O futuro da mobilidade está um passo mais próximo: a produção em série do primeiro Porsche puramente elétrico está prevista para começar no ano que vem. Em preparação, o veículo acaba de receber seu nome oficial: o estudo conceitual “Mission E” – nome usado até agora para descrever a proposta completamente elétrica, será conhecido como o Taycan. O nome pode ser traduzido aproximadamente como “jovem cavalo vivaz“, referindo-se à imagem no coração do escudo da Porsche, que traz a figura de um cavalo de salto desde 1952. O nome oriental também marca o lançamento do primeiro carro esportivo elétrico com a alma de um Porsche.
Dois motores síncronos permanentemente acionados com potência de sistema acima de 600 hp aceleram o carro esportivo elétrico até 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até 200 km/h em menos de 12 segundos. Esse desempenho soma-se a um nível de energia contínuo inédito entre veículos elétricos: múltiplas arrancadas seguidas são possíveis sem perda de desempenho e o alcance máximo do veículo é acima de 500 km, segundo as normas NEDC.
Na Porsche, os nomes dos veículos têm, geralmente, uma ligação concreta com o modelo correspondente e suas características: o nome Boxster descreve a combinação de um motor boxer com o design roadster; Cayenne denota fogosidade, o Cayman é incisivo e ágil e o Panamera oferece mais do que um Gran Turismo padrão, que é o que possibilitou que vencesse a corrida de longa distância Carrera Panamericana. O nome Macan é derivado da palavra indonésia para tigre, com conotações de superioridade, poder, fascinação e dinamismo.
A Porsche planeja investir mais de seis bilhões de euros em eletromobilidade até 2022, dobrando os gastos que a empresa havia planejado originalmente. Dos três bilhões de euros adicionais, cerca de 500 milhões serão usados para o desenvolvimento de versões e derivados do “Taycan”, cerca de um bilhão de euros para eletrificação e hibridização da linha de produtos já existente, várias centenas de milhões na expansão das instalações de produção, além de cerca de 700 milhões destinados a novas tecnologias, infraestrutura para carregamento de baterias e mobilidade inteligente.
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Na sede da Porsche em Zuffenhausen, uma nova área de pintura, uma área de montagem específica para o Taycan e um transportador aéreo de esteira para transportar as carrocerias pintadas e conjuntos mecânicos para a montagem final estão sendo construídos neste momento. A fábrica de motores existente está sendo expandida para fabricar trens de força elétricos e a área das carrocerias também será ampliada. Também há investimentos previstos para o Centro de Desenvolvimento de Weissach. A produção do Taycan está criando cerca de 1.200 novas vagas somente em Zuffenhausen.
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