Picapes compactas/médias
Fiat Toro
A Fiat Toro é, sem dúvidas, o grande destaque entre as picapes. O modelo foi lançado neste ano e já ocupa o pódio, com o 4º lugar e 15.743 unidades vendidas. Trata-se da “versão com caçamba” do crossover Renegade. O utilitário segue a mesma linha do modelo da Jeep, com direito a um interior de carro de passeio e ampla caçamba, capaz de levar 820 litros, com capacidade de carga de 1.000 kg no modelo com motor turbodiesel e 650 kg na variante flex.
Na gama de versões, há a Freedom e a Volcano, sendo a primeira com motor 1.8 litro flex com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2 e 2.0 turbodiesel, com transmissão manual de seis velocidades e tração 4×2 ou 4×4, enquanto a segunda usa apenas o bloco a diesel, com câmbio automático de nove velocidades e tração nas quatro rodas.
O motor flex consegue gerar 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol e torque de 18,8 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente. Já o turbodiesel rende 170 cv e 35,7 kgfm.
Entre os itens de série, a picape Toro Volcano oferece controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema multimídia Uconnect Touch NAV com tela sensível ao toque, navegador GPS e Bluetooth, console central com porta-objetos refrigerado, câmera de ré, direção elétrica, faróis com luzes diurnas de LED, faróis de neblina direcionais, assistente de partida em rampas, controle de descidas, lanternas traseiras de LED, painel de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, retrovisores elétricos com rebatimento elétrico e memória, rodas de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, entre outros.
Como opcional, a Toro mais cara conta com teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, sensor de pressão dos pneus, bancos revestidos em couro, capota marítima, sensor de chuva e de luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico, partida remota pela chave e volante com aletas para trocas de marcha.
A Fiat Toro parte de R$ 79.240 e chega a R$ 120.670, podendo alcançar os R$ 135.739 com todos os opcionais.
Renault Duster Oroch
Primeira picape do segmento de compactas/médias, a Duster Oroch nada mais é que um Duster com caçamba e segue a mesma linha da Toro. A fabricante francesa vende o veículo com preço inicial de R$ 66.080, alcançando os R$ 76.580 na configuração mais cara.
A picape Renault Duster Oroch está disponível nas versões Expression e Dynamique, sendo a primeira apenas com o motor 1.6 e a segunda com o 1.6 e também o 2.0 litros. O propulsor menor rende 110 cv com gasolina e 115 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,1 kgfm e 15,9 kgfm, a 3.750 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Já o maior entrega 143 cv e 148 cv, a 5.750 rpm, e 20,2 kgfm e 20,9 kgfm, a 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automática de quatro relações.
Com ambos os motores, a Oroch conta com uma caçamba com capacidade para 683 litros e capacidade de carga de até 650 kg.
A versão mais cara do modelo é equipada com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, controle de cruzeiro, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido em couro e com ajuste de altura, rodas de liga-leve aro 16, sistema multimídia Media Nav Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas e navegador GPS, comandos de áudio e telefone na coluna de direção, airbags frontais, alarme, faróis de neblina, freios ABS com EBD, entre outros.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Nas vendas, a picape Duster Oroch foi o sétimo utilitário mais vendido no acumulado deste ano, com 6,5 mil emplacamentos.
Continua na próxima página