Chegamos à última enquete para saber quais foram o melhor e o pior lançamento de 2009 ou, como colocamos no título, a melhor e a pior novidade do setor. Agora juntamos os vencedores das quatro categorias – lançamento latino-americano, reestilização, importado até R$ 100 mil e importado acima desse valor.
Talvez não seja a forma ideal, mas produziu números curiosos como ver o Agile como pior lançamento e 2º colocado entre os melhores – daí se vê como é grande a polêmica a seu respeito.
E aqui cabe uma observação e um pedido de desculpas. Acabamos incluindo o Fusion como lançamento regional sendo que ele deveria estar entre as reestilizações. Ato falho apontado pelo leitor Sérgio, decidimos não promover novas enquetes porque seria um tanto enfadonho. A solução paliativa foi incluir o Fusion nessa enquete final e também Agile e Fox – o Chevrolet ficou em 2º lugar na eleição em que o Ford levou e o Volks venceu a enquete em que o Fusion deveria ter participado. Portanto, os três entram e agora podemos apontar quem merece ser o melhor do ano segundo vocês.
Então, vamos à elas. Aproveito para desejar um Feliz Ano Novo aos leitores que nos acompanharam em 2009.
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O Fusion realmente se destaca pelo porte e pelo motor, principalmente na versão V6, com um preço abaixo dos R$ 100.000,00. Não que seja barato, mas me parece ser um carro honesto.
O Agile realmente frustrou, principalmente quem esperava algo com a harmonia de design do GPix.
Na 1ª enquete sobre os melhores e os piores, eu vi que o Chery Tiggo ficou como o pior. Entretanto, o carro tem um design interessante, preço competitivo, porte… Acho que o que pesou na votação foi o fato do mesmo ser um veículo chinês, acredito que o preconceito tenha influenciado na opinião dos que votaram.
O Eos tem o problema de ser caro, ter design do Golf antigo (na Europa) e ter chegado aqui muito tarde.
Melhor: Fusion Pior: Agile
Fala mal do Agile quem não tem um, ele é um ótimo carro, ótimo custo benefício, ótimo espaço interno, e o que falam do desenho dele é desmentido nas ruas, onde as pessoas admiram o carro.
@Pirata
Esse negócio de não poder falar mal ou não poder fazer uma crítica construtiva sobre algo, e dizer que é porque a pessoa não pode comprar, é falta de educação e bom senso. Primeiro porque o interlocutor não sabe da condição financeira da pessoa, segundo porque não respeita a opinião alheia. Cada um gosta ou desgosta daquilo que tem conhecimento e daquilo que lhe convém e eu modestamente entendo um pouco sobre carros. Se eu acho um Agile um carro ruim e ele vende muito, azar de quem o compra, eu não o compraria só porque todo mundo compra, tem opções melhores no mercado.
Só para constar, meu carro é uma BMW M3 2009. Isso porque aqui em Salvador não há revenda da Porsche, caso contrário seria um 911 Carrera 4S ou um 911 GT3.
Ricardo Meier, colaboradores do blog e leitores que contribuem com opiniões e críticas.
Quero deixar aqui registrado meus votos de Feliz 2010, com muita saúde, muita paz e muita prosperidade. Pra vcs e suas famílias!
Acompanho diariamente o blog e é um trabalho honesto, bem atualizado e de bastante qualidade. Diferente de muitas montadoras e do governo brasileiro. Espero que 2010 seja marco de mudanças de paradigmas, não só na indústria automotiva como também na política do Brasil, que é um país maravilhoso e tem tudo pra estar em pé de igualdade com "mercados desenvolvidos", basta o brasileiro acreditar e cada um fazer sua parte.
Um abraço,
Fecho com o Rodrigo.
Ótimo Blog, divulgo-o onde posso. Belo trabalho Ricardo.
Ótimo ano a todos…
Ricardo,
Parabéns a você por ter uma BMW M3!
Mas, se você está comparando o Agile ao BMW M3 significa que você possui um carro excelente, mas não entende nada de carros.
@PIrata
Eu não estou comparando uma M3 a um Agile, apenas não achei legal o seu comentário no que diz respeito que quem critica o Agile é porque não tem um. Embora você não tenha escrito, subentendi, que isso se referia a condições financeiras. Posso ter me enganado.
Não raro, vejo comentários desse tipo. "Fulano critica porque não tem dinheiro para comprar um"; Sicrano fala mal do Brasil, então porque não se muda para o exterior ?"… e por aí, vai.
Se essa não foi sua intenção, desculpe.
Se você acha que eu não entendo nada de carros (eu não comparei uma M3 a um Agile), tudo bem é um direito seu, mas só para não fugir do assunto, você comentou do ótimo custo benefício do Agile, dentro da própria linha GM tem o Corsa que é melhor que o Agile. O Corsa tem plataforma mais moderna (a do Agile é derivada do Corsa de 1994), tem subchassi dianteiro que ajuda na absorção de impactos (o Agile não tem), tem melhor comportamento dinâmico e ainda é mais barato possuindo os mesmos itens.
Não por condições financeiras, mas por não ter experimentado um. O que mais vejo em blogs é que todos os carros são ruim ou feios, inclusive eu mesmo já critiquei o Agile.
No segmento do Agile só existe o Sandero, um carro que tem vantagens e desvantagens. O Corsa é um carro antigo, e muito menor do que o Agile, em breve sairá de linha. Quanto a plataforma, isto é relativo, mesmo sendo antiga não significa que seja ruim, basta observar o espaço interno e o comportamento dinâmico do carro, ou se observamos a idade dos motores da GM, mesmo sendo projetos antigos as vezes são melhores do que a concorrência, tal como é o caso do motor 1.4, o melhor da categoria.
O que muita gente não enxerga, quer no Agile ou no Sandero, é a iniciativa de se vender carros maiores por preços menores. Isto deveria ser incentivado. Nós brasileiros achamos ótimo pagar 50.000 num Fit, sequer achamos estranho.
De qualquer maneira, peço desculpas você pela forma como respondi seu post,
Abraços e feliz ano novo
Os números das vendas desmentem essa enquete.
Só pra constar, meu carro é um Corolla 2009, logo não tenho partido dos concorrentes da enquete.
@Pirata
Mal entendidos resolvidos, estamos todos na paz.
Realmente o fato de uma plataforma ser antiga não significa que ela seja ruim, mas lembremos que com o avanço tecnológico, as plataformas tornam-se mais rígidas contra torções e resistentes contra impactos, além claro de influenciar no comportamento dinâmico do carro. O Corsa é um carro antigo, porém apenas no visual, a plataforma dele é mais nova e melhor elaborada que a do Agile, tanto que a do Agile não possui o subchassi dianteiro e o Corsa possui.
Realmente a idéia de vender carros maiores por preços menores é louvável, o problema é que os carros estão crescendo para cima. Agile e Fox tem espaços amplos principalmente pela altura do teto em relação ao piso do carro, o dono e os passageiros desses carros ganham em espaço, principalmente espaço vertical, porém a dirigibilidade fica aquém do ideal. Dirigir um carro desse (que parece uma minivan) em uma serra ou uma estrada sinuosa chega a assustar em certos momentos e não precisa nem estar acima do limite de velocidade para se comprovar. Pode questionar quem já dirigiu um desses dois modelos nessas condições.
O exemplo do Fit é emblemático com relação ao preço, muita gente criticou o preço, aqui nesse blog principalmente, entretanto o carro também vende bem; o City é mais caro ainda que o Fit e também vende bem. Qual a conclusão que se tira ? Que as pessoas preferem pagar caro (quase o preço de um sedã médio) em um carro menor, apenas pelo visual ou porque é novidade. Quanto a isso infelizmente não há o que fazer.
Espero que em 2010 seja mais um ano de boas discussões aqui no blog.
Um abraço !
@Ricardo Júnior
O exemplo "emblemático" do Fit, em minha opinião, chama-se: HONDA. A marca conseguiu adquirir e consegue manter uma reputação de que é superior às suas concorrentes; concorrentes essas que em outros países são vistas como iguais (ou às vezes superiores) à Honda. Talvez isso se deva ao fato de a Honda (ainda) não ter entrado no mercado de carros "populares", que aqui no Brasil praticamente é uma sentença de carros anacrônicos e pouco equipados. Ou talvez seja o fato de sua entrada no país ter se dado de maneira mais cuidadosa que outras marcas orientais (Suzuki, Subaru, Coreanas) e não ter deixado nenhuma "mágoa" no consumidor brasileiro durante o primeiro "boom" de novas entrantes.
Seja, como for, não estou dizendo que os carros da Honda são ruins ou piores que os demais, pelo contrário, acho que seu portfólio é recheado de bons (e caros) produtos, porém, não enxergo a qualidade que leva muitos brasileiros a pagarem esse sobre preço injustificável, inaceitável e, porque não dizer, revoltante.
Não me conformo com um cidadão que paga mais de R$80 mil em um Civic EXL (mesmo valor de um Fusion 2.5) ou que paga cerca de R$ 70 mil em um City top (mesmo valor de um Focus Ghia), mas compreendo, pois trata-se de confiança excessiva em uma suposta "engenharia superior", além é claro, do fator "imagem" que o brasileiro valoriza muito (ter um Honda Fit dá mais status que possuir um Nissan Livina ou um Kia Soul, por exemplo).
É por isso que Fit, City e Civic são produtos caros, que possuem relação custo/benefício desfavorável, mas que são líderes em suas categorias.
Cristiano,
Concordo plenamente, nada justifica alguém pagar 50k num Fit básico, ou pior, 70k num Fit completo.
@Cristiano
É verdade.
Aqui no México o Fit LX vem praticamente completo, com motor 1.5 e custa R$21 mil e vem do Brasil. E aqui ele concorre com Toyota Yaris, Chevrolet Aveo, Fiat Punto, Suzuki Swift, Nissan Tiida Sedan, Ford Fiesta e outros carros da faixa de 180 mil Pesos. A Honda é uma ótima marca e desperta confiança em seus consumidores, mas quando falo que no Brasil é considerada marca de "grife" o pessoal dá risada, afinal foi a Honda, com seus veículos BARATOS e bem construidos (junto de Nissan, Toyota e Mazda), que desbancaram as gigantes americanas GM, Ford, Chrysler e Dodge.
Comprei um CHERY TOGGO no dia 29/12/09, e o carro é maravilhoso, isso sem contar com o preço convidativo e os itens de série, que se fosse num veículo nacional custaria muito mais caro.
A CHERY veio para tomar o mercado!!
Eu acharia prudente aguardar um pouco mais do que 4 dias ou alguns poucos Km para se louvar uma marca um tanto "nebulosa" ainda por aqui. Não sou preconceituoso com novas marcas, muito pelo contrário, costumo privilegiá-las e elogiá-las para estimular mais e mais a concorrência no nosso mercado, mas sou bastante receioso com carros chineses, principalmente de marcas que não foram ainda bem "exploradas e testadas" por aqui, ou principalmente na Europa.
Em itens de segurança, conforto e desempenho o Honda Civic, perde feio para o Focus, e desempenho perde até para o Astra, que possui motor de Monza.
Tenho visto todos os tipos de opnião sobre o Agile. De fato o carro tem preço interessante (visto o mercado nacional) quando se trata de pacote de itens, mas o que realmente depõe contra o carro é principalmente a qualidade dos materiais usados. O que, inclusive, parece que tem sido constante nos produtos da GM. Eu estava bastante inclinado a comprar um Agile, inclusive fui a uma concessionaria da GM da minha cidade, mas chegando lá o carro disponível para test drive estava destruído, pois um provavel comprador, que havia feito o test drive, capotou o carro, demonstrando um problema que já havia sido apontado por publicações especializadas: muita altura prejudicando a estabilidade. No final das contas acabei comprando um Fox, que apesar de não ser recheado de opcionais, como o Agile, tem acabamento indiscutivelmente melhor, fator que influencia muito na compra de um carro novo, pois ão é possível comprar um carro zero mal acabado.