A gravidade do recall do pedal do acelerador da Toyota é tamanha que até mesmo veículos de outras montadoras foram afetados. Primeiro foi a Ford que anunciou qua van Transit feita na China precisará passar pela mesma verificação dos carros japoneses isso porque ela utiliza uma peça fornecida pela empresa CTS, a mesma usada pela Toyota. E agora a PSA também admitiu que fará um recall em cerca de 100 mil carros produzidos na República Tcheca.
De lá saem o Peugeot 107, o Citroën C1 e o Toyota Aygo, todos eles baseados na mesma plataforma, ou seja, usam os mesmos componentes, inclusive o pedal problemático.
A Toyota europeia chamou 1,8 milhão de carros para reparo: Auris, Avensis, Corolla, iQ, RAV4, Verso, Yaris e o Aygo. Curiosamente, nenhum Lexus entrou foi chamado.
Conforme divulgado pela imprensa em data de hoje, A Ford e sua parceira chinesa na produção da Transit, após avaliarem o componente utilizado e fornecido pela CTS, verificou-se tratar de produto que não apresenta os defeitos ocorridos nos Toyotas e Cia. E que em data de ontem, já haviam recomeçado a montagem de novos veículos.