Depois de dez anos no setor, hoje cobri uma coletiva diferente. Estou escrevendo aqui do Palácio do Planalto, em Brasília. A PSA Peugeot Citroën teve uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para expor os planos de ampliação da fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.
Isso em meio à demissão do Ministro dos Esportes Orlando Silva. Ficamos esperando um bom tempo pelo fim da reunião e Dilma acabou não participando da coletiva por ter de definir a situação do Ministro (que deu uma coletiva aqui ao lado a pouco).
Mas, voltando ao campo econômico, o presidente da PSA na América Latina, o português Carlos Gomes explicou o plano do grupo francês. Nada menos que dobrar a produção em Porto Real, de 150 mil para 300 mil unidades por ano até 2015. Já em 2012 a capacidade subirá e isso inclui também a produção de motores que chegarão a 400 mil unidades por ano.
Notícia ótima, claro, ainda mais que inclui oito novos modelos na região – a Argentina está na conta. Perguntei a Gomes se a Peugeot será a principal beneficiada com o investimento já que sua linha está defasada. Ele confirmou e afirmou que a “linha da Peugeot é a mais atrasada”, mas quis dizer que o portfólio está mais desatualizado.
Tentei tirar dele alguma afirmação sobre os modelos mas o executivo saiu-se com essa: “faremos os modelos que o consumidor quer”. Sim, ele não falou mas está claro que são compactos os principais produtos, o 208, da Peugeot (e sua família) e o C3 renovado, entre outros.
Segundo uma pessoa da marca ouvida em off, “não existe subcompacto barato nos planos”, em relação a um possível concorrente do up! e do Fiat que será feito em Pernambuco.
Que sejam modelos mais atualizados e mais baratos para variar.
Com o mercado "devidamente" protegido dos "invasores" chineses e coreanos, vamos ver o que vai acontecer.
Por conta da confusão criada no mercado pelo malfadado decreto do IPI, até a poeira assentar muita água ainda vai rolar.
TOMARA que, no final das contas, quem saia ganhando seja o espoliado consumidor brasileiro.
Investindo em novos modelos e praticando preços honestos que seja bem vinda as melhorias da empresa.
Indignado, duvido que o espoliado consumidor brasileiro saia ganhando no final.
Otima noticia para o Governo!!! Agora precisamos de uma otima noticia para o consumidor!!!
ufa! 2 marcas a menos querendo produzir modelos low-cost. E acho que está certíssimo, pois um 208 tem muito mais valor agregado que um Mille. Se o ponto fraco das marcas da PSA são o número de concessionárias diante de uma VW ou Fiat, pra que querer tanto volume de vendas com carrinhos mixurucas se dá pra vender compactos "premium"?
Eu sou um carro novo! Eu sou um caro nooovo!!
http://www.youtube.com/watch?v=Dyr7YrMEyW8