A primeira geração do Porsche Panamera, que chegou em 2009, causou estranhezas por ser o primeiro cupê de quatro portas da marca e, além disso, pelo visual tanto quanto insosso. Com o passar do tempo o modelo foi sendo bem aceito pelo público, mas o design seguia sendo um dos seus pontos fracos, e o BlogAuto avaliou aqui.. No entanto, a segunda versão do modelo quer mudar isso. O novo carro foi anunciado recentemente pela marca e surpreende pelo visual mais esportivo, afora o interior tecnológico.
O novo Panamera, de acordo com a própria Porsche, segue a linguagem de design do 911. O destaque vai para a nova traseira, que está mais baixa em 20 mm e traz lanternas afiladas, interligadas através de um filete e por um friso em preto piano com o nome da montadora ao centro. A dianteira do modelo está mais agressiva e conta com faróis de LED, que lembram os usados no 918 Spyder.
Além disso, o carro está maior. São 5.049 mm de comprimento (34 mm a mais), 1.937 mm de largura (6 mm) e 1.426 mm de altura (5 mm), com distância entre-eixos de 2.950 mm, o que representa um aumento de 30 mm. Apesar disso, o Porsche aparece ser mais baixo e mais longo, devido à altura reduzida na traseira do compartimento de passageiros, com 20 mm a menos. O espaço interno, porém, continua sendo suficiente para quatro ocupantes.
Por dentro, o Panamera 2017 também surpreende. A cabine do cupê de quatro portas é totalmente nova e traz comandos sensíveis ao toque, substituindo praticamente todos os botões físicos convencionais. O modelo dispõe do sistema de entretenimento PCM com uma enorme tela touchscreen de 12,3 polegadas, com funções online do Porsche Connect, Apple CarPlay, navegador GPS, entre outros. O painel de instrumentos do carro também é quase que todo digital, apenas com o conta-giros analógico no centro.
Na parte de trás, os passageiros podem controlar o ar-condicionado (de quatro zonas) e as funções de informação e entretenimento utilizando um sistema especial, oferecido como opcional. A lista de equipamentos inclui ainda sistema de som 3D da marca Burmester, bancos com massagem, teto panorâmico e iluminação ambiente. O automóvel tem porta-malas de 495 litros, podendo ser ampliado para 1.304 l com o rebatimento dos bancos traseiros.
Quanto a motorização, o novo Porsche Panamera usa novos propulsores 2.9 V6 e 4.0 V8, ambos com dois turbocompressores do tipo twin scroll instalados entre as bancadas de cilindro. Segundo a Porsche, este posicionamento torna os motores mais compactos, permite uma montagem mais baixa, gera efeito positivo no centro de gravidade do carro e produz uma resposta ao acelerador mais espontânea.
O Panamera Turbo fica com o propulsor mais potente, que rende 550 cv (30 cv a mais que o antigo), a 5.750 rpm, e 78,5 kgfm (aumento de 7 kgfm), entre 1.960 e 4.500 rpm. Este modelo vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, ou 3,6 s com o pacote Sport Chrono, e tem velocidade máxima de 306 km/h. O consumo médio é de 10,7 km/l, com emissões de CO2 de 212 g/km.
Já o Panamera 4S usa o V6, que entrega 440 cv (20 cv a mais), a 5.650 rpm, e 56 kgfm (3 kgfm a mais), entre 1.750 e 5.500 rpm, capaz de alcançar os 100 km/h em 4,4 s (4,2 s com o Sport Chorono) e velocidade máxima de 289 km/h. Quanto ao consumo, a versão entrega média de 12,3 km/l e emissões de CO2 de 184 g/km, sendo 10% mais econômico que o antigo.
Ambos os modelos usam o câmbio automatizado PDK de oito marchas e dupla embreagem.
A Porsche vai começar a vender o novo Panamera no Brasil no final deste ano, ainda sem preços divulgados. Lá fora, o carro estará disponível por US$ 98,3 mil (R$ 325 mil em conversão direta) na versão 4S e US$ 141,3 mil (R$ 467 mil) na topo de linha Turbo.