Leonardo Andrade, especial para o BlogAuto – Qual é a melhor picape do Brasil? Qual picape é a que atende as minha necessidades? Enfim que picape comprar? Fizemos um raio x do mercado, mapeando todas as opções disponíveis para você fazer a sua escolha.
O segmento de picapes é um dos oferecem mais opções aos consumidores no Brasil. Por aqui, há modelos compactos, como é o caso da Volkswagen Saveiro, compactos/médios (Fiat Toro), médios (Chevrolet S10, por exemplo) e grande, neste caso a única representante é a RAM 2500, considerada o “suprassumo” da categoria, para atender as necessidades de todos os consumidores que buscam um veículo para trabalho ou para lazer, com preços entre cerca de R$ 40 mil e R$ 260 mil. Confira uma lista das opções à venda no País.
Picapes Compactas
Chevrolet Montana
A Montana é um dos utilitários queridinhos dos brasileiros. À venda há cerca de 13 anos, a picape da Chevrolet está em sua segunda geração e disputa mercado com Saveiro e Strada. No entanto, a segunda versão do modelo está um pouco aquém do esperado. O veículo deixou de lado a base do Corsa C de terceira geração (a segunda para nós) para herdar plataforma e outros componentes do Corsa B, de primeira geração, que inclusive é a mesma do falecido Agile.
Apesar disso, a Chevrolet Montana soma bons atributos, como é o caso da capacidade de carga de 756 quilos, a maior entre as picapes compactas, e caçamba para 1.100 litros. Ao contrário das rivais, o modelo dispõe de apenas um motor em suas duas versões, um 1.4 litro de quatro cilindros, que rende 94 cavalos de potência com gasolina e 99 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 12,9 kgfm e 13 kgfm, respectivamente, a 3.200 giros, associado a um câmbio manual de cinco velocidades.
Entre os equipamentos, a Montana LS (de entrada) conta com airbags frontais, freios ABS com EBD, rodas de aço de 15 polegadas, direção hidráulica, preparação para som, banco do motorista com regulagem de altura, capota marítima, entre outros. O preço da variante é de R$ 44.190.
Já a topo de linha Sport (R$ 53.850) agrega alarme antifurto, faróis e lanternas de neblina, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis com acendimento automático, ar-condicionado, chave tipo canivete, volante com regulagem de altura, computador de bordo, controle de cruzeiro, trio elétrico, sistema de som com Bluetooth, entre outros.
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Quanto as vendas, a picape Montana também se posiciona abaixo de suas concorrentes: no acumulado de janeiro a junho, o modelo somou apenas 4.779 unidades emplacadas.
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Fiat Strada
A Strada vendida atualmente é praticamente o mesmo modelo lançado em 1998. No entanto, isso não é problema para seus clientes, já que a picape compacta da Fiat é líder absoluta entre os comerciais leves, com 28,9 mil emplacamentos no primeiro semestre deste ano. Parte desse sucesso se deve à capacidade do modelo para o trabalho pesado, além de uma variedade de versões disponíveis em seu catálogo.
O veículo é vendido nas versões Working, Trekking e Adventure, com cabine simples, estendida e dupla com três portas, com os motores 1.4 litro, 1.6 litro e 1.8 litro, sendo este último com opção de transmissão automatizada Dualogic. Ou seja, há modelos para todos os gostos, bolsos e necessidades.
A Fiat Strada de entrada, a Working, usa um propulsor 1.4 litro de 85 cv com gasolina e 86 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, a 3.500 rpm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Já a intermediária Trekking é dotada do 1.6 de 115 cv e 117 cv, a 5.500 rpm, e 16,2 kgfm e 16,8 kgfm, a 4.500 rpm, também com caixa manual. Por fim, a topo de linha Adventure usa o 1.8 de 130 cv e 132 cv, a 5.250 rpm, e 18,4 kgfm e 18,9 kgfm, a 4.500 rpm, com transmissão manual ou Dualogic, ambas de cinco marchas.
A caçamba da picape da Fiat consegue levar 1.220 litros e capacidade de carga é de 705 kg no modelo com cabine simples, 910 litros e 685 kg com cabine estendida e 680 litros e 650 kg com cabine dupla.
Outro diferencial do modelo é o Locker, sistema de bloqueio de diferencial, que ajuda o carro a sair de situações em que uma das rodas gira em falso, além de distribuir o torque entre os dois semi-eixos em caso de perda de aderência.
A picape da Fiat tem preços entre R$ 44.490 e R$ 70.850. A Adventure é equipada de série com airbags frontais, freios ABS com EBD, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, trio elétrico, capota marítima, sistema de som Connect com Bluetooth, ar-condicionado, volante e banco do motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, chave canivete, volante multifuncional em couro, rodas de liga-leve aro 16, entre outros.
Como opcional, a picape Strada topo de linha conta com o câmbio Dualogic, bancos revestidos em couro, teto solar elétrico, sensor de luz e chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com tela sensível ao toque, GPS, TV digital e DVD player, entre outros. Com todos esses itens, além da pintura metálica, a picape chega a R$ 89.954.
Volkswagen Saveiro
Renovada recentemente, a Volkswagen Saveiro pode ser considerada a mais “moderninha” entre as picapes. O modelo topo de linha Cross é equipado com sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e espelhamento para smartphones, volante multifuncional em couro, assistente de partida em rampas, freios ABS com função off-road e EBD, controle eletrônico de estabilidade e alerta de frenagem de emergência.
Além disso, a picape usa um novo motor 1.6 litro 16V de quatro cilindros, com 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, a 4.000 rpm, e câmbio manual de cinco marchas. Para as demais versões (Robust, Trendline e Highline), há um 1.6 8V de 101 cv e 104 cv, a 5.250 rpm, e 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, a 2.500 rpm, também com transmissão de cinco velocidades.
O modelo conta com uma caçamba de 924 litros e capacidade de carga de 638 a 715 kg no modelo cabine simples e 734 litros com cabine estendida e 580 l e 623 a 668 kg com cabine dupla.
A exemplo da rival Strada, a Saveiro é oferecida nas carrocerias cabine simples, estendida e dupla, mas neste caso sem a terceira porta lateral. Quanto aos preços, a VW cobra R$ 43.990 pelo modelo de entrada, ou R$ 69.990 pela Saveiro Cross Cabine Dupla, que pode chegar a R$ 76.042 com pintura metálica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro, sensores de chuva e crepuscular, tapetes em carpete, tomada 12V na caçamba, pneus off-road, suporte para celular e sistema multimídia com App-Connect.
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A picape é o segundo mais vendido entre os comerciais leves, com 19,3 mil unidades vendidas de janeiro a junho de 2016.
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Picapes compactas/médias
Fiat Toro
A Fiat Toro é, sem dúvidas, o grande destaque entre as picapes. O modelo foi lançado neste ano e já ocupa o pódio, com o 4º lugar e 15.743 unidades vendidas. Trata-se da “versão com caçamba” do crossover Renegade. O utilitário segue a mesma linha do modelo da Jeep, com direito a um interior de carro de passeio e ampla caçamba, capaz de levar 820 litros, com capacidade de carga de 1.000 kg no modelo com motor turbodiesel e 650 kg na variante flex.
Na gama de versões, há a Freedom e a Volcano, sendo a primeira com motor 1.8 litro flex com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2 e 2.0 turbodiesel, com transmissão manual de seis velocidades e tração 4×2 ou 4×4, enquanto a segunda usa apenas o bloco a diesel, com câmbio automático de nove velocidades e tração nas quatro rodas.
O motor flex consegue gerar 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol e torque de 18,8 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente. Já o turbodiesel rende 170 cv e 35,7 kgfm.
Entre os itens de série, a picape Toro Volcano oferece controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia Uconnect Touch NAV com tela sensível ao toque, navegador GPS e Bluetooth, console central com porta-objetos refrigerado, câmera de ré, direção elétrica, faróis com luzes diurnas de LED, faróis de neblina direcionais, assistente de partida em rampas, controle de descidas, lanternas traseiras de LED, painel de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, retrovisores elétricos com rebatimento elétrico e memória, rodas de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, entre outros.
Como opcional, a Toro mais cara conta com teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, sensor de pressão dos pneus, bancos revestidos em couro, capota marítima, sensor de chuva e de luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico, partida remota pela chave e volante com aletas para trocas de marcha.
A Fiat Toro parte de R$ 79.240 e chega a R$ 120.670, podendo alcançar os R$ 135.739 com todos os opcionais.
Renault Duster Oroch
Primeira picape do segmento de compactas/médias, a Duster Oroch nada mais é que um Duster com caçamba e segue a mesma linha da Toro. A fabricante francesa vende o veículo com preço inicial de R$ 66.080, alcançando os R$ 76.580 na configuração mais cara.
A picape Renault Duster Oroch está disponível nas versões Expression e Dynamique, sendo a primeira apenas com o motor 1.6 e a segunda com o 1.6 e também o 2.0 litros. O propulsor menor rende 110 cv com gasolina e 115 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,1 kgfm e 15,9 kgfm, a 3.750 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Já o maior entrega 143 cv e 148 cv, a 5.750 rpm, e 20,2 kgfm e 20,9 kgfm, a 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automática de quatro relações.
Com ambos os motores, a Oroch conta com uma caçamba com capacidade para 683 litros e capacidade de carga de até 650 kg.
A versão mais cara do modelo é equipada com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, controle de cruzeiro, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido em couro e com ajuste de altura, rodas de liga-leve aro 16, sistema multimídia Media Nav Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas e navegador GPS, comandos de áudio e telefone na coluna de direção, airbags frontais, alarme, faróis de neblina, freios ABS com EBD, entre outros.
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Nas vendas, a picape Duster Oroch foi o sétimo utilitário mais vendido no acumulado deste ano, com 6,5 mil emplacamentos.
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Picapes Médias
Chevrolet S10
Eis a veterana do segmento de picapes médias. A Chevrolet S10, que já soma mais de duas décadas de mercado, estreou sua geração atual em 2012 e foi reestilizada em maio deste ano para enfrentar as rivais. As mudanças, além do novo visual, incluíram ainda um interior com painel totalmente renovado, novos equipamentos e aprimoramentos no conjunto mecânico.
Um dos destaques do modelo é a motorização. A S10 é equipada com um 2.5 litros Ecotec flex, dotado de turbo e injeção direta de combustível, que entrega 197 cv com gasolina e 206 cv com etanol, a 6.000 rpm e 6.300 rpm, respectivamente, e torque de 26,3 kgfm e 27,3 kgfm, a 4.400 rpm, com transmissão manual de seis marchas e tração 4×2 ou 4×4.
Há ainda o 2.8 litros turbodiesel, com 200 cv, a 3.600 rpm, e 44,9 kgfm na versão manual e 51 kgfm no modelo com câmbio automático, ambos de seis velocidades, com tração traseira ou nas quatro rodas.
O modelo conta com uma caçamba de 1.061 litros e capacidade de carga para 1.232 kg na versão LT com câmbio automático e tração 4×2.
A S10 é vendida nas versões LT, LTZ e High Country, todas com cabine dupla e com preços entre R$ 97.890 e R$ 167.490. O modelo topo de linha, há airbags frontais, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alerta de saída de faixa, sensor de chuva e de luminosidade, alerta de colisão frontal, câmera de ré, controle de cruzeiro, trio elétrico, rodas de alumínio de 18 polegadas, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema MyLink com tela de oito polegadas, GPS e OnStar, luzes diurnas de LED, banco do motorista com ajustes elétricos, acabamento em couro premium perfurado, partida do motor pela chave, entre outros.
No acumulado deste ano, a S10 teve 10.568 unidades vendidas, atrás apenas da Hilux nas vendas do segmento.
Volkswagen Amarok
Prestes a ser reestilizada e receber um novo motor V6, a Volkswagen Amarok segue sendo vendida no Brasil desde 2010 sem grandes mudanças. A picape é equipada com um motor 2.0 litros biturbo a diesel que rende 180 cv, a 4.000 rpm, e 42,8 kgfm, a 1.750 rpm, com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades e tração nas quatro rodas. Há ainda um 2.0 litros turbodiesel, de 140 cv e 34,7 kgfm, sempre com caixa manual.
A Amarok é vendida nas versões S, SE, Trendline, Highline, Trendline Série Dark Label e Highline Série Ultimate, com carrocerias cabine simples (1.814 litros e capacidade de carga de 1.124 kg) e dupla (1.280 l e 1.026 kg), com preços entre R$ 116.990 e R$ 176.990.
A versão mais cara é equipada com airbags frontais, freios ABS off-road com EBD, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle automático de descida, sistema de som com tela sensível ao toque e Bluetooth, ar-condicionado digital de duas zonas, direção hidráulica, faróis bi xênon com luzes diurnas de LED, volante multifuncional em couro, faróis com acendimento automático, entre outros.
Nas vendas, a Amarok se posiciona como o quarto modelo mais emplacado do segmento, com 5.410 unidades no acumulado deste ano.
Ford Ranger
Assim como a S10, a Ford Ranger foi renovada há alguns meses, com direito a um novo visual, interior aprimorado e novos equipamentos herdados dos carros de passeio da marca. O forte do modelo é justamente a lista de itens de série, sendo que a versão Limited topo de linha é dotada de sete airbags, sistema multimídia SYNC com tela sensível ao toque, comandos por voz e navegador GPS, aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com alerta de colisão, rodas aro 18, farol alto automático e banco do motorista com ajustes elétricos.
Há ainda ar-condicionado automático e digital de duas zonas, bancos em couro, console central com compartimento refrigerado, luz ambiente com sete opções de cores, volante multifuncional em couro, controles de estabilidade e tração, controle automático em descida, controle adaptativo de carga, Isofix, freios ABS com EBD, chave MyKey programável com funções de segurança, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.
O motor que equipa a Ford Ranger Limited é um 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros, com 200 cv e 47,9 kgfm, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4. Há ainda um 2.2 turbodiesel de quatro cilindros para a versão XLS, que rende 160 cv e 39,3 kgfm, com transmissão manual ou automática de seis velocidades e tração nas quatro rodas, além de um 2.5 litros flex para os modelos XLS, XLT e Limited, de 168 cv com gasolina e 173 cv com etanol, e torque de 24,5 kgfm e 25 kgfm, sempre com transmissão manual de cinco marchas e tração 4×2.
A Ranger está disponível apenas na configuração cabine dupla, com caçamba para 1.180 litros e capacidade de carga de 1.220 kg nos modelos flex, 1.104 kg nos com motor 2.2 litros e 1.009 kg com o 3.5 litros.
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O modelo da Ford é vendido por R$ 99.500, podendo alcançar os R$ 179.900 na versão mais cara. A picape é a terceira mais vendida do segmento, com 6.836 unidades no acumulado.
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Toyota Hilux
Uma das picapes (senão o mais delas) desejadas pelos consumidores, a Toyota Hilux se consagra como a mais vendida da categoria, com 17 mil unidades emplacadas no acumulado. A picape japonesa foi completamente renovada no final do ano passado e se sobressai pelo visual mais moderno, além do interior mais próximo a de um carro de passeio. Por aqui, o modelo é vendido nas carrocerias cabine simples, cabine e chassi e dupla, com motor 2.8 turbodiesel.
O propulsor do modelo é um quatro cilindros, que desenvolve 177 cavalos de potência, a 3.400 rpm, e torque de 42,8 kgfm nas versões cabine simples e chassi (1.600 a 2.400 rpm), e 45,9 kgfm nos modelos cabine dupla, com transmissão manual de seis marchas no primeiro caso e automática também de seis velocidades no segundo, sempre com tração 4×4. A capacidade de carga do modelo varia de 1.000 kg a 1.195 kg (as litragens das caçambas não foram especificados pela marca).
Nos itens de série, a Hilux SRX (topo de linha) conta com ar-condicionado, faróis com acendimento automático, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, volante ajustável em altura e profundidade, acabamento interno em couro, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, GPS, DVD e TV digital, câmera de ré, partida do motor e destravamento das portas sem chave, volante multifuncional, luzes diurnas de LED, sete airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, de reboque e de descida, Isofix, freios ABS com EBD, entre outros.
A versão mais em conta da Hilux sai por R$ 115.150, enquanto a topo de linha chega a R$ 188.550.
Mitsubishi L200 Triton
A L200 Triton já sente os sinais da idade. A atual geração do modelo foi lançada há 10 anos e vai ser uma sucessora que conviverá junto com o modelo atual. No entanto, o utilitário consegue se destacar pela ampla gama de versões, com direito aos modelos GLX (diesel com câmbio manual), HPE (flex manual e diesel manual ou automática), Outdoor (flex manual e diesel manual ou automática), Savana (diesel manual ou automática) e GL (diesel manual), este último apenas para frotistas.
A Mitsubishi vende a picape com preços entre R$ 91.990 e R$ 149.990. O modelo topo de linha é equipado com airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste de altura manual, bancos revestidos em couro, direção hidráulica, controle de cruzeiro, trio elétrico, volante ajustável em altura e com comandos do sistema de som e piloto automático e sistema multimídia com tela sensível ao toque, DVD player e GPS.
O motor flex do modelo é um 2.4 litros de quatro cilindros, que rende 138 cv com gasolina e 142 cv com etanol, a 5.000 rpm, e torque de 21 kgfm e 22 kgfm, a 4.000 rpm, com transmissão manual de cinco marchas e tração 4×2 traseira. Já o turbodiesel é um 3.2 litros de quatro cilindros, com 180 cv, a 3.500 rpm, e 38 kgfm, a 2.000 rpm, acoplado a um câmbio manual ou automático, ambos de cinco velocidades, e tração 4×4. A caçamba tem 788 litros e capacidade de carga para 1.010 kg.
Quanto as vendas, a Triton foi o penúltimo modelo mais emplacado do segmento, atrás apenas da Nissan Frontier, com 4.570 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano.
Nissan Frontier
Assim como a L200 Triton, a Frontier também está prestes a ser substituída por uma nova geração, prevista para 2017 ou 2018. Mesmo assim, o modelo da Nissan tem preços relativamente elevados em relação aos valores cobrados pelas concorrentes mais modernas. A versão mais barata do utilitário não sai por menos de R$ 118.390, enquanto a topo de linha custa R$ 153.990.
O motor que equipa a Nissan Frontier é um 2.5 litros turbodiesel, capaz de gerar 190 cv, a 3.600 rpm, e 45,8 kgfm, a 2.000 rpm, associado a uma transmissão manual de seis marchas (no caso da versão S) ou automático de cinco velocidades (versões SV Attack e SL), sempre com tração 4×4. A caçamba do modelo tem capacidade para 1.012 litros e capacidade de carga para 1.030 kg.
Nos itens de série, a versão SL topo de linha conta com airbags frontais, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital dual-zone automático, acabamento interno em couro, chave presencial, volante multifuncional, controle de cruzeiro, computador de bordo, trio elétrico, faróis de neblina, sistema multimídia com tela de 6,2 polegadas e navegador GPS integrado, câmera de ré, entre outros.
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A Frontier se posiciona na lanterninha nas vendas do segmento, com 2.010 unidades vendidas de janeiro a junho de 2016.
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Picape Grande
RAM 2500
Deixamos a “cereja do bolo” por último. A RAM 2500 nada mais é que a maior picape à venda no mercado brasileiro (desconsiderando os modelos personalizados), tanto é que o motorista precisa de carteira de habilitação tipo C para conduzir uma. O modelo está disponível no Brasil em versão única, a Lamiere, que custa R$ 259.900.
A picapona é equipada com um motor 6.7 litros Cummins turbodiesel, de seis cilindros e 24 válvulas, capaz de gerar 330 cavalos de potência, a 2.800 rpm, e 104 kgfm de torque, a 1.600 rpm, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas e tração 4×4. O modelo tem capacidade de carga de 1.030 kg e de reboque de 7,7 toneladas.
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Entre os equipamentos, há sistema Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, navegador GPS e câmera de ré, bancos em couro, compartimento Rambox nas laterais, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, janela do vidro traseiro com acionamento elétrico, sistema de som Alpine com nove alto-falantes, banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático e digital de duas zonas, volante multifuncional aquecido, seis airbags, controles de estabilidade e tração, entre outros.
O grande problema é que pela lei é considerada na categoria caminhões, passando a ter as mesmas regras.
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