Se não estou enganado, é a primeira vez que o Ford Focus assume a liderança nas vendas entre os hatches médios. O modelo conseguiu quebrar esse tabu agora em junho ao vender quase 3 mil unidades enquanto o Hyundai penou para emplacar 1.452 exemplares. Com isso, no acumulado do ano, o Focus já tem 10.474 unidades vendidas contra 9.724 do i30.
A Ford agora lança a linha 2013 do Focus, provavelmente a última antes da mudança para a geração III, que será apresentada no Salão do Automóvel. Apesar de ter chegado tarde (quatro anos depois do lançamento na Europa), o Focus II tem uma carreira mais bem sucedida que o Focus I, cujo design encantava muita gente na mesma proporção que torcia narizes por aí. O Focus III pode superá-los nesse aspecto. Vi o carro no Salão de Paris em 2010 e é impressionante por dentro. O design externo vai causar um pouco de polêmica, é verdade.
O grande problema mesmo é encarar o novo i30 que, ao que tudo indica, chega antes dele. Tive oportunidade de conhecê-lo no Salão de Frankfurt no ano passado é também fiquei bastante empolgado, embora siga quase que à risca os preceitos do design da Hyundai atual, ou seja, não tem grandes novidades em relação a um Elantra ou Sonata.
Tenho a impressão que os dois continuarão a se degladiar pelo primeiro lugar com o Cruze hatch em terceiro – carro que gostei de dirigir. A não ser que a Volkswagen resolva o quebra-cabeça do sucessor do Golf 4,5, acho que só vai sobrar migalha para outros concorrentes.
A manchete parece ter sido escrita pela concorrência. Dizer que o líder está prestes a mudar é uma tentativa patética de esfriar as vendas.