem cheio de defeito.
@Ricardo Júnior
acho que problemas sempre existiram, só que agora eles estão sendo detectados pelas montadoras mais sérias (como VW, Honda, Toyota, Mercedes…)
A Fiat ainda nem se pronunciou em relação aos Stilos que soltam a roda traseira.
@Leandro Pi
A Fiat não se pronunciou pq não tem defeito… Na verdade, já avaliou os casos suspeitos e concluiu que as rodas se soltaram com a batida. Acredito que seja mesmo, pq mesmo ela "não tendo se pronunciado", como por milagre os boatos sumiram. Será um caso de autoconserto???
<blockquote cite="#commentbody-18336">
Márcio :@Leandro Pi
A Fiat não se pronunciou pq não tem defeito… Na verdade, já avaliou os casos suspeitos e concluiu que as rodas se soltaram com a batida. Acredito que seja mesmo, pq mesmo ela “não tendo se pronunciado”, como por milagre os boatos sumiram. Será um caso de autoconserto???
PI, PI. PI… FIATMANİACO DETECTED!
E quanto as portas assombradas (que se abrem sozinhas e com o carro em movimento) do Doblo? Também seria acaso ou mau uso dos proprietarios?
E quanto aos milhares de Palios flex com vazamento nos tanquinhos de partida a frio? Ah, ja sei, foi gasolina adulterada… Ah esses clientes descuidados!
O fato é: pra que investir em qualidade? Brasileiro compra carroça a preço de carrao… Who cares??? Vamos investir em marketing e propaganda que trara mais retorno. Vamos patrocinar times de futebol, programas de televisao… Afinal, no Brasil nao tem consumıdor, tem TORCEDOR!
E se nao estou enganado, na ocasiao do lançamento, Fox e Polo (hatc e sedan) apresentavam problemas nos rolamentos de rodas traseiros.
Pode ser que nao seja o mesmo problema, mas ja teve precendentes na mesma plataforma…
Vejam, a questão é mais séria do que simplesmente as fábricas estarem sendo "mais honestas". A própria Toyota veio a público se desculpar, assumindo o erro e se comprometendo a mudar processo e investigar as causas. Mas a Vw… não deve ter um único Gol ou Voyage 1.0 que não tenha problemas crônicos, e a Vw somente irá reparar ou fazer recall conforme a situação ficar insustentável. As falhas foram as mais absurdas possíveis – para refrescar a memória: lanternas com cor errada, motores que morrem ou não ligam, aquelas horríveis detonações na partida, motores sendo trocados em carros novos depois de fundirem, etc. (há mais) – não há nada de honesto aqui, o produto está cheio de falhas, e não foi testado como devia – na cara dura. Nada de novo, em se tratando da fábrica que ainda vende Kombi por aqui. Eu li outro dia algo que é verdade: no Brasil, não temos consumidores, temos torcedores, e as montadoras vivem de vender sonhos e não qualidade ou tecnologia. No caso de algumas é ilusão mesmo.
Legal… dessa vez chamaram de Recall e não de "oficina ativa, bla, bla, bla…" ou algo do gênero. Genial o comentário referente aos torcedores, pois realmente há uma grande diferença entre a pessoa ter admiração por determinada(s) montadora(s), normalmente em função da identidade de design, qualidade, motor, etc. e outra bem diferente é ser cego, parar no tempo e simplesmente defender sem base ou informação, qualquer tipo de coisa que venha do time, quero dizer, da marca preferida.
Realmente, este pais é um circo.
Vergonhoso.
Gente, se conformem, brasileiro só pensa em carnaval, campeonato brasileiro, e campeonato estadual, putaria na tv, ver as gostosas na net, na tv na playboy, enfim tudo que a vida tem de bom.
Não vai se preocupar com estas coisas sem importancia.
E viva la vida loka!
Gente, como profissional de Gestão e Garantia da Qualidade já há quase 15 anos, tenho experiência e conhecimento suficientes para afirmar que no Brasil e boa parte da América Latrina, ops, Latina, dá pra contar nos dedos quantas empresas realmente se importam com o tema qualidade. A grande maioria só tem esses departamentos pra cumprir tabela. ISO 9001? Hahaha, tenta vender um produto para mercados mais exigentes hoje (Europa, Japão e EUA) só com uma bosta de um certificado desses.
O mais decepcionante é que praticamente todos os programas e conceitos de gestão de qualidade aplicados hoje nasceram com os militares e se desenvolveram justamente com as montadoras. Lean Manufacturing, JIT, 6 sigma, Kaizen, etc. São praticamente obrigatórios em qualquer indústria grande hoje em dia. Só que do outro lado da moeda, é muito fácil "abrandar" certas ferramentas pra parecer que estão sendo cumpridas, porém é um tiro no pé, já que depois taí o prejuízo (material e na imagem).
A grande sacada em "economizar" com qualidade é o famoso SPP (se pegar pegou), pois com toda a demanda em produzir mais, com menos custos e menos tempo, já tem que cortar na carne certos gastos. Qualidade é gasto e marketing é investimento pra muitas empresas, quando deveria ser o contrário. Tem até uma "ciência" que estuda isso, chamada Risk Management (Gerencimento de Risco) onde se avalia e pontua a possibilidade e probabilidade de acontecer um problema e sua respectiva repercursão.
E digo mais: o Recall, que é uma ação em produtos que podem apresentar risco à integridade física de alguém, só é executado atualmente pelas empresas (não só montadoras) no Brasil, por força do Código de Defesa do Consumidor, porque se não o fosse muito poucas delas o aplicariam.
Não é preciso nem acrescentar muita coisa depois do que já escrevi, e depois do comentário do Rodrigo que tem conhecimento de causa. Se depois de tudo isso a gente percebe que recalls pelo menos no Brasil só acontecem quando não há mais jeito para enganar o consumidor, ou quando o risco de ter a imagem queimada pelo público é muito grande, imaginem quanto erros e falhas "simplórias" de projeto não chega ao conhecimento público.
E ainda tem otários que torcem para esses canalhas.
Por estas e por outras, que sou a favor de não haver "FIXAÇÃO" por esta ou aquela "MARCA", por não sermos "TORCEDORES" que torcem contra ou a favor e sim consumidores conscientes!
Que pulemos de uma para outra, sempre que houver maiores vantagens para nós consumidores. Só assim teremos um cenário favorável para a melhoria nesta relação de consumo X evolução X competição (entre as montadoras).
Só num cenário de competição acirrada por cada unidade, com o maior número possível montadoras, que teremos nossa situação mudada para melhor. Temos que buscar sermos semelhantes aos Europeus que em sua maioria, não temem mudar de "marca". Ex.: Quando o Golf europeu não agradou tanto, o consumidor local passou a adquirir outros produtos, o que forçou a melhoria do mesmo e puxou a melhoria dos demais produtos.
Sempre evoluindo, ofertando mais para "seduzir" os consumidores, diferentemente ao que observamos aqui, onde os "FANÁTICOS" alimentam este porco parque industrial que só visa o lucro abusivo, utilizando para isto que que há de pior a preço de "DIAMANTE AZUL".
Tenho esperança nas mudanças, que sejam breves e que partam de cada um de nós…
<blockquote cite="#commentbody-18347">
Rodrigo :<BLOCKQUOTE cite="#commentbody-18336">
Márcio :@Leandro Pi A Fiat não se pronunciou pq não tem defeito… Na verdade, já avaliou os casos suspeitos e concluiu que as rodas se soltaram com a batida. Acredito que seja mesmo, pq mesmo ela “não tendo se pronunciado”, como por milagre os boatos sumiram. Será um caso de autoconserto???
PI, PI. PI… FIATMANİACO DETECTED!E quanto as portas assombradas (que se abrem sozinhas e com o carro em movimento) do Doblo? Também seria acaso ou mau uso dos proprietarios?E quanto aos milhares de Palios flex com vazamento nos tanquinhos de partida a frio? Ah, ja sei, foi gasolina adulterada… Ah esses clientes descuidados!O fato é: pra que investir em qualidade? Brasileiro compra carroça a preço de carrao… Who cares??? Vamos investir em marketing e propaganda que trara mais retorno. Vamos patrocinar times de futebol, programas de televisao… Afinal, no Brasil nao tem consumıdor, tem TORCEDOR!
Que triste! Mais um recall… e ficamos pensando, o que será que está havendo com a "engenharia de produto", que anda fraquíssima nos produtos nacionais? Infelizmente, é muito preço para pouco produto, e não temos opções sérias a preços justos e com tecnologia atual. Ficamos com as porcarias projetadas e produzidas para terceiro mundo, e nos sentindo consumidores de terceira categoria. E enquanto a engenharia de produto enfraquece, por falta de investimentos , qualificação e transfer~encia de tecnologia, o setor de marketing recebe cada vez mais "bola cheia", como por exemplo a FIAT, a patrocinar a cretinice do Big Brother…
gostaria de saber dos donos de voyage se seus carros ficam com o motor em alta rotação com um barulho esquisito parece que esta moendo ferro é normal?