Depois de muita expectativa, a Volkswagen apresentou nesta terça-feira, 1, as primeiras imagens oficias da picape média Amarok. Segundo o Argentina Auto Blog, trata-se da versão a ser vendida na Europa, levemente diferente da sul-americana.
A Amarok terá apenas cabine dupla no primeiro ano, além de motores turbodiesel. Uma versão cabine simples estreará no 1º trimestre de 2011. Veja fotos clicando abaixo.
O visual pouco mudou em relação ao conceito SAR, mostrado no Salão do Automóvel em 2008: há uma moldura cromada na grade do para-choque e itens típicos de picapes como estribos e caçamba com santantônio cromado.
Por dentro é que há mais novidades, claro. O interior lembra os modelos da Volkswagen da geração anterior, como o Golf V e o Polo. O câmbio manual é de seis marchas e o acionamento das opções de tração fica na lateral esquerda do console central. O ar-condicionado é automático e de duas zonas, porém, o marcador é analógico. Reparem que a Amarok traz freio de estacionamento manual em vez do tradicional pedal à esquerda.
A Volks lançará Amarok com motor turbodiesel de 163 cv e 40,8 kgfm de torque e câmbio manual de seis marchas. Ainda em 2010 chegará uma versão mais econômica desse motor, com 122 cv e 34,7 kgfm de torque. Uma transmissão automática é esperada também como o motor a gasolina.
A tração pode variar dos tradicionais 4×4, 4×2, reduzida a integral 4Motion, conhecida de outros modelos. As rodas são aro 17 e alumínio.
Quer saber se a caçamba da Amarok é grande? Pois é, sim. Suas dimensões e capacidade de carga superam a da rival Hilux: 1 555 mm de comprimento, 1 620 mm de largura e 525 mm de altura contra 1 520 mm, 1 515 mm e 450 mm, respectivamente. A Amarok leva 1 150 kg contra cerca de 1 050 da Toyota. Mas claro que vai ser difícil ver algum peso sendo carregado nessas picapes luxuosas e com status de automóvel…