Ao contrário da GM e da Volkswagen, a Fiat não se preocupa em manter os protótipos dos seus novos projetos reclusos em instalações fechadas. Por isso, basta uma novidade surgir para ser flagrada várias vezes, sobretudo nas redondezas da fábrica, em Betim, MG. As imagens que você vê aqui foram feitas pelo leitor André, de Muriaé, na BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Elas mostram o projeto 327, o compacto que supostamente pode vir a aposentar o Uno num futuro relativamente distante.
Sim, o Uno, como adiantamos, não será aposentado agora. Como dizem os executivos, quem coloca um ponto final na vida de um carro é o mercado. Enquanto o Uno vender mais de 10 mil unidades por mês não há razão para tirá-lo de linha. E os argumentos de que o carro não atenderá a legislação futura que exige airbags de série, por exemplo, não cola. A Fiat vende o Mille com airbag para frotistas, informação pouco divulgada no meio.
Mas, então, o que é o 327? Como as fotos mostram, trata-se de um compacto que, sim, usa parte do Panda, mas que possui paineis externos exclusivos, ou seja, seu desenho pouco lembrará seu parente italiano. Ele é alto, basta reparar na foto em que está ao lado de um Siena e de um Golf da geração 3, e traz até rack no teto o que nos faz concluir que o 327 – o nome ainda não está definido – será uma espécie de carro jovem, com design meio crossover, mas com preço entre o Mille e o Palio.
Basta raciocinar um pouco para chegar à essa conclusão. O Uno continua em linha, um projeto novo não tem condições de custar barato porque tem todo um investimento para ser pago e, finalmente, para que a Fiat criaria um terceiro compacto na sua linha se ele não buscar outro tipo de cliente?
Os disfarces ainda estão muito pesados, mas a foto da frente revela uma forma que lembra o novo DNA da marca, presente no 500 e no Punto Evo, com três entradas de ar distribuídas nas vertical.
É certo que o projeto 327 chegará em 2010 ao mercado, mas a data ainda está indefinida. Por enquanto, o mais provável é que ele seja lançado ainda no 1º trimestre e se tornará uma arma valiosa para a Fiat manter a liderança.