Embora os crossovers e SUVs estejam roubando vendas, principalmente, das peruas, a Porsche resolveu apostar no segmento a revelou o novo Panamera Sport Turismo. Como o próprio nome indica, o novo modelo é baseado na nova geração do cupê de quatro portas e traz como principal diferencial a traseira mais encorpada; além do porta-malas mais amplo. O novo Porsche Panamera Sport Turismo é a principal atração da marca no Salão de Genebra, até o dia 19 de março.
Quando comparado ao Panamera convencional, o Porsche Panamera Sport Turismo se diferencia a partir das portas traseiras. O modelo é praticamente idêntico ao conceito de mesmo nome apresentado pela fabricante no Salão de Paris de 2012. O teto apresenta um caimento mais suave, enquanto as janelas seguem um formato mais reto. Na traseira, o desenho é bastante semelhante ao do cupê, com lanternas espichadas e interligadas por um filete de LED.
Nas medidas, são 5.049 milímetros de comprimento; 1.428 mm de altura e 1.937 mm de largura; com distância entre-eixos de 2.950 mm.
A exemplo do cupê, a perua conta com um defletor aerodinâmico adaptativo. Ele é posicionado em três estágios, de acordo com a rodagem e a seleção dos modos de condução; e consegue gerar uma força vertical adiciona de até 50 quilos sobre o eixo traseiro.
A velocidades de até 170 km/h, o elemento aerodinâmico se mantém numa posição mais retraída, com ângulo negativo de sete graus; diminuindo o arrasto aerodinâmico. Já acima de 170 km/h, o item se movimenta automaticamente, com ângulo de grau positivo, aumentando a estabilidade e a dinâmica lateral. Nos modos Sport e Sport Plus, o defletor assume automaticamente a posição de performance em velocidades acima de 90 km/h. Além disso, ele proporciona assistência ativa adaptando o ângulo de inclinação do defletor de teto a até 26 graus positivos quando o teto solar panorâmico é aberto em velocidades acima de 90 km/h; reduzindo o ruído do vento.
No interior, o destaque fica por conta do banco traseiro com configuração 2+1, com dois assentos individuais e um central mais indicado para crianças. Como opcional, há a configuração de quatro lugares, com dois bancos individuais com ajustes elétricos na traseira. O porta-malas consegue levar até 520 litros, sendo 20 l maior que o do cupê de quatro portas; podendo chegar a 1.390 l com o banco traseiro rebatido.
O novo Porsche Panamera Sport Turismo estará disponível com um motor 2.9 V6 biturbo de 330 cv no modelo Panamera 4 e 440 cv no Panamera 4S; um 4.0 8V biturbo de 550 cv e um 4.0 V8 turbodiesel de 422 cv. Haverá também o modelo E-Hybrid, com o V6 de 330 cv e outro elétrico de 132 cv. Todos são dotados do câmbio PDK de oito marchas e dupla embreagem e sistema de tração integral ativo.
Na Europa, o novo modelo será vendido a partir do dia 7 de outubro; enquanto em outros mercados, o que inclui o Brasil, ele chegará no início de novembro.